Logo O POVO+
UFC 65 anos: um patrimônio do povo cearense
Foto de Clóvis Holanda
clique para exibir bio do colunista

É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.

Clóvis Holanda comportamento

UFC 65 anos: um patrimônio do povo cearense

UFC sofreu cortes também (Foto: Jr. Panela/ Divulgação UFC)
Foto: Jr. Panela/ Divulgação UFC UFC sofreu cortes também

Universidade Federal do Ceará chega hoje aos 65 anos de história. Data será celebrada, virtualmente, em um dia inteiro de programação. Vídeo institucional abre a agenda festiva, que segue com participações ao vivo de artistas e pensadores no perfil @ufcarte no Instagram.

Uma série audiovisual, do Memorial da UFC, vai apresentar, a partir de hoje, depoimentos de quem forma a Comunidade Universitária, além das participações de ex-alunos célebres, com lista encabeçada pelo prefeito Roberto Cláudio (PDT) e governador Camilo Santana (PT).

A série de vídeos é a primeira fase da exposição "UFC 65 anos: itinerários e narrativas", que selecionou 65 objetos do cotidiano universitário com o intuito de provocar uma reflexão sobre os percursos construídos na e pela UFC, de 1955 até aqui.

A efeméride chega num momento em que a instituição, sob a direção do reitor Cândido Albuquerque, está bastante voltada às iniciativas em inovação e pesquisa. Este caráter, num contexto de pandemia, demonstra ainda mais a fundamental importância deste patrimônio para a sociedade cearense e brasileira.

Pesquisadores da UFC, vale destacar, estão desenvolvendo um tipo de teste mais rápido e barato para a Covid-19; envolveram-se na criação de um capacete de respiração assistida, que diminui a dependência dos pacientes a respiradores mecânicos; articulam-se na realização de testes em parceria com o governo do Estado, dentre várias outras ações e em variados campos de estudo.

Fica aqui, portanto, minha saudação, em nome do Grupo de Comunicação O POVO, a este organismo vivo e pulsante, necessário ao progresso econômico, intelectual e social do nosso povo. Vida longa à UFC!

Evidência

Bianca e Marcelo Franco: Carmel Taíba novamente sob holofotes
Foto: JOÃO FILHO TAVARES
Bianca e Marcelo Franco: Carmel Taíba novamente sob holofotes

Projeto do hotel boutique Carmel Taíba, assinatura do arquiteto Marcelo Franco, na foto com Bianca, foi tema de reportagem na plataforma japonesa de design e arquitetura "Hhlloo". Site reúne as grandes realizações internacionais da área. Reconhecimento motivou brinde íntimo, anfitrionado pelo arquiteto em casa, reunindo Cid Holanda e Cândido Pinheiro Jr, dentre outros nomes.

Memória I

Missa na manhã de ontem marcou os quatro anos da passagem do grande industrial cearense Ivens Dias Branco. Celebração da Esperança, presidida pelo padre Eugênio Paccelli, direto da capela do Colégio Santo Inácio, foi transmitida e segue disponível no canal do YouTube da M. Dias Branco. 

Memória II

Momento de fé e saudade foi acompanhado ao vivo pelos familiares e por centenas de amigos e funcionários do Grupo. Consuelo Dias Branco finalizou a transmissão com tocante mensagem de gratidão e fé, reforçando o legado de Ivens como ser humano, acima de tudo. Bonito de ver.

Hora do café

Isabel e Alexandre Studart e Eveline e Gustavo Espalter reabrem a matriz do Le Pain Le Caffé, ao mesmo tempo em que comemoram cinco anos do charmoso estabelecimento.

Ciclos I

Completa nova idade hoje o competente diretor do Hospital Geral de Fortaleza, Daniel de Holanda Araújo, uma referência jovem em gestão hospitalar. Também do HGF, mas como diretor da área médica, aniversariou ontem Francisco de Lucena Cabral Júnior.

Ciclos II

Hoje é dia de desejar saúde para Renata Braga e Pedro Rogério Nogueira. Amanhã, 26, abrem novo ciclo Roberta Rolim, Cipriano Capelo, Mirian Mota, Kalu Brandão e Walkmar Santos.

Elza para sempre

O aniversário de 90 anos de Elza Soares, nesta terça, foi recordado com nostalgia pelo requisitado oftalmologista Abelardo Targino. É que a estrela da música brasileira foi a atração principal de sua festa de 40 anos, tempos atrás, mas até hoje lembrada como uma noite inesquecível pelos que lá estiveram.

Os 80 do mestre

Maestro João Carlos Martins: 80 anos de vida
Foto: Fernando Mucci/ divulgação
Maestro João Carlos Martins: 80 anos de vida

O grande pianista e maestro João Carlos Martins, considerado um dos maiores intérpretes de Bach do século XX pela crítica internacional, chega hoje aos 80 anos. Uma apresentação ao vivo em seus canais no Facebook e YouTube substituirá o concerto no Carnegie Hall, em Nova York, palco que o recebeu em sua estreia, aos 21 anos, e adiada em virtude da virose global.

Concerto, com início às 20h, passeará por Johann Sebastian Bach, Ludwig van Beethoven, Wolfgang Amadeus Mozart, Pietro Mascagni, Michel Legrand, Nino Rota, Villa Lobos e Tom Jobim, ao lado de músicos de sua Bachiana Filarmônica SESI-SP e dos solistas Davi Campolongo (piano), Anna Beatriz Gomes (soprano) e Jean William (tenor), além da participação, em homenagens, de Ana Maria Braga, Serginho Groisman, Chitãozinho & Xororó, Walter Casagrande Jr., Alexandre Nero (que interpretou Martins na cinebiografia João, o Maestro), Tom Cavalcanti, Marluce Dias da Silva e seu médico Raul Cutait. Definitivamente, uma ode a um dos maiores talentos do Brasil. Imperdível!

Bodas de Prata

Cândido Albuquerque e Rebecca com as filhas do casal
Foto: divulgação
Cândido Albuquerque e Rebecca com as filhas do casal

Há 25 anos, Cândido Albuquerque e Rebecca adentravam a Paróquia de Cristo Rei para selar sua união. O 23 de junho, que marca, portanto, as Bodas de Prata do casal, foi comemorado com as filhas Catarina, Beatriz, Carolina e Isabela em brinde íntimo. Viagem programada à Grécia fica para depois.

Marcela 18'

Marcela e Natasha Dias Branco
Foto: divulgação
Marcela e Natasha Dias Branco

Suyane e Cláudio Dias Branco celebraram em família, noite do último sábado, os 18 anos da filha Marcela. Na foto, a aniversariante com a irmã Natasha Dias Branco, moldura de expressão da beleza e charme na nova geração.

E tem mais...

Liderança e gestão 

Ibef Mulher, Flow Desenvolvimento Integral e Somos Um, negócio de impacto social, realizam hoje, das 19h às 21 horas, o curso "Short Training Liderança Ágil e Saudável na Construção do Novo Amanhã". Será on-line, via Zoom, e custa R$ 70, com destinação a projeto de microempreendedorismo com mulheres do bairro Bom Jardim. 

Festa virtual

Não vai ter Fortal este ano, em virtude da pandemia, mas Bell Marques vem a Fortaleza no dia 25 gravar live da micareta. Show ao vivo, início às 16 horas, acontecerá de cima do trio elétrico, como se fosse a festa.

 

Foto do Clóvis Holanda

Sociedade, política, tendências. Tudo junto com uma pitada de bom humor. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?