Logo O POVO+
Impacto em alta no Ceará e no Brasil
Foto de Carol Kossling
clique para exibir bio do colunista

Carol Kossling é jornalista e pedagoga. Tem especialização em Assessoria de Comunicação pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e MBA em Marketing pela Faculdade CDL. Pautou sua carreira no eixo SP/CE. Fez parte da editoria de Economia e foi editora de Projetos do Grupo de Comunicação O POVO. Atualmente cursa dois MBA em ESG - Trevisan e Faculdade CDL

Impacto em alta no Ceará e no Brasil

Eventos e agendas nacionais e locais de impacto movimentam o mês de março em São Paulo e no Ceará. Comitê Estadual de Negócios de impacto do Ceará (Ceni), ligado ao Sistema Nacional de Economia de Impacto (Simpacto), toma posse em Fortaleza essa semana
Tipo Opinião
COMITIVA cearense no Impacta Mais, em SP (Foto: Arquivo pessoal Michele Ribeiro/ Coalizão Pelo Impacto Fortaleza)
Foto: Arquivo pessoal Michele Ribeiro/ Coalizão Pelo Impacto Fortaleza COMITIVA cearense no Impacta Mais, em SP

Nesta semana, o Ceará avança mais alguns degraus na formatação do ecossistema de impacto estadual, com a posse do Comitê Estadual de Negócios de impacto do Ceará (Ceni), no dia 26 de março, 14h, no Palácio da Abolição.

A entidade está atrelada ao Sistema Nacional de Economia de Impacto (Simpacto) lançado no ano passado, pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), para promover a
economia de impacto e enfrentar desafios socioambientais.

Toda articulação de políticas públicas estaduais para fomentar a economia de impacto no Estado está sendo tratada pela Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE). Na ocasião, Lucas Ramalho, diretor de Novas Economias da Secretaria de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria (SEV/Mdic) estará presente.

Ramalho divulgou no último dia 19, em São Paulo, no Impacta Mais, o Cadastro Nacional de Empreendimentos de Impacto (Cadimpacto), plataforma que mapeia e dá visibilidade a empresas que combinam resultado financeiro com impacto social e ambiental positivo.

O Ceará também criou, por meio da criação coletiva da Coalizão Pelo Impacto Fortaleza, uma plataforma, o Impacta Ceará, com a mesma finalidade, que será lançada ainda no primeiro semestre de 2025.

Ecossistema unido

No Fórum Econômico de Impacto, em São Paulo, o painel “As partes e o todo – Como avançar juntos o Ecossistema de impacto” contou com as participações de Adreas Ufer, sócio fundador do Sense Lab; Jana Borghi, empreendedora social da Casa Sete, no Pará, e Andreia Cardoso, diretora-executiva da Somos
Um.

A mediação foi da diretora de programas do ICE, Fernanda Bombardi, que destacou que é preciso que os atores do ecossistema de impacto tenham causas e propósitos em conjunto e trabalhem de forma colaborativa para vencer os desafios.

Na discussão ficou clara a necessidade de eliminar a visão de concorrência e aumentar o olhar das parcerias e ligações para que a agenda avance no Brasil.

Novas economias

Já no painel “Imaginando Novas Economias”, que contou com palestras de Adriana Barbosa, criadora e diretora da Feira Preta, e Ticiana Rolim, fundadora da Somos Um, o destaque também foi a colaboração com o propósito no centro e não mais as logomarcas das empresas, para gerar um
impacto onde se faz necessário.

Ticiana trouxe, ainda, a importância das mudanças de dentro para fora, por parte dos indivíduos, para que se mude além de hábitos e de consumo, e se tenha, realmente, uma mudança estrutural na forma de viver. É preciso vivenciar novos modelos econômicos que sejam mais justos, inclusivos e sustentáveis, incorporando valores de impacto social e ambiental.

Anfitrião

O Ceará foi o estado escolhido para sediar o 3º Encontro Anual da Coalizão Pelo Impacto 2025, que acontecerá entre os dias 25 e 28 de março, em Fortaleza. As agendas incluem reuniões e encontros na sede da Somos Um, no Observatório da Indústria da Fiec, no Iris Lab do Governo do Ceará e, ainda,
no bairro Bom jardim, no Movimento de Saúde Mental e no Giardino Buffet.

