Carol Kossling é jornalista e pedagoga. Tem especialização em Assessoria de Comunicação pela Unifor e MBA em Marketing pela Faculdade CDL. Pautou sua carreira no eixo SP/CE. Fez parte da equipe de reportagem do Anuário Ceará e da editoria de Economia do O POVO. Atualmente é Editora de Projetos do Grupo de Comunicação O POVO
Dois projetos de sustentabilidade da Coca-Cola venceram premiação na COP 28, em Dubai. Os projetos Água + Acesso e Proteção de bacias hidrográficas foram vencedores da em premiação do Pacto Global da ONU no Brasil
Dois projetos brasileiros de sustentabilidade foram premiados durante a COP 28, em Dubai. Os projetos “Aliados pela Água: Água + Acesso” e “Aliados pela Água: Proteção de bacias hidrográficas” realizados pela Coca-Cola Brasil venceram a 1° edição do Prêmio ‘Guardiões pela Água’.
O estado do Ceará é beneficiado por ambos os projetos. A ação, que aconteceu durante a COP28, foi promovida pelo Pacto Global da ONU no Brasil para ressaltar iniciativas das empresas participantes do Movimento Movimento +Água.
O programa “Água+ Acesso” venceu na primeira, já o programa de “Proteção de Bacias Hidrográficas”, ganho o primeiro lugar com outra empresa. Faz partes das ações de ESG da Coca-Cola investir e contribuir para ampliar o acesso e tratamento de água de forma sustentável em áreas rurais e isoladas do país.
Desde 2017, mais de 183 mil pessoas de 410 comunidades foram beneficiadas em 10 estados brasileiros. Por ano, são mais de 3 bilhões de litros de água tratados pelo programa, que já recebeu mais de R$ 30 milhões em aporte, em parceria com 17 organizações aliadas.
A companhia apoia projetos e conservação, restauração e proteção de florestas e áreas naturais que contribuem para a resiliência e recarga de bacias hidrográficas. Desde 2009, foram 115 mil hectares de áreas protegidas em sete estados e cinco biomas brasileiros.
Rodrigo Brito, Head de Sustentabilidade para a Coca-Cola no Brasil e Cone Sul informa que a água é o principal elemento das bebidas que produzem e é o eixo central de estratégia e compromissos de sustentabilidade em todo o mundo.
"Em 2007 a Coca-Cola foi pioneira em anunciar globalmente o compromisso de devolver 100% da água que utilizamos em nossas fábricas para a natureza e sociedade. Essa meta já foi atingida em 2015 e, cada vez mais, ampliamos esta atuação para que ela aconteça em cada bacia, fábrica e localidade em que operamos. Receber estes prêmios mostra que estamos no caminho certo”, declara Brito.
A diretora de Impacto e COO do Pacto Global da ONU no Brasil, Camila Valverde, aposta que a premiação pode incentivar e reconhecer os esforços que vêm sendo feito pelas empresas.
“Incentivamos a implementação de práticas concretas para mitigação, adaptação e meios de implementação para mudanças do clima, de modo a reconhecer e estimular o esforço das empresas comprometidas com a Plataformas de Meio Ambiente (Ação pelo Clima, Água e Oceano e Agro Sustentável)", defende.
Camila complementa que a premiação também transforma as boas práticas desenvolvidas pelas empresas em materiais possíveis de serem compartilhados com o setor privado e com a sociedade em geral, a fim de trazer mais notabilidade para a agenda climática.
"Esperamos ainda sensibilizar diferentes públicos acerca do tema do ODS 6 - Água Potável e Saneamento, e inspirar a implementação de boas práticas para empresas que ainda não as fazem”, finaliza.
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.