Logo O POVO+
Ricardo Cavalcante: "Uma janela de oportunidades"
Foto de Clóvis Holanda
clique para exibir bio do colunista

É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.

Clóvis Holanda comportamento

Ricardo Cavalcante: "Uma janela de oportunidades"

Ricardo Cavalcante, presidente da Fiec, assume comando da Associação Nordeste Forte nesta segunda-feira  (Foto: Rayane Maranhão / Divulgação Fiec )
Foto: Rayane Maranhão / Divulgação Fiec Ricardo Cavalcante, presidente da Fiec, assume comando da Associação Nordeste Forte nesta segunda-feira

Ao assumir a presidência da Fiec, mesmo após muitos anos ocupando as diretorias da entidade, Ricardo Cavalcante não imaginaria o desafio que tinha pela frente. A surpreendente pandemia e todos os seus dilemas, no entanto, parecem ter se transformado em combustível na veia empreendedora e de visão do industrial.

Além de manter a frequência de todas as ações da Federação, mobilizou seus pares e, junto com o setor público, encabeçou via Fiec iniciativas emblemáticas de cunho empresarial e social, como a produção e distribuição dos capacetes Elmo, um marco na história da saúde no Ceará na rede pública e privada de hospitais.

Hoje, Ricardo dá mais um passo na sua trajetória como representante do setor industrial e produtivo brasileiro. Às 19h, em cerimônia na sede da Confederação Nacional da Indústria (Brasília), assume a presidência da Associação Nordeste Forte para o biênio 2021-2022. A promessa é de uma gestão participativa, onde a tônica, garante ele, será a construção coletiva de soluções para as questões determinantes no desenvolvimento industrial na região. Em conversa com a coluna, expõe visões.

O POVO: Como futuro presidente da Associação Nordeste Forte, que áreas serão prioritárias em seu mandato à frente da entidade?

Ricardo Cavalcante: A prioridade é contribuir para o fortalecimento da indústria nordestina, a melhoria da competitividade com a integração das cadeias produtivas, a inovação e a internacionalização, permitindo um salto qualitativo para elevar o valor agregado e a produção industrial.

O POVO: Que oportunidades se abrem ao Ceará a partir do seu comando na Associação?

Ricardo: A indústria cearense terá uma janela de oportunidades, ampliando as suas vantagens competitivas com uma maior integração regional, com possível expansão dos mercados fornecedor e consumidor.

O POVO: Num cenário como o que estamos passando, que diferença a Associação pode fazer no sentido de fortalecer a economia regional?

Ricardo: A Associação Nordeste Forte representa nove Federações da Indústria e, por isso, possui a capacidade política de contribuir para a solução de gargalos institucionais, fiscais, financeiros e de infraestrutura necessários ao Desenvolvimento Industrial Nordestino. Existe muita complementariedade territorial e setorial na indústria nordestina que podem ser potencializadas.

É do Ceará

Cearense Kayla Oliveira  desponta no mundo da moda
Foto: Michael Rodrigues/ Divulgação Joy Models
Cearense Kayla Oliveira desponta no mundo da moda

Natural de Tamboril, no sertão cearense, modelo Kayla Oliveira acaba de mudar-se para São Paulo, onde desponta entre as apostas da moda nacional e sinaliza ir nos caminhos de sucesso da conterrânea Valentina Sampaio.

Aos 25 anos, trabalhava como operadora de telemarketing, vendendo planos telefônicos, até que participou da seleção de modelos The Look of The Year, onde ficou entre as finalistas da edição 2018.Desde então, Kayla fechou representação com a JOY Model, mesma agência responsável pela carreira de Lais Ribeiro, a única Angel brasileira da Victoria's Secret.

Cearense reforça o time de modelos trans do Brasil, e levanta a bandeira da representatividade: "Quero poder usar a moda como plataforma para inclusão, para debate, para colaborar na busca por respeito às travestis e transexuais. É uma questão onde ainda há muito para evoluir. Precisamos de mais empatia e respeito!", conclui.

Exposição 

Artista visual Sérgio Helle abre em março exposição na Unifor
Foto: JARBAS OLIVEIRA / Divulgação
Artista visual Sérgio Helle abre em março exposição na Unifor

Artista plástico Sérgio Helle dedicado aos últimos detalhes da exposição "Águas de Março". Mostra conta com 50 obras e está prevista para ser aberta no dia 23.03, no Espaço Cultural Unifor. A individual marca o retorno do artista à instituição onde começou a expor seu trabalho ainda nos anos 1980. Telas de Sérgio Helle também integram a Exposição 50 Duetos, comemorativa aos 50 anos da Fundação Edson Queiroz, que acontece ao mesmo tempo em outra área do Espaço.

Noronha 

Idézio Rolim e Maryana: fim de semana com filhos em Noronha
Foto: Arquivo Pessoal
Idézio Rolim e Maryana: fim de semana com filhos em Noronha

Idézio Rolim e Maryana escolheram Fernando de Noronha para o fim de semana, num roteiro paradisíaco,  solar e em família, com os filhos dele e os do casal, todos juntos no registro. 

Entre nós... 

Do poeta, jornalista e cronista Fabrício Carpinejar: "Não devemos jamais nos economizar nem no amor, nem na amizade. Já com os problemas, podemos parcelar em 36x". 

Boa segunda-feira, boa semana!

 

Foto do Clóvis Holanda

Sociedade, política, tendências. Tudo junto com uma pitada de bom humor. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?