Logo O POVO+
BBB23 e a agenda ASG
Foto de Carol Kossling
clique para exibir bio do colunista

Carol Kossling é jornalista e pedagoga. Tem especialização em Assessoria de Comunicação pela Unifor e MBA em Marketing pela Faculdade CDL. Pautou sua carreira no eixo SP/CE. Fez parte da equipe de reportagem do Anuário Ceará e da editoria de Economia do O POVO. Atualmente é Editora de Projetos do Grupo de Comunicação O POVO

BBB23 e a agenda ASG

A intenção é que as ações da casa possam ser replicadas pelo público no dia a dia em suas casas
Tipo Notícia
BBB 23: Cota Reciclagem do programa incentiva ações sustentáveis na casa e fora dela (Foto: Reprodução/Globo)
Foto: Reprodução/Globo BBB 23: Cota Reciclagem do programa incentiva ações sustentáveis na casa e fora dela

Mais uma edição do reality global começou e além de novos participantes, o BBB23 traz ações sustentáveis que impactam diretamente na vida dos "brothers" e servem de bom exemplo para a população mudar velhos hábitos e rotinas que não somam a sustentabilidade. Desta vez, a ação da Globo é em parceria com a Braskem para explicar o descarte correto do lixo gerado pelos integrantes desta edição. A ação, que também conta com a agência Publicis, faz parte da inédita Cota Reciclagem do programa. A intenção é que as ações da telinha possam ser replicadas pelo público no dia a dia em suas casas. Iniciativas ligadas à coleta seletiva e à compostagem se somam ao descarte consciente. As práticas sustentáveis lá geram compensações semanais com pagamento em estalecas, moeda do programa. O valor depende do resultado obtido no nível de eficiência na separação dos resíduos da casa. Em anos anteriores, outras iniciativas nesse sentido puderam ser vistas como a água de reuso nos banheiros, sistema exclusivo de captação de água de chuva, energia limpa e 100% renovável.

Representatividade

Maria de Lourdes da Conceição Alves, a Cacique Pequena, atuante liderança indígena do povo Jenipapo-Kanindé em Aquiraz, foi a primeira mulher cacique do Brasil, assumindo a missão em 1995. Ela atua nos movimentos de resistência dos povos indígenas cearenses, em busca de melhoria de condições de vida e manutenção da cultura e dos costumes. Por sua trajetória e representatividade, irá receber, em março, o Prêmio RioMar Mulher, na categoria Arte e Cultura. Em sua 7ª edição, a iniciativa reconhece personalidades femininas que se destacam e contribuem em suas áreas de atuação para o Ceará.

Yanomami

A Cufa e a Frente Nacional Antirracista vão construir dois polos de saúde para atender a população Yanomami e outros indígenas que não conseguem ter acesso aos centros hospitalares em Roraima. Um deles será em Surucucu e o outro em local a definir. A campanha deve mobilizar parceiros e a sociedade civil com o objetivo de arrecadar R$ 3 milhões. A mobilização para a arrecadação da campanha Favelas com Yanomamis segue até 27 de fevereiro, com a previsão da pedra fundamental dos polos de saúde ser lançada no dia 1º de março. Mais informações favelascomyanomami.com.br

Preservação

A Sou Energy fechou parceria com a Associação Mãe-da-Lua, em Itapajé, com investimentos permanentes para apoiar a preservação da área de 764 hectares, habitat de várias espécies ameaçadas de extinção. A ação visa manter a preservação ambiental do patrimônio natural cearense.

Balanço do bem

A Amigos do Bem distribuiu 121 toneladas de alimentos, 19.524 brinquedos, 28.300 roupas, 486 calçados, 7.650 kits de higiene pessoal e 85 enxovais de gestantes às populações de 50 povoados do sertão do Ceará em janeiro. A operação contou com 156 voluntários e beneficiou 38.250 pessoas.

Verão responsável

A Recicla Solar, iniciativa da Solar Coca-Cola em parceria com a Coca-Cola Brasil, montou um estande de triagem de resíduos durante o Festival Verão de Salvador. O espaço permitiu que o público acompanhasse, ao vivo, o que acontece com o resíduo depois dele ser descartado corretamente. Além disso, cerca de 60 catadores e catadoras de resíduos da equipe da Cooperativa de Coleta Seletiva Processamento de Plástico e Proteção Ambiental (Camapet) que atuarão na festa estavam no estande para trocar informações sobre ações educativas sobre economia circular.

 

Foto do Carol Kossling

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?