Logo O POVO+
A reinvenção dos shopping centers com a chegada do ASG
Foto de Carol Kossling
clique para exibir bio do colunista

Carol Kossling é jornalista e pedagoga. Tem especialização em Assessoria de Comunicação pela Unifor e MBA em Marketing pela Faculdade CDL. Pautou sua carreira no eixo SP/CE. Fez parte da equipe de reportagem do Anuário Ceará e da editoria de Economia do O POVO. Atualmente é Editora de Projetos do Grupo de Comunicação O POVO

A reinvenção dos shopping centers com a chegada do ASG

Estabelecimentos que geram grande consumo e descarte de materiais estão revendo o seu papel na sociedade
Tipo Opinião
SHOPPING RioMar Fortaleza tem ações sociais, sustentáveis e de governa na Capital (Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE SHOPPING RioMar Fortaleza tem ações sociais, sustentáveis e de governa na Capital

As atividades e boas práticas relacionadas ao ambiente, social e governança, ASG (ou ESG, na sigla em inglês), também estão impactando o setor de shopping centers. Grupos nacionais como brMalls e Multiplan estão atentos às novas necessidades. A coluna pesquisou alguns estabelecimentos na Capital do Ceará e veja como eles estão atuando.

DIAGNÓSTICO

Está em andamento no grupo Ancar Ivanhoe, que atende as unidades do North Shopping e o Via Sul, a elaboração de um Diagnóstico de Maturidade ESG que permitirá mais assertividade nas ações e metas. Segundo, Alexandre Santos, gerente de ESG do grupo, no Estado, estão colocando em prática a ação Sustentabilidade Transforma, que atua na preservação e na restauração de recursos naturais, especialmente a reciclagem. No primeiro trimestre deste ano foram reciclados cerca de 97 toneladas de resíduos.

"Há também a reciclagem do óleo de cozinha recolhido nas praças de alimentação, transformado em barras de sabão e velas aromatizadas em parceria com a Rede de Mulheres Empreendedoras Sustentável (Remes), fortalecendo assim iniciativas de apoio a mulheres empreendedoras de Fortaleza", informa. E a coleta de pilhas, baterias, cápsulas de café e bitucas de cigarro que iriam para o lixo comum, mas são destinados corretamente.

MANIFESTO SUSTENTÁVEL

O Grupo JCPM, detentor do RioMar Fortaleza e o RioMar Kennedy, tem dado atenção a causa desde a sua chegada no Ceará. Hoje, os dois consomem 35% a menos de energia, quando comparados a outros empreendimentos, e reduziram cerca de 70% do consumo de água. Além disso, são pontos de entrega de pilhas, baterias, eletrônicos, papel e papelão. E encaminham para a reciclagem correta resíduos da praça de alimentação e das lojas.

Promovem, ainda, ações de educação ambiental e eventos com esta temática. "Entre os destaques estão as Centrais de Resíduos, que completam oito anos em 2022, e que realizam a separação e a destinação de todo o material com potencial de reciclagem", diz Gian Franco, superintendente RioMar Fortaleza.

Só em 2021, foram recicladas mais de 570 toneladas, entre papel, papelão, plástico, vidro, metal e alumínio, que resultaram, mensalmente, em renda para 21 famílias de recicladores que moram nas comunidades do entorno dos estabelecimentos.

O grupo também tem outros projetos como o CooperAção para capacitar e desenvolver os cooperados para as melhores práticas; Compostagem, que em menos de um ano reduziu o impacto de 100 toneladas de resíduo; Novo Manifesto de Sustentabilidade com construção 100% interativa e coletiva. Além do Instituto João Carlos Paes Mendonça, que atende jovens em situação de vulnerabilidade.

TRÊS PILARES

O Shopping Parangaba promove um leque de atividades de ASG. Entre algumas estão para o meio ambiente: ecoponto; parceria para doação de lixo reciclável, mais de 145 toneladas, que apoia 70 famílias; arrecadação de 95.283 kg de papelão e papel, 11.260 kg de PET, 17.141 kg de vidro e 918 litros de óleo de cozinha; e encontro e eventos sustentáveis.

Na área da governança, atenção especial aos colaboradores com festividades; grupos para prática de atividades físicas; e vacinação. No social, os projetos são Levante e Lute de judô; Cantinho da Arte com 3ª idade; Cantinho Solidário; Divertindo a Mente.

"Desde a inauguração sempre foi muito relevante contribuir para o desenvolvimento de toda sociedade, estabelecendo um olhar coletivo sobre tais perspectivas, especialmente dos moradores do entorno. Nosso foco se volta para colaboradores, população e, claro, a natureza", diz Felipe Bahiana, gerente de marketing.

REUTILIZAÇÃO

No Iguatemi Bosque, 100% do esgoto gerado no empreendimento é tratado e reutilizado em áreas como a limpeza das calçadas e, também, na irrigação de todo o jardim. O material reciclável é doado para Associação de Catadores do Jangurussu (ASCAJAN). "Com isso nós temos o ciclo sustentável para essa população, que participam da associação, com geração de trabalho e renda para as suas famílias", declara Wellington Oliveira, superintendente do shopping.

 

 

 

 

Foto do Carol Kossling

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?