Logo O POVO+
Ceará é beneficiado por projeto premiado pela ONU
Foto de Carol Kossling
clique para exibir bio do colunista

Carol Kossling é jornalista e pedagoga. Tem especialização em Assessoria de Comunicação pela Unifor e MBA em Marketing pela Faculdade CDL. Pautou sua carreira no eixo SP/CE. Fez parte da equipe de reportagem do Anuário Ceará e da editoria de Economia do O POVO. Atualmente é Editora de Projetos do Grupo de Comunicação O POVO

Ceará é beneficiado por projeto premiado pela ONU

Dois projetos de sustentabilidade da Coca-Cola venceram premiação na COP 28, em Dubai. Os projetos Água + Acesso e Proteção de bacias hidrográficas foram vencedores da em premiação do Pacto Global da ONU no Brasil
Tipo Notícia
Carlos Pereira, CEO do pacto Global da ONU no Brasil com Rodrigo Brito, head de Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil e Cone Sul e Rachel Maia, presidente do Conselho do Pacto Global da ONU no Brasil. (Foto: Arquivo pessoal Rodrigo Brito)
Foto: Arquivo pessoal Rodrigo Brito Carlos Pereira, CEO do pacto Global da ONU no Brasil com Rodrigo Brito, head de Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil e Cone Sul e Rachel Maia, presidente do Conselho do Pacto Global da ONU no Brasil.

Dois projetos brasileiros de sustentabilidade foram premiados durante a COP 28, em Dubai. Os projetos “Aliados pela Água: Água + Acesso” e “Aliados pela Água: Proteção de bacias hidrográficas” realizados pela Coca-Cola Brasil venceram a 1° edição do Prêmio ‘Guardiões pela Água’.

O estado do Ceará é beneficiado por ambos os projetos. A ação, que aconteceu durante a COP28, foi promovida pelo Pacto Global da ONU no Brasil para ressaltar iniciativas das empresas participantes do Movimento Movimento +Água.

O programa “Água+ Acesso” venceu na primeira, já o programa de “Proteção de Bacias Hidrográficas”, ganho o primeiro lugar com outra empresa. Faz partes das ações de ESG da Coca-Cola investir e contribuir para ampliar o acesso e tratamento de água de forma sustentável em áreas rurais e isoladas do país.

Desde 2017, mais de 183 mil pessoas de 410 comunidades foram beneficiadas em 10 estados brasileiros. Por ano, são mais de 3 bilhões de litros de água tratados pelo programa, que já recebeu mais de R$ 30 milhões em aporte, em parceria com 17 organizações aliadas.

A companhia apoia projetos e conservação, restauração e proteção de florestas e áreas naturais que contribuem para a resiliência e recarga de bacias hidrográficas. Desde 2009, foram 115 mil hectares de áreas protegidas em sete estados e cinco biomas brasileiros.

Rodrigo Brito, Head de Sustentabilidade para a Coca-Cola no Brasil e Cone Sul informa que a água é o principal elemento das bebidas que produzem e é o eixo central de estratégia e compromissos de sustentabilidade em todo o mundo.

"Em 2007 a Coca-Cola foi pioneira em anunciar globalmente o compromisso de devolver 100% da água que utilizamos em nossas fábricas para a natureza e sociedade. Essa meta já foi atingida em 2015 e, cada vez mais, ampliamos esta atuação para que ela aconteça em cada bacia, fábrica e localidade em que operamos. Receber estes prêmios mostra que estamos no caminho certo”, declara Brito.

A diretora de Impacto e COO do Pacto Global da ONU no Brasil, Camila Valverde, aposta que a premiação pode incentivar e reconhecer os esforços que vêm sendo feito pelas empresas.

“Incentivamos a implementação de práticas concretas para mitigação, adaptação e meios de implementação para mudanças do clima, de modo a reconhecer e estimular o esforço das empresas comprometidas com a Plataformas de Meio Ambiente (Ação pelo Clima, Água e Oceano e Agro Sustentável)", defende.

Camila complementa que a premiação também transforma as boas práticas desenvolvidas pelas empresas em materiais possíveis de serem compartilhados com o setor privado e com a sociedade em geral, a fim de trazer mais notabilidade para a agenda climática.

"Esperamos ainda sensibilizar diferentes públicos acerca do tema do ODS 6 - Água Potável e Saneamento, e inspirar a implementação de boas práticas para empresas que ainda não as fazem”, finaliza.

Foto do Carol Kossling

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?