Logo O POVO+
Noia 20 anos: festival abre inscrições e realiza programação itinerante
Foto de João Gabriel Tréz
clique para exibir bio do colunista

João Gabriel Tréz é repórter de cultura do O POVO e filiado à Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine). É presidente do júri do Troféu Samburá, concedido pelo Vida&Arte e Fundação Demócrito Rocha no Cine Ceará. Em 2019, participou do Júri da Crítica do 13° For Rainbow.

João Gabriel Tréz arte e cultura

Noia 20 anos: festival abre inscrições e realiza programação itinerante

Festival Noia, voltado à arte universitária, promove itinerância com ações presenciais e virtuais. Inscrições para a edição deste ano seguem até o final de setembro
Tipo Análise
'Sapatão: uma racha/dura no sistema', dirigido por dévora mc, venceu o prêmio de melhor direção no Noia (Foto: divulgação)
Foto: divulgação 'Sapatão: uma racha/dura no sistema', dirigido por dévora mc, venceu o prêmio de melhor direção no Noia

Dedicado à produção artística universitária, o Festival Noia chega, em 2021, a 20 anos de atuação. Para abrir as comemorações deste marco, o evento realiza entre os dias 3 e 7 de agosto uma ação de itinerância que exibirá curtas vencedores da edição do ano passado em sessões presenciais - no Shopping Benfica - e virtuais - na página do Youtube do evento. A programação também trará formações ligadas à linguagem audiovisual. Além disso, o Noia 2021 já está com inscrições abertas para curtas, fotografias e bandas universitárias.

A itinerância promovida marca a primeira ação do festival em 2021, antecipando não somente as comemorações pelas duas décadas de história, mas também esquentando para a edição deste ano, prevista para acontecer de forma híbrida entre 7 e 13 de dezembro. "A gente reconhece o valor e a grandeza de ser um festival universitário que acontece há 20 anos no Ceará, pioneiro em muitas coisas", destaca Virna Paz, diretora de comunicação do Noia e uma das fundadoras do evento.

Leia Também | Curta Benfica: shopping divulga filmes de cineastas independentes e nacionais

"O Noia, desde o começo, já fez várias descobertas, várias pessoas que passaram por ele e hoje se destacam em produtoras, gravadoras, bandas, jornais, televisão", cita Paulo Benevides, diretor do festival. Reforçando este caráter, o evento realiza a partir desta terça, 8, o Noia Itinerante 2021, que será voltado exclusivamente ao audiovisual.

"Descobrir novos nomes e fazer com que os trabalhos circulem são duas faces da mesma moeda. Expandir para uma circulação é fazer com que a gente expanda esse processo de descoberta e visibilização; a gente expande a essência do festival", considera Virna.

A lista de filmes que serão exibidos no Noia Itinerante é composta por "Vagabundos Eficazes", de Rafael Brasileiro; "Perifericu", de Nay Mendl, Rosa Caldeira, Stheffany Fernanda e Vita Pereira; "Ser Feliz No Vão", de Lucas H. Rossi dos Santos; "Maravilhas", de Mari Ellen; "Neguinho", de Marçal Vianna; "Sapatão - uma racha/dura no sistema", de dévora mc; "Válvula", de Sara Benvenuto; "Revérbero", de Allyster Fagundes e "Bendita Seja Feita a Tua Vontade", de Ed Borges e Wilson Ricarte.

Leia Também | Série de "O Senhor dos Anéis" estreia em setembro de 2022 no Prime Video

O lançamento da programação será nesta terça, 3, de forma presencial e somente para pessoas convidadas, no cinema do Shopping Benfica, que é parceiro do festival em 2021. Na ocasião da noite de abertura, será lançado o projeto Curta Benfica, que exibirá filmes no formato antes das sessões de longas. Ele terá início em parceria com as comemorações de 20 anos do Noia, com exibições de curtas que participaram de edições do evento.

A partir da quarta, 4, a programação segue no YouTube, com exibição diária de curtas que passaram pelo festival, promoção de workshops - nos temas Roteiro, com Michelline Helena; Produção, com Carolina Eliano; Filmagem (Imagem/Som), com Pedro Diógenes; e Edição/Montagem, com Rui Ferreira - e, ainda, debates sobre audiovisual com professores, gestores e cineastas. É necessário se inscrever no site do evento, mas as atividades são gratuitas. "A gente vai trabalhar com uma capacitação para jovens, especialmente de escolas do ensino médio, que vai ser trabalhada a partir de curtas do Noia", resume Paulo.

"Em anos anteriores, a gente fez a circulação também com bandas e fotografias. Neste ano, a gente ajustou porque estamos descobrindo as possibilidades", explica Virna. Em 2020, o Noia foi realizado de forma totalmente on-line pela primeira vez por conta do contexto da pandemia. A edição itinerante será híbrida, assim como, pelos planos de realização, deve ser o próprio festival, em dezembro.

Leia Também | Netflix divulga trailer e pôster da 5ª temporada de "La Casa de Papel"

"A gente está num momento de pesquisa e compreensão do que vai ser essa programação híbrida - da mesma forma que a gente passou no ano passado, quando vimos que íamos precisar fazer o Noia on-line. Estamos estudando como vai ser a realização da edição, que é celebrativa - a gente quer a experiência do contato", desenvolve Virna.

O Noia Itinerante, então, se coloca como uma "experiência" do festival no formato híbrido. Os planos da realização da 20ª edição envolvem a exibição dos filmes da mostra audiovisual no Cinema do Benfica, a exposição de fotografias na Galeria BenficArte e, em área externa de estacionamento, a apresentação de bandas com transmissão ao vivo pela internet.

Além dos shows, as obras das outras duas mostras também devem ser disponibilizadas virtualmente, oferecendo opções não somente para o público fortalezense, mas também o acesso ao festival para pessoas de outras cidades e estados.

"O híbrido deve se estender para todos os festivais, todo evento vai ter que disponibilizar (programação virtual) como forma de democratização de acesso", antevê Paulo. "Tenho gostado muito daqueles festivais que deixam os filmes disponíveis por um período para a gente poder assistir e acompanhar dentro das nossas possibilidades de tempo", opina Virna. Atividades como oficinas formativas e debates também irão apostar no hibridismo.

As preparações estão em curso, assim como as inscrições para a 20ª edição do Noia, que estão abertas nas mostras Brasileira de Cinema Universitário, Cearense de Fotografia Universitária e Cearense de Bandas Universitárias. No site do festival, estão disponíveis os formulários e também os regulamentos das três. É possível se inscrever até 30 de setembro.

Noia 20 anos

Noia Itinerante 2021
Quando: de 3 a 7 de agosto
Onde: Cinema do Benfica (Av. Carapinima, 2200) e www.youtube.com/festivalnoia
Quanto: preços das sessões presenciais variam; gratuito no virtual
Inscrições: www.festivalnoia.com.br

Inscrições Noia 2021
Quando: até 31 de setembro
Onde: www.festivalnoia.com.br
Mais infos: @festivalnoia

Foto do João Gabriel Tréz

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?