Logo O POVO+
Sigla de Bolsonaro já atrai deputados no Ceará
Foto de Carlos Mazza
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política

Carlos Mazza política

Sigla de Bolsonaro já atrai deputados no Ceará

Tipo Opinião

Ainda em processo de criação junto à Justiça Eleitoral, o Aliança pelo Brasil pode já começar grande no Ceará. É o que sinaliza o coordenador do processo de criação da sigla e futuro presidente do partido no Ceará, o empresário Manoel Linhares. Segundo ele, além dos deputados estaduais André Fernandes e Delegado Cavalcante (hoje ambos no PSL) e da vereadora Priscila Costa, o Aliança já despertou o interesse de prefeitos e outros deputados no Estado, que podem migrar para a legenda assim que ela tiver registro confirmado.

 Manoel Cardoso Linhares, futuro presidente do Aliança pelo Brasil no Ceará
Manoel Cardoso Linhares, futuro presidente do Aliança pelo Brasil no Ceará

"Já tem deputado, prefeito, querendo vir para o Aliança", disse Manoel, em evento de apoiadores da nova sigla realizado no início do ano em Fortaleza. O presidente do partido de Jair Bolsonaro no Ceará, no entanto, ainda faz mistério sobre quem são os políticos com probabilidade de migração para a lenda. Normal: nesse tipo de "transação", qualquer fala antes da confirmação costuma implodir a negociação toda.

Resta saber, principalmente, se é gente da base de Camilo Santana (PT) ou da oposição no Estado. Atualmente, muita gente que se diz aliada do petista reza cartilha semelhante e mantém boas relações com o bolsonarismo em Brasília. Uma coisa, no entanto, é certa: o Aliança pelo Brasil quer distância do atual partido do presidente, o PSL, hoje comandado pelo deputado federal Heitor Freire no Ceará.

Baque na base de RC

2020 começou bem para o projeto do deputado Capitão Wagner (Pros) de olho na Prefeitura de Fortaleza. No último fim de semana, o Republicanos (antigo PRB) anunciou que apoiará candidatura do militar na disputa. Até o início do mês, o partido era integrante da base aliada de Roberto Cláudio (PDT) na Capital e de Camilo Santana no Estado. Durante quase todo o ano passado, o principal parlamentar da sigla no Ceará, deputado federal Ronaldo Martins, ocupou a Secretaria dos Esportes da gestão de RC.

A "virada de mesa" do Republicanos - expressiva sigla com 32 deputados federais - é, até agora, a principal adesão de Wagner para a eleição deste ano. Antes deles, o deputado só contava com apoio já anunciado dos diminutos Avante, Podemos e PSC. Como o próprio candidato é de um partido nanico, o Pros, a adesão do Republicanos tem dupla relevância para a contabilidade de recursos do Fundo Eleitoral e tempo de televisão da candidatura.

Nos bastidores, Wagner e aliados têm falado da possibilidade de até outros dois apoios, entre eles o PSL e o Democratas. Resta saber como a base de Roberto Cláudio reagirá aos movimentos.

Racha em Iguatu

A combinação entre eleições municipais e o grande número de contradições inconciliáveis dentro da base de Camilo Santana já teve seus primeiros efeitos do ano. No último fim de semana, a ex-deputada Mirian Sobreira, mãe do deputado Marcos Sobreira (PDT), confirmou migração do PDT para o PT, de olho em disputar a Prefeitura de Iguatu.

A ex-deputada migra para o ninho petista após romper politicamente com o atual prefeito do município, Ednaldo Lavor (PDT), que deve disputar reeleição. Como os Sobreira negam qualquer conflito com a cúpula estadual pedetista, a troca de legendas não deve se aplicar também ao filho de Mirian. Curioso é o PT, que tem aliados de Lavor no município, ter aceitado a mudança.

Outro deputado da base aliada do governo, Agenor Neto (MDB), também não esconde que deverá disputar o comando do Executivo de Iguatu. Ou seja, tudo indica pelo menos três candidatos "camilistas" por lá.

Foto do Carlos Mazza

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?