Logo O POVO+
Guerra faz reitoria da UFC cancelar parceria com universidades de Israel
Foto de Carlos Mazza
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política

Carlos Mazza política

Guerra faz reitoria da UFC cancelar parceria com universidades de Israel

Reitoria comunicou a revogação de edital do 2º Innovation Challenge Brasil-Israel, realizado em parceria entre a instituição e universidades de Israel
Na UFC, redução orçamentária para 2024 deve ser de R$ 30 milhões (Foto: Aurelio Alves/O POVO)
Foto: Aurelio Alves/O POVO Na UFC, redução orçamentária para 2024 deve ser de R$ 30 milhões

A Universidade Federal do Ceará (UFC) informou nesta segunda-feira, 8, que revogou o edital do 2º Innovation Challenge Brasil-Israel, parceria entre a instituição e universidades de Israel para a promoção de inovação em desenvolvimento econômico e social. A decisão ocorre por conta da gravidade do conflito atualmente em andamento na região da Faixa de Gaza.

“Embora a atividade seja estritamente acadêmica e fruto de uma parceria de longa data, bem como a articulação para promovê-la tenha sido realizada antes da deflagração dos conflitos atuais, a Instituição admite que houve um erro de avaliação na manutenção do calendário, diante da conjuntura política na Faixa de Gaza”, justifica a UFC em nota.

“A UFC reconhece a gravidade do conflito, coloca-se firmemente contra a guerra e indigna-se com todas as perdas humanas e a destruição ocorridas. Também defende a garantia dos direitos humanos das populações atingidas naquela região. Por fim, lamenta profundamente a emergência de conflitos bélicos e seus impactos”, conclui a nota.

Segundo página da própria UFC, o evento é uma iniciativa realizada entre a instituição e a Ben-Gurion University (BGU) de Neguebe, em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (Uece), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), a Universidade de Fortaleza (Unifor), a Ruppin Academic Center (Ruppin), a Peres Academic Center (Peres) e a Sapir Academic College (Sapir) de Israel.

“O objetivo desse desafio é identificar oportunidades de inovação para um desenvolvimento econômico e social inclusivo em soluções aplicáveis tanto no Brasil, quanto em Israel, levando a maiores níveis de produtividade, inclusão, renda e à diminuição de desigualdades econômicas ou sociais regionais, de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, diz página da UFC sobre a iniciativa.

Foto do Carlos Mazza

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?