clique para exibir bio do colunista

Colunista de política, o jornalista Carlos Mazza coordena o O POVO Dados, núcleo que trabalha com reportagens a partir de bancos de dados. Já foi repórter de Política e repórter especial do O POVO.

carlos-mazza • NOTÍCIA

Pico de contaminação no Ceará pode chegar a mais de 3 mil casos ainda em abril

Análise destaca a importância de medidas de isolamento social para conter avanço do vírus em fase mais crítica da epidemia no Estado Por
Pico de casos deve começar ainda em abril no Ceará (Foto: Beatriz Boblitz/ O POVO)
Pico de casos deve começar ainda em abril no Ceará (Foto: Beatriz Boblitz/ O POVO)

Nova rodada de estudos do Instituto Ampla sobre a Covid-19 no Ceará aponta que a doença entrou no segundo estágio de contaminação no Estado – com curva de contágio mais acelerada – nos últimos dias. Segundo a análise, a atual curva local do novo coronavírus aponta para 3.087 casos confirmados da doença entre 25 e 27 de abril.

Com base na análise da evolução da Covid-19 no Estado, o Instituto destaca a importância de reduzir a velocidade de contaminação especialmente nos próximos dias, para amortecer o pico de casos confirmados. Neste sentido, é importante a manutenção de medidas de isolamento social como as decretadas pelo governador Camilo Santana (PT).

“No período inicial, principalmente na primeira semana após o isolamento social, conseguimos ter uma estabilidade de casos, com crescimento entre 11% 14%. Quando se renovou o isolamento, conseguimos ter quedas significativas, em um dos dias chegando a ter crescimento só de 5%”, destaca Agliberto Ribeiro, diretor do Instituto Ampla.

No último domingo, 5, Camilo chegou a flexibilizar o isolamento, liberando uma série de indústrias para o funcionamento, mas acabou voltando atrás horas depois. “É muito importante que a gente possa manter essas regras. Acredito que o governador, amparado por dados e com uma equipe técnica, conseguiu realmente voltar atrás a tempo”, avalia Agliberto.

“Agora, mais do que nunca, os números mostram que o isolamento social vai ser primordial para que a gente tente amortecer, suavizar essa curva (...) estamos entrando agora no estágio 2, onde a curva de crescimento se encaminha para o famoso pico, onde vamos ter mais de 3 mil casos confirmados, entre 25 e 27 de abril”.

Essa notícia foi relevante pra você?
Logo O POVO Mais