Logo O POVO+
Contra retaliação: mais protestos médicos
Foto de Clóvis Holanda
clique para exibir bio do colunista

É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.

Clóvis Holanda comportamento

Contra retaliação: mais protestos médicos

Eudoro Santana e Ermengarda são personagens de livro sobre a Ditadura no Cariri (Foto: MARCOS STUDART/ GOVERNO DO CEARA)
Foto: MARCOS STUDART/ GOVERNO DO CEARA Eudoro Santana e Ermengarda são personagens de livro sobre a Ditadura no Cariri

Lançamento literário

Nesta quinta-feira, dia 18, Inesp realiza o lançamento virtual do livro "Resistência, Rota de Fuga e Refúgio", obra assinada pelo professor Aurélio Simão. Eudoro Santana e Ermengarda estão dentre os personagens narrados na publicação, que reconta a história das duas décadas em que o Brasil foi governado por militares a partir de episódios ocorrido no Cariri, especialmente, nas cidades de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha. Por lá, conforme o autor, existem celeiros repletos de memórias virgens, intactas de investigação e que apelam por uma reconstrução deste capítulo da trajetória nacional. A apresentação da obra motiva debate, às 19hs, pela plataforma Zoom, aberta a todos.

Vídeo-protesto dos médicos: ação e reação

O vídeo protagonizado por 30 médicos e médicas cearenses, reunidos no "Coletivo Rebento - Médicos em Defesa da Ética, da Ciência e do SUS", segue a receber muitos apoios da sociedade em geral e de lideranças médicas nacionais. Mas, como era de se esperar, virou novo alvo dos haters que contaminam os debates nas redes sociais - e no Brasil.

Só na página do facebook do grupo, a publicação teve mais de 250 mil visualizações, além de outras milhares nos sites da imprensa nacional que reproduziram a manifestação. O propósito era se contrapor à "sugestão" do presidente Bolsonaro de que seus apoiadores adentrassem em UTIs hospitalares a fim de filmar e fotografar supostos leitos ociosos, o que colocaria em risco pacientes e "visitantes".

Alguns destes profissionais, que preferem por segurança manter anonimato, narraram à coluna episódios de retaliação virtual e ameaças, todas movidas, segundo consta, por posições políticas e sem relação com o cenário da pandemia, que este, sim, envolve uma luta cotidiana pela recuperação de vidas.

A resposta será em forma de mais protestos, presenciais e virtuais. Aos colegas que têm dúvidas, dizem: fica o convite para passar “meia horinha” vendo o esforço, o cansaço extremo e a luta para lidar com uma doença que o mundo ainda tenta decifrar.

Conexão e justiça

Defensora pública geral, Elizabeth Chagas anuncia novo site para instituição com promessa de maior acessibilidade, número whatsapp business, chatbot, além do siga-me e outras soluções que visam facilitar acesso da população ao serviço da Defensoria. A instituição,vale ressaltar, fez mais de 60mil atuações em maio, um crescimento de 28% em relação ao mês anterior.

Paraíso

Carmel Taíba se prepara para reabrir as portas em julho. Mesma coisa para o Zorah Beach, outro paraíso do CE.

Fit

Seguem firmes na bike indoor: Marcela Carvalho, Marcella Porto, Monique Rolim, Ivens Neto, João Milton Cunha, Carvalho Neto e Aline Barroso.

Filiação

Requisitado advogado criminalista Leandro Vasques agora integra os quadros do Partido Cidadania. Hoje, participa de debate com Roberto Victor, presidente da Academia Brasileira de Direito e com o ex-ministro Nelson Jobim. Tema: "Brasil Cenário 2020". Início às 17h via youtube da Academia Cearense de Direito. 

Evidência e solidariedade

Barbra Streisand fotografada por Steven Meisel para a W Magazine de dezembro de 2016, uma das fotos icônicas da carreira da atriz e cantora
Foto: Steven Meisel/ W Magazine
Barbra Streisand fotografada por Steven Meisel para a W Magazine de dezembro de 2016, uma das fotos icônicas da carreira da atriz e cantora

Icônica Barbra Streisand volta aos holofotes por um bom motivo. Estrela de Hollywood doou ações da Disney à menina Gianna, 6 anos, filha de George Floyd, o ex-segurança negro morto ao ter o pescoço prensado pelo joelho de um policial em Minneapolis. A atitude foi motivada pelo terrível episódio, mas a atriz, cantora, diretora e produtora de cinema defendeu e segue lutando por causas sociais e ambientais no decorrer de toda a sua carreira.

Uma parte desta postura pode ser conferida no especial "Barbra: The Music ... The Mem'ries ... The Magic!", produção do Netflix lançada no final de 2017. Documentário-show acompanha Barbra em sua turnê do show homônimo, mostrando bastidores e momentos do espetáculo voltados a causas humanitárias, além, é claro, dos grandes sucessos da carreira. Vale assistir. A foto, de 2016, é do premiado Steven Meisel para a capa da revista norte-americana W Magazine. 

 

Foto do Clóvis Holanda

Sociedade, política, tendências. Tudo junto com uma pitada de bom humor. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?