Logo O POVO+
UFC aprova por aclamação Doutor Honoris Causa ao presidente Lula
Foto de Carlos Mazza
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política

Carlos Mazza política

UFC aprova por aclamação Doutor Honoris Causa ao presidente Lula

Conselho Universitário da UFC aprovou homenagens tanto ao presidente quanto ao ex-reitor Jesualdo Farias e à educadora Ruth Cavalcante
Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deve realizar reforma ministerial em 2024 (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deve realizar reforma ministerial em 2024

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Ceará (UFC) aprovou nesta sexta-feira, 15, por aclamação, o título de Doutor Honoris Causa ao presidente Lula (PT), em votação que concedeu uma série de outras homenagens pela instituição.

A cerimônia de entrega da homenagem deve acontecer em 2024, como parte da agenda de comemoração dos 70 anos da universidade. Lula já recebeu, ao todo, outros 36 títulos semelhantes de diversas instituições do Brasil e do mundo, incluindo as universidades de Coimbra (Portugal), de Salamanca (Espanha) e da Sciences Po (França).

A decisão da UFC levou em conta história de vida de Lula, inclusive por investimentos promovidos na instituição durante os governos do petista. Reunião do Conselho foi comandada pelo reitor Custódio Almeida, que também foi relator da homenagem a Lula.

De acordo com o Regimento Geral da UFC, o título de Doutor Honoris Causa é concedido a "eminentes personalidades, de projeção nacional ou internacional, estranhas aos quadros da UFC, que tenham contribuído, de modo notável, para o progresso das Ciências, Letras ou Artes ou da Cultura em geral e aos que tenham beneficiado de forma excepcional à humanidade ou ao país".

O título é concedido desde 1959 pela UFC, já tendo recebido a honraria personalidades como Juscelino Kubitschek (1959), Gilberto Freire (1975), Albert Sabin (1977), Dom Aloísio Lorscheider (1979), Jorge Amado (1981), Rachel de Queiroz (1981, Ariano Suassuna (2006), entre vários outros.

Além da distinção ao presidente, também foi aprovado o título de professor emérito ao ex-reitor Jesualdo Pereira Farias, assim como o título de Doutora Honoris Causa à educadora Ruth Cavalcante, presa durante a Ditadura Militar.

Foto do Carlos Mazza

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?