Logo O POVO+
Deputados aprovam cessão do Lord Hotel para transferência da Câmara
Foto de Carlos Mazza
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política

Carlos Mazza política

Deputados aprovam cessão do Lord Hotel para transferência da Câmara

Ação é o mais expressivo passo para execução do antigo plano de transferência da Câmara Municipal de Fortaleza para o endereço, no Centro da Capital
Hotel Lord, no Centro da Cidade de Fortaleza, Hotel fica ao lado do Theatro José de Alencar. (Foto: Aurélio Alves/O POVO) (Foto: AURELIO ALVES)
Foto: AURELIO ALVES Hotel Lord, no Centro da Cidade de Fortaleza, Hotel fica ao lado do Theatro José de Alencar. (Foto: Aurélio Alves/O POVO)

A Assembleia Legislativa aprovou nesta quinta-feira, 21, mensagem do governador Camilo Santana (PT) que cede o edifício Philomeno, antigo Lord Hotel, para o município de Fortaleza. A ação é o mais expressivo passo para execução do antigo plano de transferência da Câmara Municipal de Fortaleza para o endereço, no Centro da Capital.

Pelo texto, o município fica autorizado a usar o prédio por pelo menos 25 anos. "A cessão reveste-se de notável interesse público, vez que propicia a requalificação urbana de um local importantíssimo do centro da cidade, além de oportunizar à população um melhor acesso aos serviços da Câmara Municipal, fortalecendo a participação democrática", diz a mensagem.

Confira galeria de imagens do antigo Lord Hotel:

Clique na imagem para abrir a galeria

O governador Camilo Santana destaca ainda a importância da transferência da sede da Câmara Municipal para a revitalização do Centro de Fortaleza, "estimulando a ocupação regular e sustentável da região, preservando o acesso aos serviços de transporte público e integrando a outros modais, a exemplo do metroviário”.

Plano é antigo

O plano de transferir o Legislativo municipal para o antigo Lord Hotel, próximo ao Theatro José de Alencar, é antigo, sendo defendido por vários dirigentes da Casa nos últimos anos. Na gestão de Salmito Filho (PDT) na presidência do Poder, foram feitos diversos acordos e audiências neste sentido.

Os primeiros passos concretos na execução da medida, no entanto, foram tocados pelo atual presidente da Casa, Antônio Henrique (PDT). Desde o início do mandato no comando do Legislativo, o vereador conduziu tratativas com o Poder Executivo e diversos setores da sociedade civil no sentido de viabilizar a transferência.

Além das próprias negociações com o Estado, o atual presidente encomendou ainda um levantamento das condições do Lord Hotel, bem como um estudo preliminar sobre a arquitetura do edifício, que inclui orçamento previsto para as adaptações necessárias para a migração da Câmara. Em setembro, a proposta foi inclusive apresentada pelo vereador a diretores da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL).

Atualmente, a Câmara Municipal é localizada na rua Thompson Bulcão, no bairro Patriolino Ribeiro. O endereço é considerado mais afastado da maior parcela da população.

Foto do Carlos Mazza

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?