Logo O POVO+
No dia em que faria 98 anos, Paulo Freire é atacado no Brasil e aclamado no exterior
Foto de Carlos Mazza
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política

Carlos Mazza política

No dia em que faria 98 anos, Paulo Freire é atacado no Brasil e aclamado no exterior

Caso estivesse vivo, o educador faria 98 anos hoje
Foto de Paulo Freire e o então governador Tasso Jereissati durante a Feira do Livro do Ceará de 1996 (Foto: Alcides Freire, em 17/04/1996)
Foto: Alcides Freire, em 17/04/1996 Foto de Paulo Freire e o então governador Tasso Jereissati durante a Feira do Livro do Ceará de 1996

A Câmara Municipal de Fortaleza realiza às 19h desta quinta-feira, 19, a entrega da Medalha Paulo Freire, concedida a educadores de grande expressão na Capital. O evento ocorre em alusão ao aniversário de Freire, nascido em 19 de setembro de 1921 em Recife (PE) e patrono da educação brasileira. Caso estivesse vivo, o educador faria 98 anos hoje.

Hoje alvo de muitos ataques por setores conservadores do Brasil – inclusive do presidente Jair Bolsonaro (PSL) – Freire é amplamente reconhecido no exterior como o acadêmico de maior expressão do País. Em 2016, a obra “A Pedagogia do Oprimido” foi o único livro brasileiro listado entre os 100 títulos mais pedidos por universidades de língua inglesa do mundo.

Aclamação internacional

No Google Acadêmico, o brasileiro aparece como 3º autor mais citado em trabalhos da área de humanas no mundo. "Hoje é o aniversário de Paulo Freire, figura-chave no movimento de pedagogia crítica, que relaciona justiça social e educação”, destacou o instituto Edutopia, fundado em 1991 pelo cineasta George Lucas para o desenvolvimento de escolas americanas.

O peDocs, portal de publicações em pedagogia do Instituto Leibniz de Pesquisa Educacional de Frankfurt, também lembrou o aniversário do brasileiro, destacando que "sua teoria e prática são significativas até mesmo para os modelos atuais". Nesta quinta, o sindicato de trabalhadores da educação de Buenos Aires realizou jornada de debates em alusão à data.

Diversas outras entidades, como a companhia de publicações acadêmicas Palgrave Macmillan e a Education International – que reúne instituições de educação em 19 países – também destacaram o aniversário do educador.

Críticas em casa

Apesar da ampla adoção no Exterior, o legado de Paulo Freire é alvo hoje de intensos questionamentos no Brasil, chegando o presidente Jair Bolsonaro a questionar o status de Freire como patrono da educação brasileira. No cerne dos ataques, a defesa que ele fazia da formação crítica e política de camponeses e sua associação com o pensamento de esquerda.

“Nenhum país no mundo aplicou o método Paulo Freire em sua educação, só o Brasil o fez”, publicou nesta quinta-feira um dos filhos do presidente, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). "Hora do rango, sempre bato um quilão ou um rodízio. PF nunca, PF me lembra Paulo Freire #PauloFreireDaIndigestao", disse no Twitter o assessor especial da Presidência, Arthur Weintraub, irmão do ministro da Educação, Abraham Weintraub.

Em Fortaleza, receberão a Medalha Paulo Freire nesta quinta-feira, 19, a professora Lucidalva Bacelar, o deputado e ex-secretário da Educação do Ceará, Idilvan Alencar (PDT), e a secretária municipal da Educação, Dalila Saldanha.

Foto do Carlos Mazza

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?