Logo O POVO+
Harry Potter e a política, cada um com sua magia
Foto de Clóvis Holanda
clique para exibir bio do colunista

É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.

Clóvis Holanda comportamento

Harry Potter e a política, cada um com sua magia

Escritora J.K Rowling (Foto: WireImage/ Divulgação)
Foto: WireImage/ Divulgação Escritora J.K Rowling

Harry Potter 40`

Amanhã, 31 de julho, completa 40 anos um dos maiores ícones da cultura pop mundial, o personagem Harry Tiago Potter. A data coincide com o aniversário de sua criadora, a escritora Joanne K Rowling, uma dona de casa, mãe solteira, que teve sua vida completamente mudada após o estrondoso sucesso do aprendiz de feiticeiro.

Só a franquia cinematográfica da obra rendeu R$ 30 bilhões segundo levantamento de 2019, fora produções teatrais, parques temáticos, produtos e tudo o que envolve o universo encantado do bruxinho.

O conjunto da obra deixa J. K. Rowling sempre na lista das grandes fortunas divulgadas pela Forbes. E mais: pesa sobre ela o mérito de conseguir fazer com que crianças e jovens tornem-se, por prazer, contumazes leitores.

Mas, como nem tudo são flores, a efeméride chega num momento em que Rowling enfrenta acusações de misoginia, transfobia e outros pontos após comentários que ela andou postando no Twitter, apagados na sequência.

Seguidores e fãs agora analisam minúcias dos personagens e encontram traços de gordofobia, antifeminismo, referências caricaturais da cultura nazista e por aí vai...

Talvez seja por suas opiniões questionáveis, para o mundo contemporâneo, que a escritora tenha aversão a entrevistas.

Saindo do reino bilionário dos bruxos...

A política no Brasil não é para principiantes. E quando se trata do Grupo FG, é preciso usar o sétimo e o oitavo sentidos para tentar interpretar os movimentos, assunto que meu colega Érico Firmo, aqui do O POVO, fez bem ao escrever ontem: "Na forma Ferreira Gomes de ver o mundo, o mundo é uma coisa, o Ceará é outra. E Sobral ainda é uma terceira coisa". Amplio, contudo, a afirmativa aos demais partidos e clãs. E o povo brasileiro ó...

Falando nisso

Muito disputada a agenda para reuniões com Beto Studart, desde 1º junho, no quesito política e eleições. Escritório no BS Design, que poderia até ser chamado de gabinete, recebe nomes que vão do centro-esquerda à extrema direita, todos loucos pelas bênçãos do empresário, cujo olhar sempre esteve no futuro. 

Já foram vistos por lá: Élcio Batista (PSB), Capitão Wagner (Pros), Carlos Matos (PSDB), Luiz Eduardo Girão (Podemos), Júlio Ventura Neto (PDT). E também: Carmelo Neto, Aloísio Ramalho Filho, George Lima, dentre outros, todos em busca dos conselhos e análises de Beto, que segue sem declarar quem receberá seu apoio no pleito. 

Ainda no BS Design...

Está ficando linda a nova filial da clínica de Jório da Escóssia no prédio mais moderno do CE. Odontólogo e parte da equipe se preparam para deixar, no final de setembro, o endereço da Antônio Sales, que seguirá funcionando, agora com novos serviços na área médica. Voltando ao BS Design, projeto leva assinatura da arquiteta Consuêlo Nóbrega. Obras civis são acompanhadas pela engenheira Silvana Fialho. Na coordenação de tudo, a competente Fátima Santana, braço direito do requisitado dentista.

Joias I

Riviera de brilhantes para o tornozelo é a pedida de algumas clientes da AT Jewels. Para quem prefere joias mais leves e descoladas, fazem sucesso as peças da designer Nathalia Weyne, da Chiori Charming Jewels, cheias de cor e criatividade. Na Sandra Pinheiro, os pingentes com iniciais grandes e em cores vibrantes dão a tônica.

Joias II

Li na Veja que Camila Klein fechou suas 13 lojas físicas no Brasil. Famosa por suas peças de absoluto estilo, vai deixar saudades numa clientela que valorizava a autenticidade e personalidade do trabalho da criadora. Seguirá com vendas online, mas pretende mesmo é, em breve, abrir uma escola de filosofia para mulheres e se dividir nas duas áreas.

Quinta-feira agitada

De um lado, turma que vai conhecer o drive-in Go Dream Fortaleza, no Centro de Eventos, sob o comando de Clarinha Franck. Começa às 16h30min com "DPA. A Marca da Maldade", depois às 19h30min tem "Elis" e, às 22h30min, "1917".

Do outro...

Famosas da Cidade participam de ação da Maison Casa Freitas, que distribuiu kits de mesas postas temáticas para a quinta-feira do caranguejo versão "at home". Vanessa Queiroz, Rebeca Leal, Camila Nogueira, Carine Moreira e Roberta Quaranta dentre as "convidadas". Ticiana Parente é co-anfitriã, com Fernanda Freitas, já que o crustáceo é do Dom Pastel.

SOB O SOL

Sídia Holanda, Ticiana Oliveira, Marcella Porto, Camila Quinderé e Uliana Porto.
Foto: divulgação
Sídia Holanda, Ticiana Oliveira, Marcella Porto, Camila Quinderé e Uliana Porto.

Time de beldades na Lagoa do Uruaú: Sídia Holanda, Ticiana Oliveira, Marcella Porto, Camila Quinderé e Uliana Porto.

Igor Queiroz Barroso e Aline
Foto: divulgação
Igor Queiroz Barroso e Aline

Igor Queiroz Barroso e Aline, cultivadores da literatura, das artes e das amizades, em click no badalado Zorah Beach Hotel, point deluxe do nosso litoral.

Formatura

Lili, Carolina e Colombo Cialdini
Foto: Divulgação
Lili, Carolina e Colombo Cialdini

Lili e Colombo Cialdini felizes da vida com a formatura da filha Carolina, nova advogada da família. Parabéns!

Entre nós...

Com tantos robôs, cancelamentos orquestrados, publicidades forçadas, pessoas mal intencionadas, notícias falsas e muita energia negativa, redes sociais se distanciam, cada vez mais, da autenticidade e leveza que fizeram delas as supostas donas do mundo. Até quando, hein?

 

Foto do Clóvis Holanda

Sociedade, política, tendências. Tudo junto com uma pitada de bom humor. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?