Logo O POVO+
Capitão, Ceará e Ana Carolina: destaques do É Tudo Verdade
Foto de João Gabriel Tréz
clique para exibir bio do colunista

João Gabriel Tréz é repórter de cultura do O POVO e filiado à Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine). É presidente do júri do Troféu Samburá, concedido pelo Vida&Arte e Fundação Demócrito Rocha no Cine Ceará. Em 2019, participou do Júri da Crítica do 13° For Rainbow.

João Gabriel Tréz arte e cultura

Capitão, Ceará e Ana Carolina: destaques do É Tudo Verdade

A partir desta quinta-feira, 31 de março, entra no ar a versão on-line do festival de documentários "É Tudo Verdade". Confira destaques do evento, incluindo filmes inéditos, retrospectiva e obras ligadas ao Ceará
Tipo Notícia
Imagem do curta
Foto: reprodução Imagem do curta "Indústria (1969), da cineasta Ana Carolina, que será exibido no 27º É Tudo Verdade

Trazendo um total de 77 produções de forma totalmente gratuita e divididas em sessões presenciais (em São Paulo e no Rio de Janeiro) e on-line, disponíveis para todo o território nacional, o 27º É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários acontece a partir da próxima quinta-feira, 31 de março. Além da disponibilização de filmes documentais, o evento também irá contar com debates, conferências e outras atividades. Dos longas e curtas da programação, parte expressiva estará disponível na versão virtual do festival. Em plataforma própria, É Tudo Verdade Play, serão exibidos os filmes de abertura, encerramento, das competições nacional e internacional de longas e médias e de cinco faixas especiais, incluindo a retrospectiva em homenagem à cineasta Ana Carolina e a mostra não-competitiva O Estado das Coisas. Já os curtas em competição estarão disponibilizados no Itaú Cultural Play (nacionais) e Sesc Digital (internacionais). Confira destaques da programação selecionados pela coluna!

Retrospectiva Ana Carolina

Curta documental "Indústria" (1969), de Ana Carolina, aborda o desenvolvimento industrial no Brasil a partir de metáforas(Foto: reprodução)
Foto: reprodução Curta documental "Indústria" (1969), de Ana Carolina, aborda o desenvolvimento industrial no Brasil a partir de metáforas

Um dos principais nomes do cinema brasileiro, a cineasta Ana Carolina é mais reconhecida pela produção em ficção. O festival, porém, destaca a obra documental da diretora, marcada em especial por produções feitas no início da trajetória artística dela. A plataforma É Tudo Verdade Play irá apresentar três curtas e um longa com direção ou produção da artista, produzidos entre 1969 e 1980: "Lavra Dor" (1968), dirigido por Paulo Rufino com co-produção e co-roteiro da cineasta, que fala sobre reforma agrária; "Indústria" (1969), dirigido pela realizadora, que aborda o desenvolvimento industrial brasileiro a partir de metáforas; "Getúlio Vargas" (1974), ensaio de arquivo em longa sobre o político; e "Anatomia do Espectador" (1980), curta que mistura ficção e documentário para falar de hábitos e preferências do público carioca.

"Adeus, Capitão"

"Martírio", lançado em 2016 dirigido por Vincent Carelli, Tita e Ernesto de Carvalho, é um dos manifestos mais contundentes sobre o histórico de violências simbólicas e físicas sofridas pelos Guarani Kaiowá ao longo dos séculos no Brasil. Carelli e Tita voltam a se reunir em um longa com "Adeus, Capitão", que finaliza a trilogia que começou em "Corumbiara" (2009) e seguiu com "Martírio". A nova produção se concentra na vida e no legado do "Capitão" Krohokrenhum, líder do povo indígena Gavião (PA), que faleceu em 2016. A partir de registros do protagonista compartilhando histórias do seu povo às filhas e netas, o filme traça um panorama da luta empreendida pelos indígenas da região.

Documentário dirigido por Vincent Carelli e Tita, "Adeus, Capitão" mostra imagens de arquivo do "capitão" Krohokrenhum, líder do povo indígena Gavião (PA) morto em 2016(Foto: reprodução)
Foto: reprodução Documentário dirigido por Vincent Carelli e Tita, "Adeus, Capitão" mostra imagens de arquivo do "capitão" Krohokrenhum, líder do povo indígena Gavião (PA) morto em 2016

Quando: disponível on-line às 21 horas de 5/4 (limite de 1800 visionamentos), com reprise às 12 horas de 6/4 (limite de 200 visionamentos)
Onde: É Tudo Verdade Play

Filmes cearenses

Dois longas e um curta com ligações com o Ceará serão exibidos no É Tudo Verdade. Na mostra competitiva de longas e médias, figura "Belchior - Apenas um Coração Selvagem". Apesar de não ser uma produção cearense, o longa mergulha na biografia do sobralense. Já na mostra não-competitiva O Estado das Coisas, estreia "Um Jóquei Cearense Na Coreia", coprodução entre o Brasil e a Coreia do Sul. O filme acompanha os desafios do jóquei cearense Antonio Davielson. Finalmente, o curta "Meio Ano-Luz", do cearense radicado em Portugal Leonardo Mouramateus, acompanha um rapaz desenhando transeuntes.

Curta do cearense Leonardo Mouramateus, radicado em Portugal, foi gravado em Lisboa(Foto: divulgação)
Foto: divulgação Curta do cearense Leonardo Mouramateus, radicado em Portugal, foi gravado em Lisboa

Quando: "Belchior" disponível on-line às 21h de 7/4, com reprise às 13h de 6/4; "Jóquei" disponível on-line às 17h de 8/4; "Meio Ano-Luz" disponível on-line entre os dias 1º e 10/4
Onde: É Tudo Verdade Play (longas) e Itaú Cultural Play (curta)

É Tudo Verdade on-line

Quando: de 31 de março a 10 de abril
Onde: nas plataformas É Tudo Verdade Play, Itaú Cultural Play e Sesc Digital
Gratuito
Mais infos: www.etudoverdade.com.br

Foto do João Gabriel Tréz

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?