![Foto de Clóvis Holanda](https://www.opovo.com.br/_midias/jpg/2024/01/25/290x290/1_clovis_holanda-25199498.jpg)
É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.
É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.
Num sábado gordo como hoje, se Castor de Andrade fosse vivo, estaria ansioso com a entrada de sua escola de samba Mocidade na Sapucaí.
Castor de Andrade é tema de documentário na Globoplay
Do seu escritório, as famosas malas e caixas com dinheiro vivo por certo cobririam ali os últimos "ajustes" antes do desfile começar.
Personagem mítico da história do Carnaval, do futebol e do próprio Rio de Janeiro, o bicheiro é tema do recém-estreado documentário "Doutor Castor" (GloboPlay).
Vilão, mas com ares de mocinho, o contraventor conseguiu, por meio de sua influência e corrupção na Polícia, no Judiciário e na Política, tornar-se um poder paralelo no mundo e submundo cariocas.
Castor de Andrade é tema de documentário na Globoplay
Além do jogo do bicho, que herdou da avó, atuava no tráfico de drogas. Ninguém tinha coragem de mexer com ele e com os seus. Era um Pablo Escobar à brasileira.
Conseguiu levar seu time, o Bangu, à Libertadores de 1986. Castor intervia mais do que o técnico, decidia até a escalação.
O uniforme e toda a comunicação visual do clube, por um tempo, chegou a ter uma figura do animal castor bordada vizinho ao brasão. Quem questionasse, ele com seu palavreado grosseiro lembrava que o patrocinador - no caso ele - é quem manda.
Sempre assediado por interesseiros, circulava com desenvoltura na periferia e na alta. Gostava de trajar ternos e blazers caros, com lenços opulentes saindo do bolso, numa espécie de releitura tupiniquim dos elegantes mafiosos italianos.
Morreu em 1997 depois de uma vida intensa, em todos os sentidos, e que o colocou, para sempre, no imaginário dos que amam as duas expressões máximas da cultura nacional: Carnaval e futebol - para o bem e para o mal...
E tem mais...
Para o fim de semana festivo, mas sem festas, opção de charme são os kaftans coloridos, podendo ser os do estilista Alysson Aragão ou os da excêntrica Simone Bellin.
Jornalista Diego Gregório estreia como escritor. Acaba de lançar "Coisas que você mesmo poderia ter dito", edição independente com apoio da Lei Aldir Blanc.
Dinâmica Mariana Marques apresentou a nova coleção de louças de sua Tempo Chamado Tempo. Chama-se "Coração do Cariri" e é inspirada na flora e fauna da Chapada do Araripe.
Circulando em Fortaleza, com equipe da Band, Zeca Camargo escolheu o Mar de Rosas (Praia de Iracema) e O Chamego (Meireles) para suas refeições.
Restaurateur e chef André Bichucher lança a "Experiência Maçarico" em seu Mangue Azul. Com preço fixo de R$79 por pessoa, o cardápio conta com duas opções de entradas, duas de pratos principais e onze opções de vinhos e espumantes, que harmonizam a experiência gastronômica. O cardápio ficará disponível até 17 de fevereiro.
Em Fernando de Noronha para o tempos mominos sem festa, Marília Queiroz e Did Machado com os filhos do casal.
Ledinha Craveiro adquiriu o trabalho "Fluidez I", da série "Wave", obra assinada pela empresária, advogada e agora artista visual Claudiana Loureiro. Catálogo das peças já disponível para colecionadores.
Foliã de coração, Christianny Diógenes foi se conformar com a impossibilidade da festa na Livraria Cultura, do RioMar, onde adquiriu livros para o período.
Hoje é dia de desejar feliz novo ciclo para: Renata Bezerra Viana, Raphael Mota, Valéria Bezerra, Fátima Câmara, Lígia Mota.
Carnaval em casa
Claudia Leitte apresenta live neste sábado ao lado de Ivete Sangalo
Live das mais aguardadas deste Carnaval atípico, Claudia Leitte se apresenta neste sábado, início às 17h30min, ao lado de Ivete Sangalo. Cantora segue escolhendo a mão de cearenses no quesito estilo.
O stylist Renato Thomaz é quem cuida da sua produção, com direito a uma cabeça assinada pela chapeleira Jomara Cid, que há muitos carnavais produz acessórios para a musa do axé. Apresentação será transmitida pelo canal do YouTube das cantoras.
Reconhecimento
Isabel Mota, Ticiana Mota, Ana Lúcia Mota, Mariana Mota e Felipe Mota: mais um reconhecimento em sua Cerbrás
Referência no mercado de revestimentos cerâmicos e porcelanatos, a Cerbras conquistou a 22ª colocação na primeira edição do ranking nacional criado pelo Great Place To Work (GPTW) para as indústrias. Com mercado em todo o Norte/Nordeste e em mais de 30 países, a cearense é a única empresa do segmento a figurar entre as melhores indústrias para trabalhar no Brasil, na categoria médias empresas. O ranking listou ao todo 80 indústrias de todo o Brasil. A premiação é realizada pelo GPTW em parceria com a Confederação Nacional das Indústrias (CNI).Na foto, a família Cerbras: Isabel, Ticiana, Ana Lúcia, Mariana e Felipe, os responsáveis pelo sucesso.
Encontro
Prefeito Roberto Pessoa, advogado Waldyr Xavier, Rodrigo Mota e Lúcio Alcântara
Prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, em momento de papinhos e café, em sua residência. À mesa, ex-governador Lúcio Alcântara, advogado Waldir Xavier, e Rodrigo Mota, da equipe de secretários do gestor. Em pauta: política e Direito. Segundo meu estimado colega Alan Neto publicou, o Palácio da Abolição estaria no panorama de Roberto Pessoa, bom de voto ele é.
Amanhã no Vida&Arte
Bell Marques fala neste domingo, no O POVO, sobre não cantar no Carnaval após mais de 40 anos animando a folia
Após mais de 40 anos, este é o primeiro em que Bell Marques não vai estar cantando nas ruas da Bahia. Em conversa comigo, fala desta "estranha sensação" e convida para seu show online, domingo 16h. Entrevista está no O POVO de amanhã.
Sociedade, política, tendências. Tudo junto com uma pitada de bom humor. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.