Logo O POVO+
Ciro Gomes processa ex-assessor de André Fernandes após ataques
Foto de Carlos Mazza
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política

Carlos Mazza política

Ciro Gomes processa ex-assessor de André Fernandes após ataques

Inspetor Alberto gravou vídeo em que faz uma série de ataques pessoais contra Ciro, desde "drogueiro" a "chorão"
Tipo Notícia
Inspetor Alberto e André Fernandes, durante viagem a Brasília em maio deste ano (Foto: Divulgação) (Foto: DIVULGAÇÃO)
Foto: DIVULGAÇÃO Inspetor Alberto e André Fernandes, durante viagem a Brasília em maio deste ano (Foto: Divulgação)

Conhecido pelo estilo "língua solta", Ciro Gomes nem sempre fica no banco dos acusados quando o assunto é dano moral. Na última semana, o ex-ministro entrou com duas ações na Justiça do Ceará contra o ex-assessor parlamentar José Alberto Bastos Vieira Júnior, até o início deste ano lotado no gabinete do deputado estadual André Fernandes (PSL).

Conhecido como "Inspetor Alberto" e pré-candidato a vereador, o ex-assessor publicou nas redes sociais diversos vídeos com ofensas pessoais e acusações contra Ciro, principal liderança do PDT no Estado. Um dos assessores mais próximos de Fernandes na militância bolsonarista do Ceará, Alberto foi exonerado do gabinete do deputado em janeiro deste ano. Apesar disso, segue participando junto com o parlamentar em atos de defesa do presidente.

No âmbito criminal, foi apresentada uma queixa-crime que pede a condenação de Alberto pelo crime de injúria - com pena de detenção de um a seis meses ou multa -, com pena aumentada em até um terço por uso de rede social.

Além disso, Ciro Gomes entrou com um ação cível cobrando indenização de R$ 50 mil ao assessor pelos ataques. No vídeo anexado aos processos, o assessor chama o ex-ministro de "drogueiro", "chorão" e "homem do nariz nervoso", entre várias outras ofensas.

Lula também processa ex-assessor

Inspetor Alberto parece dedicado a superar até mesmo Ciro no número de processos por crime contra a honra na Justiça local. Ele também é alvo de processo semelhante movido pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após divulgar, em setembro do ano passado, vídeo onde aparece descarregando uma pistola em uma foto do petista. A Justiça acatou pedido liminar da defesa do ex-presidente e removeu o vídeo do ar.

* Erramos: Inspetor Alberto não é mais, desde janeiro, assessor do gabinete do deputado André Fernandes. A informação foi repassada pela assessoria do parlamentar. Apesar disso, ele se mantém próximo do deputado 

Foto do Carlos Mazza

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?