Logo O POVO+
"Foder": o verbo onipresente no Brasil 20-21
Foto de Clóvis Holanda
clique para exibir bio do colunista

É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.

Clóvis Holanda comportamento

"Foder": o verbo onipresente no Brasil 20-21

Escritor e palestrante Caio Carneiro: sucesso nas livrarias com a proposta
Foto: DMT Palestras/ Divulgação Escritor e palestrante Caio Carneiro: sucesso nas livrarias com a proposta "Seja Foda"

Fui dar um giro na livraria e algo me saltou aos olhos: a quantidade de títulos, muitos na prateleira de mais vendidos, evocando o verbo "foder".

Tem "A Sutil Arte de Ligar o Foda-se", de Mark Manson, que também escreveu "Fodeu Geral - Um livro sobre esperança?".

Vi ainda "Enfodere-se" escrito por Caio Carneiro, autor de outro sucesso, o "Seja Foda", estes quatro todos no campo da autoajuda.

O termo segue em alta quando entra na seara comportamental com "Beber Jogar Foder", de Andrew Gotflied, e na literatura com "O Ato - Foder é Vermelho", de R. Roldan-Roldan.

Expressão ganha muitos matizes em seu sentido denotativo. Daí encontrei o "Foder? - Do que falamos quando falamos de sexualidades", de Bel Olid, "As Mulheres Não Gostam de Foder", de Aluarez Rabo, dentre outros mais assanhadinhos.

A personagem do BBB Karol Conká, que unificou o País pelo ódio (sentimento mais nacional de todos atualmente, ou seria desde sempre?), era adepta da expressão na TV.

Quem também, vez por outra, se utiliza do vocábulo é o chefe da Nação, que bradou naquela fatídica reunião de 22 de abril: "Eu não vou esperar foder a minha família toda...". A frase acompanha inquérito sobre a suposta interferência do PR na Polícia Federal.

Retirados os interesses do mercado editorial e a força da palavra em momentos de tensão, temos neste detalhe, talvez, um reflexo da nossa sociedade, que vem abandonando ou trocando os saberes historicamente construídos pelo que nos equipara não pela simplicidade, mas pela vulgaridade e pobreza de argumentos e pensamento. Dito isto, vamos às flores...

Fase solar 

Brenda Rolim: reforma e ambientação de um dos pontos mais privilegiados da Beira Mar
Foto: Diego Borges / Divulgação
Brenda Rolim: reforma e ambientação de um dos pontos mais privilegiados da Beira Mar

Arquiteta Brenda Rolim vive uma fase ensolarada e cheia de cores na vida e na carreira. Desde o início da pandemia, vem se dedicando a projetos de hotelaria, residências de praia e restaurantes, tudo com vista para o mar. Dedica-se a projetar hotéis na Taíba, Cumbuco e Icaraizinho, além de um projeto especial na Capital. Tudo com valorização do artesanato, de artistas locais e da identidade do nosso povo. 

Live de 30 anos

Marcos Lessa: live comemora os 30 anos de vida do cantor
Foto: Divulgação
Marcos Lessa: live comemora os 30 anos de vida do cantor

Talentosíssimo Marcos Lessa chega aos 30 anos neste domingo. Comemoração vem em forma de show pelo seu canal do YouTube, revisitando os sucessos que marcaram sua trajetória como intérprete e compositor.

Com início às 19h, apresentação tem cunho celebrativo, mas também solidário, com arrecadação de verbas para socorro à população do Acre, que vem sofrendo não só com a epidemia, mas também com as fortes enchentes, desabrigando muitas famílias.

"Tinha muitos planos pra esse dia, mas, devido ao momento, não poderei fazer. Deus sabe de todas as coisas e assim quero convidar vocês para esse momento de celebração da minha nova idade e também de apoio ao Acre, que precisa muito de nossa ajuda", declarou ele.

Tchibum!

Monique e Clovis Rolim Neto
Foto: Arquivo Pessoal
Monique e Clovis Rolim Neto

Do mar de Angra dos Reis, Monique e Clovis Rolim Neto. Casal foi ao Rio no último fim de semana, com hospedagem no Fasano-Angra, para aniversário do amigo Igor Araripe, por lá com esposa Bia Rolim. Ainda na turma, Marina e João Ary, Lívia e Guilherme Vieira.

Bom saber...

Nova série original da CNN, "Roubos Históricos", vai recontar, em dois episódios, o cinematográfico assalto subterrâneo à sede do Banco Central em Fortaleza, dentre outros furtos marcantes da história. Apresentado por Evaristo Costa aos domingos, às 19h, o caso da Dom Manuel com Heráclito Graça deve ir ao ar nos dias 7 e 14 de março.

Pague Menos foi certificada com o selo nacional da GPTW, inserindo a rede no disputado hall das 25 empresas de destaque do varejo brasileiro em 2020. Medidas de prevenção à Covid-19 e políticas de igualdade de cor, raça, credo e opção sexual, condenando qualquer tipo de discriminação, foram os itens mais bem avaliados na pesquisa.

Bodas: Branca e Racine Mourão comemoraram com jantar, em família, seus 29 anos de casados. Festeiros que só eles, as Bodas de Pérola, em 2022, prometem.

Advogado Bruno Queiroz e Juliana Bastos brindaram as Bodas de Cobre, oito anos de casados, com jantar no clássico Moranga.

O disputado Vila Selvagem, no Fortim, foi o roteiro de Germaninho Franck e Ylka no fim de semana.

Vânia e Aristófanes Canamary aproveitaram o sábado chuvoso para receber os filhos para farta feijoada.

Rogério Feitosa Mota e o primo Odmar Feitosa conjugando o verbo "charutar" pelos jardins da Brava Wine.

Abrem novo ciclo de vida hoje: Eduardo Carneiro, que com esposa Geórgia Busgaib forma casal dos mais belos. Também a dinâmica Viviane Almada, sempre a mil. Saúde!

Vou indo, boa quinta-feira, dia de caranguejar, se possível em casa!

 

Foto do Clóvis Holanda

Sociedade, política, tendências. Tudo junto com uma pitada de bom humor. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?