Carol Kossling é jornalista e pedagoga. Tem especialização em Assessoria de Comunicação pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e MBA em Marketing pela Faculdade CDL. Pautou sua carreira no eixo SP/CE. Fez parte da editoria de Economia e foi editora de Projetos do Grupo de Comunicação O POVO. Atualmente cursa dois MBA em ESG - Trevisan e Faculdade CDL
Julho Sem Plástico é mais que um movimento ambiental, é uma provocação à mudança de comportamento e uma chamada para soluções coletivas. Porque cada escolha contam especialmente quando o planeta já não consegue absorver tanta consequência humana
Foto: FERNANDA BARROS
BRASIL é o 4º maior produtor de lixo plástico do mundo
A campanha internacional Julho Sem Plástico, do original Plastic Free July, ganha cada vez mais força ao mobilizar milhões de pessoas em mais de 190 países para repensar o consumo de plástico de uso único.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o mundo produz mais de 430 milhões de toneladas de plástico por ano e cerca de dois terços desse volume são descartados rapidamente, poluindo solos, rios e oceanos.
No Brasil, o desafio é enorme, pois o País é o 4º maior produtor de lixo plástico do mundo, segundo o World Wide Fund for Nature (WWF). Apenas 1,3% de todo esse resíduo é reciclado de forma efetiva.
O movimento traz reflexão e convida governos, empresas e cidadãos a adotarem atitudes práticas como substituir copos e sacolas descartáveis, evitar embalagens plásticas e cobrar políticas públicas de gestão e economia circular.
As novas atitudes e comportamento revelam o poder da educação ambiental e da influência dos hábitos individuais na cadeia de consumo. Pequenas mudanças, como carregar sua garrafa reutilizável, optar por produtos a granel e recusar canudos plásticos, ajudam a construir uma consciência coletiva que pressiona o setor produtivo a repensar embalagens e cadeias logísticas.
Além disso, iniciativas de economia circular e negócios de impacto têm um papel central na virada sustentável que se exige. Reduzir o uso do plástico não é apenas um gesto simbólico, é uma urgência climática, sanitária e social.
Visão interna
O programa Cuca Legal da Fortes Tecnologia foi finalista na 3ª edição do Prêmio Ser Humano 2025, promovido pela Associação Brasileira de RH – Ceará. Desde 2016, a companhia desenvolve o projeto que já impactou diretamente mais de 400 colaboradores e seus familiares com ações estruturadas de psicoeducação e bem-estar emocional.
A iniciativa vai além da assistência pontual e integral à saúde mental e à cultura da organização e traz plantão psicológico, campanhas educativas e o uso do emocionômetro, ferramenta que permite o monitoramento das emoções.
Veículos sustentáveis
Em seu Relatório de Sustentabilidade de 2025, a Hyundai aponta que está comprometida com a mobilidade sustentável dos veículos e nos processos de redução do impacto ambiental. O objetivo final é a neutralidade de carbono até 2045.
José Muñoz, presidente e CEO da empresa, diz que a visão de progresso para a humanidade reflete a crença de que o avanço da mobilidade livre de emissões não é apenas um negócio consistente.
“Mas uma responsabilidade compartilhada para garantir um ar mais limpo e uma melhor qualidade de vida para as gerações futura”, finaliza. Na área de meio ambiente, destaque para o projeto Car-to-Car, que incorpora materiais reciclados de veículos em fim de vida na produção de carros novos.
Educação
O Instituto Camboa, iniciativa social do Grupo Carnaúba, abriu matrículas gratuitas para novas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em parceria com Sesi Ceará, voltadas para pessoas que não tenham concluído o Ensino Fundamental ou Médio. Inscrições pelo https://lnkd.in/dJtwX75r
Educação 2
Já o Santander Universidades realiza até 25 de agostos as inscrições gratuitas para a 2ª edição do programa Santander British Council. São 10 mil bolsas para um curso de inglês online focado em desenvolver habilidades no mundo corporativo.
A parceria entre o governo estadual e os municípios, através do Programa Aprendizagem na Idade Certa (Paic), do investimento em educação em tempo integral, da tecnologia em sala de aula e da valorização dos profissionais da educação, renderam ao Ceará a primeira colocação no Indicador Criança Alfabetizada (ICA) do Ministério da Educação, alcançando 85,3% de crianças alfabetizadas na idade certa em 2024. O que supera a meta nacional de 60% e a meta estadual de 80%.
“Isso nos mostra que as condições socioeconômicas dos estados podem ter um efeito positivo na aprendizagem, como revela o ICA, mas também evidencia que é possível alcançar excelentes resultados mesmo em condições de maior vulnerabilidade”, observa afirma Maria Slemenson, superintendente do Instituto Natura Brasil, organização que atua em parceria com o Fundação Lemann, a Associação Bem Comum a Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (Parc) na promoção da educação pública de qualidade.
Educação 4
No início de julho, aconteceu um encontro na Argentina, articulado pelo Instituto Natura, em colaboração com o Centro Lemann e com o apoio da UBS Optimus Foundation, para discutir ações articuladas para melhorar a alfabetização nos países da América Latina.
Governança
O Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), Organização Social de Saúde (OSS), entidade sem fins econômicos, aderiu ao Pacto Brasil pela Integridade Empresarial, de iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU).
O movimento estimula as empresas que atuam no país a assumirem, voluntariamente, compromisso público com a integridade empresarial. O ISGH realiza atividades de interesse público na gestão de unidades de saúde, em parceria com o Estado do Ceará e com a Prefeitura de Fortaleza
“Essa adesão vai muito além de um selo. Ela simboliza o compromisso do ISGH com a integridade, a transparência e a ética na gestão pública. Ao aderir ao Pacto Brasil da CGU, reforçamos nosso papel como instituição responsável, que atua com seriedade na construção de um ambiente organizacional íntegro e alinhado às melhores práticas de governança." destaca Auxiliadora Carvalho, superintendente de Compliance do Instituto.
Confirmações
Natália Arcuri, Alcione Albanese, Marcel Fukayama, Eduardo Lyra, Luciana Costa, Luis Meyer e Maren Costa estão confirmados para 2ª edição do Conexão ODS, que acontece em Natal, RN, de 7 a 9 de agosto, no Hotel Senac Barreira Roxa. O evento é promovido pela Somos Um e pelo Pacto Global – Rede Brasil e conta, nesta edição, com a correalização do Sebrae RN e do Centro Sebrae de Sustentabilidade.
Na agenda imersões em cinco comunidades para vivenciar seus projetos socioambientais; exposição e comercialização de dez negócios de impacto do Rio Grande do Norte; e maratona de inovação, assinada pelo Instituto Riachuelo, que incentivará jovens e que buscar soluções sobre economia circular têxtil e agricultura regenerativa da caatinga.
ESG, meio ambiente e formatos econômicos. Tudo isto, aqui. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.