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Políticas públicas: inovar para avançar
Carola Matarazzo

Políticas públicas: inovar para avançar

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Em todos os setores, a tecnologia encurta distâncias, integra, conecta. Quando aplicada à Educação, a inovação tecnológica quebra barreiras e melhora a construção do futuro. Aprimora processos, estimula potenciais criativos em alunos e professores e explora de forma mais abrangente os temas abordados em aula, facilitando o processo de aprendizagem.

A tecnologia promoveu uma evolução nos métodos educacionais, que se construiu gradativamente e melhorou a qualidade do ensino. Por isso, é essencial que esteja presente tanto na rede privada de ensino, quanto na pública.

Entre tantos benefícios, vale destacar um em especial que representa um importante avanço na direção de uma educação igualitária: a garantia de direitos. Os recursos tecnológicos disponíveis oferecem inúmeras oportunidades para eliminar barreiras e dar melhores condições para que os alunos com diferentes demandas possam se desenvolver no mesmo ritmo de todos.

A viabilidade de acesso às aulas e conteúdo de qualquer local é um facilitador para estudantes que enfrentam dificuldades de deslocamento. O mesmo para comunidades que vivem em regiões remotas, com a opção de estudo à distância. Alunos com deficiência visual ou auditiva, que antes tinham limitações para acessar o material educacional e interagir com colegas, professores e equipes, descobrem novas formas de conexão e interação tanto no ensino à distância quanto dentro da sala de aula.

Há vários exemplos que comprovam esses benefícios. Recentemente pudemos vivenciar essa experiência, promovendo a doação, junto com o Governo do Estado de Goiás, de óculos OrCam MyEye. Trata-se de uma tecnologia israelita inovadora que, por meio de pequenos módulos acoplados à armação, fotografam e escaneiam textos, transformando-os em áudio, além de reconhecer rostos e produtos.

Com os dispositivos, não só pessoas com deficiência visual, mas também com outras intercorrências, como transtornos cognitivos, paralisia cerebral e visão subnormal, ganham mais autonomia e acesso à informação.

Na Bahia, também realizamos a doação dos óculos OrCam MyEye, em parceria com o Governo do Estado, em que cada aluno da rede estadual impactou o grupo de pessoas que vivem ao seu redor, como, por exemplo, os professores e a comunidade que os cercam. Pensando nos desafios que temos para alcançar os objetivos propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), além de contribuir com o ODS 4, Educação de Qualidade, a ação atua conectada ao ODS 9, de estimular a inovação, e o ODS 10, de promover a inclusão social de todos.

Essa é a força do uso de inovação tecnológica aplicada às políticas públicas, levando oportunidades de acesso ao ensino às camadas mais vulneráveis da sociedade. É também a comprovação da importância da união do público e do privado, do governo e da sociedade civil, através de parcerias.

O setor privado tem mais espaço para experimentar, conhecer inovações, criar projetos pilotos para que a análise e a mensuração de resultados confirmem a eficácia das iniciativas. Com a rede educacional formada pelo setor público, a ajuda chega a quem mais precisa em todo o país. É nessa união de forças que a inovação garante o melhor do seu potencial de construir futuros melhores. n

 

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Carola Matarazzo

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