Logo O POVO+
Dois homens autuados por venda de lugares na fila da biometria
Foto de Carlos Mazza
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política

Carlos Mazza política

Dois homens autuados por venda de lugares na fila da biometria

A informação foi confirmada pelo TRE-CE, que destacou aumento de reforços de fiscalização nos postos de atendimento para coibir a prática
ATENDIMENTO em dias úteis no Centro de Eventos é das 8h às 17 horas (Foto: Fabio Lima)
Foto: Fabio Lima ATENDIMENTO em dias úteis no Centro de Eventos é das 8h às 17 horas

Dois homens foram autuados nesta quarta-feira, 27, acusados de negociarem lugares na fila do cadastramento biométrico do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) no mutirão do Centro de Eventos. A informação foi confirmada pela Corte, que destacou aumento de reforços de fiscalização nos postos de atendimento para coibir a prática.

“O TRE reitera o compromisso aos eleitores de prestação do melhor serviço e alerta para que não se incentive essa conduta de compra e venda de lugares na fila. A Justiça Eleitoral não compactua com esses casos e já tem repassado as denúncias aos órgãos de segurança, a quem compete coibir essa prática”, diz nota do TRE-CE.

A Corte destaca que é importante a não adesão do eleitor a essa prática, que pode estimular os infratores. “A fila é um instrumento de defesa da democracia. A negociação de lugares na fila e/ou a venda de senhas ofende, portanto, a própria democracia. Pedimos, pois, que o eleitor não incentive tais condutas porque ele acaba sendo o maior prejudicado”.

Prática tem sido comum em Fortaleza

Nos últimos dias, tem crescido o número de denúncias da prática nos postos de atendimento do TRE-CE. Segundo relatos de eleitores, várias pessoas têm "madrugado" nas filas da Justiça Eleitoral com o único intuito de "vender" seus lugares para outras pessoas.

Alguns eleitores até assumiram ao O POVO terem comprado lugares em filas do Centro de Fortaleza. ""Eu comprei as fichas de dois mendigos, e isso não é crime, é trabalho intermitente. O mendigo passa a noite todinha aqui, a pessoa paga R$ 50, ele sai e a pessoa fica no lugar dele", disse um eleitor.

O prazo para o cadastramento biométrico segue até esta sexta-feira, 29. Quem não realizar o procedimento fica sujeito a ter o título de eleitor cancelado, podendo o eleitor buscar regularizar sua situação até 6 de maio de 2020.

Foto do Carlos Mazza

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?