Logo O POVO+
Guimarães: Discussão sobre filiação de Cid e aliados ao PT "não existe"
Foto de Carlos Mazza
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política

Carlos Mazza política

Guimarães: Discussão sobre filiação de Cid e aliados ao PT "não existe"

Segundo o deputado, fala de Camilo Santana sobre convite a Cid Gomes foi uma "gentileza"
 DEPUTADO José Guimarães 
é o líder do governo Lula (Foto: Samuel Setubal)
Foto: Samuel Setubal  DEPUTADO José Guimarães é o líder do governo Lula

Líder do governo Lula (PT) na Câmara dos Deputados, o deputado José Guimarães (PT) disse nesta sexta-feira, 17, que não “existe nenhuma discussão” na direção nacional do PT sobre uma possível filiação de Cid Gomes (PDT) ao Partido dos Trabalhadores.

A fala ocorre logo após o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), afirmar que recebeu pedido do presidente Lula (PT) para que ele fizesse um convite a Cid para a filiação. "Eu estive com o presidente Lula essa semana e ele me pediu para fazer o convite ao senador Cid, que as portas do partido estão abertas caso ele queira se filiar ao PT", disse Camilo.

Guimarães, no entanto, destaca que não existe hoje qualquer formalização neste sentido. “Não existe nenhuma discussão na direção nacional do PT sobre essa questão. A Executiva Nacional do PT não recebeu nenhum pedido de filiação do Ceará dos que estão deixando o PDT”, afirmou.

O deputado classifica ainda a fala de Camilo como uma "gentileza" do ministro com o senador. "Eu entendo que essa fala do Camilo é um gesto, uma gentileza, até porque os dois são muito aliados no Ceará e, enfim, têm trajetórias comuns no processo político do Ceará. Mas, objetivamente, não existe essa discussão na Executiva Nacional do PT", reafirma.

"O PT tem ritos e uma discussão dessa passa pela direção nacional", conclui o deputado. Outro integrante da bancada petista do Ceará, o deputado José Airton (PT), no entanto, vai por outro lado: Em entrevista à coluna, Airton classificou uma possível vinda do senador ao petismo como "boa para Cid e para o PT".

Foto do Carlos Mazza

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?