Logo O POVO+
RC descarta reforma em secretariado e diz que novas Regionais terão técnicos
Foto de Carlos Mazza
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política

Carlos Mazza política

RC descarta reforma em secretariado e diz que novas Regionais terão técnicos

Número de Regionais aumentou de 7 para 12; prefeito disse que priorizará servidores de carreira, engenheiros e pessoas da área de gestão de obras
FORTALEZA, CE, BRASIL, 28-12-2019: Inauguração da Escola de Tempo Integral Lais Rodrigues de Almeida  (Sandro Valentim/O POVO) (Foto: Sandro Valentim)
Foto: Sandro Valentim FORTALEZA, CE, BRASIL, 28-12-2019: Inauguração da Escola de Tempo Integral Lais Rodrigues de Almeida (Sandro Valentim/O POVO)

O prefeito Roberto Cláudio (PDT) afirmou neste sábado, 28, que as novas Secretarias Regionais criadas pela Prefeitura de Fortaleza serão chefiadas por indicações de perfil técnico. No último mês, a Câmara Municipal aprovou projeto que aumentou de sete para doze o número de pastas regionais na Capital, em processo que deve começar a partir de fevereiro de 2020.

“Vamos compor isso tecnicamente, como tem sido feito historicamente com as Regionais”, disse, minimizando tese de “partilha” de cargos entre partidos aliados. “Obviamente vamos ouvir (a base aliada), mas a ideia é compor nomes que normalmente são servidores de carreira do Município, com formação em engenharia ou passagem nessa área de gestão de obras”.

O prefeito não descarta, no entanto, que ocorram mudanças em pastas por conta dos prazos da Justiça Eleitoral para as eleições do próximo ano. “Quem for candidato, naturalmente, terá que sair da gestão em abril. Mas isso é uma decisão deles”, afirma.

Apesar dessas mudanças e dos cinco novos secretários regionais, o prefeito descarta “reforma” no secretariado. “Não prevejo nenhuma reforma não. Queremos discutir com a Câmara e com os fóruns, até porque precisamos de uma área física para montar essa transição. Vamos trabalhar para em fevereiro já ter um decreto com a reorganização das regionais”.

Nos bastidores, há consenso entre vereadores de que a mudança, ainda que não tenha sido motivada por isso, ao menos favorece na acomodação de partidos aliados na gestão. Um dos principais beneficiados seria o ex-vice-governador Domingos Filho (PSD), que recentemente voltou à base aliada. A Prefeitura destaca, no entanto, que a mudança não implicará no aumento de gastos públicos ou de cargos na gestão.

Weintraub “falhou muito”

As declarações foram feitas pelo prefeito na manhã deste sábado, durante evento de inauguração de uma escola em tempo integral no bairro Curió, na Grande Messejana. Na ocasião, o prefeito aproveitou para destacar a importância de investimentos na educação e fez análise crítica da gestão do ministro Abraham Weintraub na área.

“Espero que ele (Weintraub) melhore muito em 2020, se continuar. Os compromissos têm que ser menos com valores e identidades e mais com a qualidade da educação, trabalho dos professores, fortalecimento das universidades e da Ciência e Tecnologia”, diz Roberto Cláudio. “Acho que ele falhou muito”, completa.

“A escola em tempo integral, todos os investimentos em educação e nessa área de primeira infância, são fundamentais para mudar o destino da juventude. A oportunidade da educação em uma estrutura dessas, com qualidade adequada, pode representar um itinerário de vida diferente para alguns jovens que vivem em áreas de maior vulnerabilidade”, diz o prefeito.

 

Foto do Carlos Mazza

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?