Logo O POVO+
Rede defende que Federação com Psol tenha candidato em Fortaleza
Foto de Carlos Mazza
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política

Carlos Mazza política

Rede defende que Federação com Psol tenha candidato em Fortaleza

Executiva Estadual da Rede defendeu que Federação com Psol tenha candidatura na disputa da Capital; Psol atualmente está dividido sobre a possibilidade
FORTALEZA, CEARÁ, 17-03-2023 : Fachada do Paço Municipal, no centro de Fortaleza. (Foto: Fernanda Barros/ O Povo) (Foto: FERNANDA BARROS)
Foto: FERNANDA BARROS FORTALEZA, CEARÁ, 17-03-2023 : Fachada do Paço Municipal, no centro de Fortaleza. (Foto: Fernanda Barros/ O Povo)

Em meio a divisões no Partido Socialismo e Liberdade (Psol) sobre uma possível candidatura à Prefeitura de Fortaleza em 2024, a Rede Sustentabilidade, hoje fechada em Federação com o Psol, aprovou nesta semana uma resolução defendendo a apresentação de uma pré-candidatura própria do grupo para a disputa na Capital.

“O sentido da pré-candidatura será pautar um programa de esquerda e ecossocialista para Fortaleza que enfrente os privilégios e defenda mais direitos para os trabalhadores e trabalhadoras, sem fechar portas para o diálogo com outras agremiações partidárias ou para uma possível unidade”, destaca a resolução.

Neste sentido, a Rede fixa o mês de março de 2024 para a realização de uma convenção municipal de olho em “deliberar sobre a tática eleitoral, candidaturas e o programa de governo”. Nota foi divulgada nesta quinta-feira, 21, e teve apoio de lideranças da sigla na Capital, como a ex-vereadora Toinha Rocha (Rede).

Debate interno

A orientação da Rede acaba representando uma “pressão” a mais sobre o Psol, hoje dividido sobre uma possível entrada na disputa de 2024. Enquanto o presidente local da sigla, Alexandre Uchôa, defende o debate sobre uma possível pré-candidatura da sigla, há setores do Psol que defendem o alinhamento com o PT na eleição do próximo ano.

Atualmente, uma das principais lideranças do partido no Ceará, Adelita Monteiro, é secretária da Juventude do governo Elmano de Freitas (PT). O partido, no entanto, reforça que a nomeação de Adelita não representa uma “indicação partidária” do Psol, mas sim uma questão pessoal entre a secretária e o governador.

Foto do Carlos Mazza

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?