Logo O POVO+
Catorze deputados do PDT Ceará entram com ação para justificar desfiliação
Foto de Carlos Mazza
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política

Carlos Mazza política

Catorze deputados do PDT Ceará entram com ação para justificar desfiliação

Ação envolve deputados estaduais efetivos e suplentes e segue rito já adotado por Evandro Leitão
Grupo entrou com ações na Justiça Eleitoral para justificação de desfiliação (Foto: Aurelio Alves/O POVO)
Foto: Aurelio Alves/O POVO Grupo entrou com ações na Justiça Eleitoral para justificação de desfiliação

Catorze deputados estaduais do PDT Ceará, integrantes de grupo alinhado com Cid Gomes (PDT) no partido, apresentaram nesta quinta-feira, 14, à Justiça Eleitoral ação onde tentam justificar uma possível desfiliação da sigla. Ação envolve deputados efetivos e suplentes e segue rito adotado antes por Evandro Leitão (PDT) e já referendado pelo TRE-CE.

Ao todo, pedem reconhecimento da desfiliação com justa causa os deputados estaduais pedetistas Salmito Filho, Osmar Baquit, Romeu Aldigueri, Tin Gomes, Lia Gomes, Sérgio Aguiar, Oriel Nunes, Guilherme Landim, Marcos Sobreira e Jeová Mota, além dos suplentes Antônio Granja, Bruno Pedrosa, Guilherme Bismarck e Helaine Coelho.

A ação é assinada pelos advogados André Xerez, Hélio Parente, Luciana Carneiro, Paula Alencar, Leonardo Vasconcelos e Cássio Pacheco. No pedido, os deputados apontam "grave discriminação pessoal" e "mudança substancial do programa partidário" no PDT Ceará.

"Os autores desta ação enfrentam uma situação de verdadeira guerra política dentro do próprio partido. O epicentro desse embate é a gestão do atual presidente do Diretório Nacional do PDT, sr. André Figueiredo, cuja liderança resultou no fim da convivência pacífica e harmoniosa anteriormente existente no partido", diz o pedido dos deputados.

As ações também destacam cartas de anuência liberando as desfiliação aprovadas pelo diretório estadual do partido. "Os Autores desta ação foram alvos de uma perseguição implacável, orquestrada pelo sr. André Figueiredo e seus aliados, que abandonaram qualquer pretensão de aderência aos princípios programáticos do partido, entregando-se a uma gestão autocrática e egoísta focada em interesses pessoais", diz ainda.

Foto do Carlos Mazza

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?