Além de coordenadores e conselheiros da Coalizão Pelo Impacto das cidades de Fortaleza (CE), Belém (PA), Campinas (SP), Paranaguá (PR) e Porto Alegre (RS) e de Brasília (DF), estarão presentes filantropos com atuação em todo o País e que fazem parte das organizações que formam o Instituto de Cidadania
Empresarial (ICE).

Entre as entidades estão a cearense Somos Um; o Instituto Helda Gerdau, o Instituto Itaúsa, a Cosan, a Fundação Educar DPaschoal, a Fundação Feac, a Fundação Grupo Boticário, o Beja Instituto, o Humanize, o Instituto Sabin e a RD Saúde.

Alimentação

O programa Sesc Mesa Brasil alcançou em 2024 a marca histórica de mais de 57 milhões de quilos de alimentos e insumos arrecadados, recorde desde a criação do programa há 30 anos. O aumento foi de 18% em relação a 2023.

Somente o Ceará arrecadou mais de 4,6 milhões de quilos de doações para o Sesc Mesa Brasil, representando 8% do volume nacional arrecadado.

O programa visa combater à fome e o desperdício de alimentos e conta com mais de 3,3 mil empresas doadoras, que vão de grandes multinacionais, redes de supermercados atacadistas, mercados locais a produtores rurais e entrepostos de hortifruti.

As empresas doam seu excedente de produção ou aqueles alimentos que estão fora dos padrões de comercialização, mas ainda nutritivos e seguros para o consumo.

O Sesc Mesa Brasil faz a ponte entre as empresas doadoras e mais de 7 mil instituições, que utilizam esses alimentos para fornecer refeições, beneficiando aproximadamente 2,3 milhões de pessoas por mês em situação de vulnerabilidade social.

Certificações

A Unilink Transportes conquistou uma recertificação e duas novas certificações  internacionais de qualidade e gestão relacionadas a excelência operacional, a responsabilidade ambiental e a segurança no trabalho. São elas: ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001.

A ISO 14001 está diretamente ligada a adoção de práticas sustentáveis e a preocupação da empresa em minimizar impactos ambientais em suas operações.

Responsabilidade social

Em 2024, o Instituto Aço Cearense e celebra 15 anos de atuação e celebra o investimento de cerca de R$ 4 milhões em ações, projetos e campanhas realizadas para 73 instituições, somente no ano passado.

As iniciativas impactaram cerca de 200 mil pessoas. Desde a sua fundação, já foram investidos mais de R$ 35 milhões em 355 instituições, totalizando mais de 750 mil pessoas no Ceará, Pará e Tocantins. Uma das parcerias de impacto foi com a Gerando Falcões e o Instituto Pensando Bem, para a realização do
Projeto Favela 3D, em Fortaleza.

Dia da Água

No Ceará, o Assaí se uniu à W-Energy e criou modelos de gestão de eficiência hídrica. As cinco unidades economizaram, em média, 26% ao mês nas contas de água, em 2024, com a aplicação das soluções tecnológicas.

Uma delas, permite o monitoramento remoto e em tempo real do consumo de água via internet, garantindo uma gestão hídrica mais eficiente. Outra inovação é a de caça-vazamentos, sistema de geofone que identifica com precisão as perdas invisíveis em tubulações subterrâneas, possibilitando correções rápidas e evitando desperdícios.

Inovação

A Sorvetes Frosty tem apostado em inovação relacionada à sustentabilidade e tomou medidas em relação a valorização e o cuidado com o meio ambiente. 

Entre elas estão a coleta seletiva de lixo orgânico e reciclável; o uso de madeira reflorestada na produção dos palitos dos picolés e reciclou mais de 1,3 tonelada entre plástico (614,97t), metal (432,30t) e papel (333,28t).

 

Foto do Carol Kossling

ESG, meio ambiente e formatos econômicos. Tudo isto, aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?