Carol Kossling é jornalista e pedagoga. Tem especialização em Assessoria de Comunicação pela Unifor e MBA em Marketing pela Faculdade CDL. Pautou sua carreira no eixo SP/CE. Fez parte da equipe de reportagem do Anuário Ceará e da editoria de Economia do O POVO. Atualmente é Editora de Projetos do Grupo de Comunicação O POVO
Mais uma edição do reality global começou e além de novos participantes, o BBB23 traz ações sustentáveis que impactam diretamente na vida dos "brothers" e servem de bom exemplo para a população mudar velhos hábitos e rotinas que não somam a sustentabilidade. Desta vez, a ação da Globo é em parceria com a Braskem para explicar o descarte correto do lixo gerado pelos integrantes desta edição. A ação, que também conta com a agência Publicis, faz parte da inédita Cota Reciclagem do programa. A intenção é que as ações da telinha possam ser replicadas pelo público no dia a dia em suas casas. Iniciativas ligadas à coleta seletiva e à compostagem se somam ao descarte consciente. As práticas sustentáveis lá geram compensações semanais com pagamento em estalecas, moeda do programa. O valor depende do resultado obtido no nível de eficiência na separação dos resíduos da casa. Em anos anteriores, outras iniciativas nesse sentido puderam ser vistas como a água de reuso nos banheiros, sistema exclusivo de captação de água de chuva, energia limpa e 100% renovável.
Representatividade
Maria de Lourdes da Conceição Alves, a Cacique Pequena, atuante liderança indígena do povo Jenipapo-Kanindé em Aquiraz, foi a primeira mulher cacique do Brasil, assumindo a missão em 1995. Ela atua nos movimentos de resistência dos povos indígenas cearenses, em busca de melhoria de condições de vida e manutenção da cultura e dos costumes. Por sua trajetória e representatividade, irá receber, em março, o Prêmio RioMar Mulher, na categoria Arte e Cultura. Em sua 7ª edição, a iniciativa reconhece personalidades femininas que se destacam e contribuem em suas áreas de atuação para o Ceará.
Yanomami
A Cufa e a Frente Nacional Antirracista vão construir dois polos de saúde para atender a população Yanomami e outros indígenas que não conseguem ter acesso aos centros hospitalares em Roraima. Um deles será em Surucucu e o outro em local a definir. A campanha deve mobilizar parceiros e a sociedade civil com o objetivo de arrecadar R$ 3 milhões. A mobilização para a arrecadação da campanha Favelas com Yanomamis segue até 27 de fevereiro, com a previsão da pedra fundamental dos polos de saúde ser lançada no dia 1º de março. Mais informações favelascomyanomami.com.br
Preservação
A Sou Energy fechou parceria com a Associação Mãe-da-Lua, em Itapajé, com investimentos permanentes para apoiar a preservação da área de 764 hectares, habitat de várias espécies ameaçadas de extinção. A ação visa manter a preservação ambiental do patrimônio natural cearense.
Balanço do bem
A Amigos do Bem distribuiu 121 toneladas de alimentos, 19.524 brinquedos, 28.300 roupas, 486 calçados, 7.650 kits de higiene pessoal e 85 enxovais de gestantes às populações de 50 povoados do sertão do Ceará em janeiro. A operação contou com 156 voluntários e beneficiou 38.250 pessoas.
Verão responsável
A Recicla Solar, iniciativa da Solar Coca-Cola em parceria com a Coca-Cola Brasil, montou um estande de triagem de resíduos durante o Festival Verão de Salvador. O espaço permitiu que o público acompanhasse, ao vivo, o que acontece com o resíduo depois dele ser descartado corretamente. Além disso, cerca de 60 catadores e catadoras de resíduos da equipe da Cooperativa de Coleta Seletiva Processamento de Plástico e Proteção Ambiental (Camapet) que atuarão na festa estavam no estande para trocar informações sobre ações educativas sobre economia circular.
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.