Logo O POVO+
Maia chora, Fiuk chora, e nós fazemos o quê?
Foto de Clóvis Holanda
clique para exibir bio do colunista

É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.

Clóvis Holanda comportamento

Maia chora, Fiuk chora, e nós fazemos o quê?

Rodrigo Maia: lágrimas no discurso de despedida da presidência.  (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil Rodrigo Maia: lágrimas no discurso de despedida da presidência.

O Brasil da última segunda-feira pediu licença ao coronavírus para realizar a eleição presencial-abarrotada dos presidentes das casas legislativas. O vírus negou, mas já era tarde... De todo modo, dizem que gente ruim não morre pela peste, será que se confiaram nisso?

Dado o planejamento organizadíssimo da equipe do PR, que incluiu uma artimanha antecipada do TCU para liberar aos deputados e senadores recursos não previstos no orçamento de 2021, ganharam os candidatos apoiados pelo Planalto. Para o que não tem preço, tem paláciocard. 

Interessante que para certas ações sobra poder de comando, organização e articulação política, já para outras... Desde as caravelas o modus operandi é assim...

Maia, "cancelado" pela direita e esquerda, deixou o comando do Legislativo com lágrimas emotivas, não diria de crocodilo posto que ainda não foi nem vacinado. Mas pelo mundo animal, "porco" e "suíno" foram alguns dos termos usados pela oposição nas redes ao se referir ao político - de carteirinha.

Mundo bolsoadicto, talvez alheio aos bastidores do poder, acreditando piamente (ou fingindo) na abertura de uma nova etapa da cena pública em Brasília, agora supostamente livre de amarras da "velha política" e pronta para as grandes mudanças.

Esta crença é similar aos que ainda aguardam a influência da Era de Aquários, desde o réveillon, sobre o planeta. Se formos olhar a vida como ela é, os coleguinhas de plenário já devem estar com os pires esvaziados esperando a primeira pauta entrar na ordem do dia.

Falando em pires vazio...

De repente a população brasileira quer discutir todas as questões sociais que permeiam a nossa história a partir dos diálogos do Big Brother Brasil. Nada contra, mas cabe incluir aí neste afã leituras mais aprofundadas para não ficar no campo da opinião apaixonada e movida unicamente pela tela da TV.

Fiuk no BBB: choro por causas variadas
Foto: Reprodução TV Globo
Fiuk no BBB: choro por causas variadas

A vontade que dá é fazer como Fiuk e começar a chorar. O filho de Fábio Júnior, um dos integrantes do reality show, derrama lágrimas por quase tudo. Tenta passar uma imagem de conectado com todas as correntes de militância contemporânea e praticamente já pediu desculpas até por existir. É um "Guerreiro Menino" como cantou Fagner, deseja colo, palavras amenas...

Senadora Kátia Abreu e sua saia de gravatas, se essa moda pega...
Foto: Reprodução instagram
Senadora Kátia Abreu e sua saia de gravatas, se essa moda pega...

A irreverência da sessão no Senado ficou por conta de Kátia Abreu (PP-TO), que trajou saia confeccionada com 30 gravatas cedidas por colegas parlamentares, devidamente assinadas com os nomes de cada um.

A parlamentar disse que, na brincadeira de pedir o acessório, acabou ganhando mais do que o necessário e, em breve, vai circular com outros modelitos...

Só para fechar o tema Lira-Pacheco, quem voltou a opinar sobre política foi a deputada federal afastada Flordelis, aqueeeeeeela.... Desde que deixou o cargo pela denúncia de envolvimento no assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo, ela se continha com sua carreira de cantora gospel.

Logo após a vitória de Arthur Lira, ela postou foto com o novo presidente da Câmara e os dizeres: "Agora a Câmara terá voz. Chegou o momento de avançar, de colocarmos e votarmos pautas que conduzirão o Brasil a dias melhores...".  

...E tudo isso é sem Carnaval semana que vem. Estamos emparedados e sem concorrer ao milhão e meio do BBB. Acho que vou imitar o Fiuk...

Entre poderes

Evandro Leitão e Camilo Santana na primeira visita institucional entre os poderes
Foto: CARLOS GIBAJA / GOV
Evandro Leitão e Camilo Santana na primeira visita institucional entre os poderes

Para a posteridade: primeira visita do presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão (PDT), ao governador Camilo Santana. Parlamentar foi com a mesa diretora num ato de cortesia institucional e reforçou a importância de trabalho conjunto entre poderes. A Assembleia, vale ressaltar, aprovou em 2020 cerca de 100 mensagens do Executivo.

Piso da advocacia

Advogado André Costa e vice-presidente da AL, deputado estadual Fernando Santana
Foto: DIVULGAÇÃO ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Advogado André Costa e vice-presidente da AL, deputado estadual Fernando Santana

Ano legislativo começa com demanda de parte expressiva da advocacia cearense sobre a mesa na AL. Mensagem de Lei nº 8.342/2019, encaminhada pelo governador Camilo Santana, institui o piso salarial do advogado atuante da iniciativa privada. Proposição foi tema de audiência, na última semana, entre o conselheiro federal da OAB, advogado André Costa, e o então presidente daquele Poder, deputado Fernando Santana, hoje vice-presidente, que se comprometeu em apresentar a pauta à nova Mesa Diretora. André destaca que pelo menos dez estados do Brasil já possuem pisos para a categoria, o que faria muita diferença não para os grandes, mas aos pequenos e para os que atuam no Interior.

Saúde

Aline Vasques, nova experiência na Fisioterapia
Foto: divulgação
Aline Vasques, nova experiência na Fisioterapia

Fisioterapeuta Aline Vasques, mestre em Saúde Pública, animada com nova experiência profissional. Foi selecionada para assumir a preceptoria de estágio dos alunos da Liga de Fisioterapia Esportiva da UFC. Sucesso!

 

Foto do Clóvis Holanda

Sociedade, política, tendências. Tudo junto com uma pitada de bom humor. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?