Logo O POVO+
Libertinagem e consumo desenfreado no pós-pandemia
Foto de Clóvis Holanda
clique para exibir bio do colunista

É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.

Clóvis Holanda comportamento

Libertinagem e consumo desenfreado no pós-pandemia

Erinaldo Dantas, presidente da OAB Ceará; e João Ítalo Pompeu, presidente da Comissão de Direito Previdenciário  e Assistência Social da OAB Ceará (Foto: OAB/ Divulgação)
Foto: OAB/ Divulgação Erinaldo Dantas, presidente da OAB Ceará; e João Ítalo Pompeu, presidente da Comissão de Direito Previdenciário e Assistência Social da OAB Ceará

E depois que o mundo conseguir se livrar ou, minimamente, controlar o coronavírus, como será? Acho que aquela tese, defendida por alguns, de que nasceria uma sociedade mais justa, solidária, equilibrada e consciente já foi superada pela realidade dos fatos. 

Considerado pela revista Time como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo e pela revista Foreign Policy como um dos 100 maiores pensadores globais, o sociólogo Nicholas Christakis apresenta sua visão de um futuro próximo no seu novo livro: "Apollo's Arrow: the Profound and Enduring Impact of Coronavirus on the Way We Live".

Em tradução livre: "A Flecha de Apolo: o Impacto Profundo e Duradouro do Coronavírus na Maneira como Vivemos", ainda sem tradução para o português, mergulha no passado da humanidade para prever o futuro.

Partindo das outras epidemias atravessadas na história, Nicholas vislumbra um futuro com redução da religiosidade, gastos desenfreados pós-demanda reprimida e libertinagem sexual descontrolada.

O cientista atenta que os vírus são fenômenos biológicos, mas quando controlados revelam, com ainda mais clareza, seus impactos e alterações, deixando rastros nos campos social, psicológico e econômico.

Aguardemos...

E tem mais...

Superintendente da Agência Fiscalização De Fortaleza (Agefis), Laura Jucá foi pessoalmente, no meio da madrugada, circular pelo comércio ambulante que ocupa o entorno da catedral e mercado central.

Executiva quer compreender todos os mecanismos e atores que operam na área para desenhar saídas a este desafio antigo no ordenamento urbano na Capital. Brava!

Museu da Fotografia de Fortaleza, quem nunca visitou deve fazê-lo, planeja exposição de Luís Carlos Barreto, premiado cineasta e fotógrafo. Ideia é que mostra ocorra em setembro.

Cardiologista dos poderosos, da direita, esquerda e Centrão, médico Roberto Kalil é o novo contratado da CNN Brasil. Estará à frente do "CNN Sinais Vitais", programa que será apresentado semanalmente no horário nobre, com estreia em março.

Designer Nathália Canamary apresenta sua nova coleção de joias em prata: "Rosa Iracema", em alusão àquele granito com tons de rosa e cinza muito usado nos anos 80. Peças trazem aplicações com a pedra.

Programa de Pós-Graduação em Modelagem e Métodos Quantitativos da UFC está com inscrições abertas até 21/02/2021. São ofertadas 16 vagas e o público-alvo são graduados em Estatística, Matemática Industrial, Matemática, Engenharias, Física, Ciência da Computação, Ciência e Tecnologia.

Hoje é dia de desejar felicidades para: Wagner Fernandes, Sarah Dibe, Vera Passos, Simone Bellin, Liberato Barroso Neto, Mariah Frota, Raquel Barroso.

Boa música

Raimundo Fagner
Foto: Tom Brasil / Divulgação
Raimundo Fagner

Raimundo Fagner é o convidado, desta terça-feira, do #Provoca, apresentado por Marcelo Tas na TV Cultura. No programa, que integra seleção das melhores edições de 2020, o cantor fala sobre o seu pai, conta a história do fuzilamento de seu avô no Líbano e homenageia Belchior com a música "Espacial" - pouco conhecida pelo público e que não cantava há 40 anos. Traça elogios a Gilberto Gil e dá alfinetadas em Caetano Veloso. Atração vai ao ar às22h, na televisão aberta e no YouTube.

PR não escapou

Maria Bopp apresentou a versão mais popular do carnaval deste ano de sátira ao presidente
Foto: GNT/ Divulgação
Maria Bopp apresentou a versão mais popular do carnaval deste ano de sátira ao presidente

Não teve Carnaval, mas das tradicionais paródias criticando e satirizando o presidente, em exercício da vez, Bolsonaro não escapou. A mais famosa de 2021 ficou a cargo da atriz e roteirista que criou a personagem "Blogueirinha do Fim do Mundo".

Com sua verve irônica, questiona padrões sociais, conjuntura política e comportamento, tudo numa linguagem e estilo difundido pelas influenciadoras de moda e beleza. O vídeo do samba de Carnaval foi produzido pelo canal GNT com letra do compositor Edu Krieger e pode ser conferido no perfil do GNT via instagram.

Lideranças e inovação

Vice-presidente da CDL de Fortaleza, Jamila Araújo, e Roberto Leite Júnior, presidente da CDL Jovem de Fortaleza
Foto: João Filho Tavares
Vice-presidente da CDL de Fortaleza, Jamila Araújo, e Roberto Leite Júnior, presidente da CDL Jovem de Fortaleza

CDL Jovem realiza, no dia 18, mais uma edição do encontro "Beer And Inovation". Felipe Caesar (Hub Local), Luiz Santos (Urbis), Humberto Cavalcante (IZI) e Yuro Frota (Sunne) apresentaram os cases de inovação de suas startups. No comando, o novo presidente da entidade, Roberto Leite Júnior, na foto acima com a vice-presidente da CDL de Fortaleza, Jamila Araújo.

INSS na OAB

Erinaldo Dantas, presidente da OAB Ceará; e João Ítalo Pompeu, presidente da Comissão de Direito Previdenciário  e Assistência Social da OAB Ceará
Foto: OAB/ Divulgação
Erinaldo Dantas, presidente da OAB Ceará; e João Ítalo Pompeu, presidente da Comissão de Direito Previdenciário e Assistência Social da OAB Ceará

Erinaldo Dantas, presidente da OAB Ceará, comemora mais um resultado de sua gestão à frente da Ordem. A sede da entidade no Ceará contará em breve com um posto de atendimento do INSS exclusivo à advocacia. O atendimento será realizado por servidores do órgão federal e contará com auxílio de colaboradores da OAB, de modo que advogados possam ser atendidos de forma presencial, por e-mail e via whatsapp. Na registro, Erinaldo com João Ítalo Pompeu, presidente da Comissão de Direito Previdenciário e Assistência Social da OAB.

Entre nós...

De Machado de Assis, em 1894: "Quando eu li que este ano não pode haver Carnaval na rua, fiquei mortalmente triste. É crença minha, que no dia em que Deus Momo for de todo exilado deste mundo, o mundo acaba. Rir não é só `le propre de l`homme`, é ainda uma necessidade dele. E só há riso, e grande riso, quando é público. Universal. Inextinguível. À maneira de deuses de homero, ao ver o pobre coxo vulcano".

Boa segunda-feira, boa semana!

 

Foto do Clóvis Holanda

Sociedade, política, tendências. Tudo junto com uma pitada de bom humor. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?