Logo O POVO+
Líder de Luizianne alfineta Guilherme: "Petista sem votos interessa aos Ferreira Gomes"
Foto de Carlos Mazza
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política

Carlos Mazza política

Líder de Luizianne alfineta Guilherme: "Petista sem votos interessa aos Ferreira Gomes"

Segundo o vereador Ronivaldo Maia, Guilherme Sampaio não possui condições de chegar ao 2º turno da disputa
Tipo Notícia
RONIVALDO Maia é acusado de tentativa de feminícidio (Foto: Divulgação/CMFor)
Foto: Divulgação/CMFor RONIVALDO Maia é acusado de tentativa de feminícidio

O vereador Ronivaldo Maia (PT), principal aliado de Luizianne Lins (PT) na Câmara Municipal, defendeu nesta quarta-feira, 5, que a petista seja a candidata do PT à Prefeitura de Fortaleza. Afirmando que só a ex-prefeita possui potencial para chegar ao 2º turno, o vereador aproveitou para alfinetar o colega Guilherme Sampaio (PT), que tenta viabilizar candidatura a prefeito.

“Do que adianta candidato que renove para não ter nem 10%, 15% de votos, que não vai para canto nenhum? É o caso da candidatura do Guilherme”, disse hoje. “Me parece que alguns querem brincar de renovar porque interessa a eles que o PT não vá para o 2º turno. Quem gosta da candidatura dos Ferreira Gomes prefere uma candidatura a la Guilherme, sem votos”.

Segundo o vereador, apenas a ex-prefeita é conhecida e possui “recall” para se tornar competitiva na disputa. “A cidade é imensa. Na escola onde eu trabalho, no Cristo Redentor, de 10 pessoas, uma conhece o Guilherme. Digo isso com todo o respeito, é um líder do PT, um colega de bancada importante, mas só a Luizianne tem essa expressividade”.

Guilherme diz buscar “PT unido”

Procurado pelo O POVO, Guilherme classificou como “natural” posição de Ronivaldo, uma vez que ele integra corrente de Luizianne na sigla. “Respeito muito a ex-prefeita e, na condição de presidente do PT, penso que o fundamental é construir a unidade do nosso partido. Acho que é isso que os adversários do PT, incluindo os Ferreira Gomes, temem: enfrentar o PT unido”.

“Vamos construir democraticamente essa unidade, no diálogo com a base partidária, com as forças que se organizam internamente, com nossas bancadas e com o governador, sob o comando do presidente Lula. Queremos uma candidatura capaz de ampliar nossos resultados e vencer. Felizmente, ao PT não faltam nomes para representar um projeto de fato democrático e popular em Fortaleza”.

Fogo amigo no PT

Na semana passada, Luizianne Lins divulgou carta aberta solicitando a antecipação do processo eleitoral do PT de Fortaleza. No documento, a ex-prefeita cobra que petistas decidam logo qual será o candidato do partido para a eleição deste ano. Além disso, ela cobra que seja definido logo se o partido terá prévias internas ou "outro mecanismo coletivo de decisão".

Antigo aliado da ex-prefeita no PT Fortaleza, Guilherme foi eleito presidente do partido na Capital em setembro passado, em reviravolta rara na história recente do partido. Pregando renovação de quadros e reaproximação das bases do partido, o vereador desbancou o favorito Raimundo Ângelo, que tinha apoio de Luizianne e do deputado José Guimarães (PT).

Desde então, o parlamentar não tem escondido interesse em disputar a Prefeitura de Fortaleza pelo partido. Luizianne Lins, por outro lado, conta com apoio nacional da sigla e teria, inclusive, sido convidada pelo ex-presidente Lula (PT) para concorrer à vaga. “Inclusive, pergunta para o Lula quem é a candidata do PT em Fortaleza?”, diz Ronivaldo.

A fala, no entanto, é uma leve contradição: em 2004, Luizianne virou candidata do partido contra o desejo de Lula e do comando nacional do PT, que apoiava Inácio Arruda (PCdoB).

Foto do Carlos Mazza

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?