Logo O POVO+
PEC da blindagem contra a inflação, isso sim!
Foto de Clóvis Holanda
clique para exibir bio do colunista

É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.

Clóvis Holanda comportamento

PEC da blindagem contra a inflação, isso sim!

Presidente da Câmara dos Deputados, Artur Lira colocou em votação PEC que altera regras sobre imunidade e prisões de parlamentares, dificultando punições (Foto: CÂMARA DOS DEPUTADOS / DIVULGAÇÃO)
Foto: CÂMARA DOS DEPUTADOS / DIVULGAÇÃO Presidente da Câmara dos Deputados, Artur Lira colocou em votação PEC que altera regras sobre imunidade e prisões de parlamentares, dificultando punições

A frase mais clichê é também a mais verdadeira: o Brasil não é para amadores. Atingimos as 250 mil mortes pela Covid-19, ao mesmo tempo em que uma das pautas de maior evidência no Congresso Nacional é a chamada "PEC da Blindagem".

Embalados pelo caso Daniel Silveira (PSL-RJ), parlamentares propõem artimanha jurídica para tornar ainda mais difícil, quase impossível, a aplicação de medidas cautelares contra deputados e senadores, como prisões e o uso de tornozeleira eletrônica.

Cruzando esta tentativa de cambalacho institucional com os dados do IBGE, que apontou Fortaleza como a capital de maior inflação do Brasil, a vontade é de clamar ao universo por uma blindagem para os cidadãos, estes, sim, injustiçados e exaustos!

A política sempre se moveu dentro de uma lógica própria, na maioria das vezes alheia às reais necessidades da população. Mas no meio de uma pandemia e aprofundamento da crise econômica, fica evidente essa disparidade.

Saindo da cena pública para a doméstica (como se isso fosse possível), lembrei estes dias daquele best-seller dos anos 2000, "Casais Inteligentes Enriquecem Juntos", muito vendido até hoje. Como se chamaria o livro do consultor Ricardo Cerbasi hoje em dia, hein? Porque casamento e riqueza estão bem em baixa...

Talvez isso explique a insistência, da bancada evangélica da Assembleia Legislativa, de manter as atividades das igrejas como essenciais em meio ao pico do coronavírus e contrariando parecer da Procuradoria Jurídica da Casa. Mas vou jogar aqui a culpa no fiel: quem frequenta templo no qual o líder maior não se preocupa com a preservação da vida não busca Cristo e seus ensinamentos, é outra relação...

Vamos abstraindo e abraçando, agora, as levezas...

No mundo das tendências tudo são ciclos, pois bem, o granito, que dominou a arquitetura ali pelos anos 80-90 está de volta! Pedra eterna, andou meio em baixa com a ascensão do porcelanato, mas nessa onda retrô que a epidemia nos impôs está em pleno "revival".

Achei interessante, li na coluna da colega Neila Fontenele (O POVO), que a Ceará Stones (Santa Quitéria) vai exportar granito branco para a construção do Shangai Museum, na China, algo em torno de três mil metros cúbicos do produto.

A designer de joias Nathália Canamary, antenada que só ela, recém-lançou a coleção Rosa Iracema, usando em brincos, colares e anéis aquele granito que mescla os tons de rosa, branco, cinza e preto, que já foi um hit na construção civil.

Seguindo no mundo da joalheira, o "trend" agora são as "joias afetivas", verdadeiramente antigas, aquelas do cofre da avó, ou novas com formatos e propostas que fizeram sucesso nos anos atrás. O destaque aí são os broches, estes com tudo!

Raphael Felippo (diretor comercial da Cartier) e Maxime Tarneaud (CEO Cartier Brasil) recebem Alexandre e Tânia Leitão (Tânia Joias) para apresentar a nova e moderna estrutura da grife no País e cumprimentar pela performance de vendas da rede cearense em 2020. Planos para a abertura da Tânia Joias no RioMar Recife também em pauta.
Foto: Divulgação
Raphael Felippo (diretor comercial da Cartier) e Maxime Tarneaud (CEO Cartier Brasil) recebem Alexandre e Tânia Leitão (Tânia Joias) para apresentar a nova e moderna estrutura da grife no País e cumprimentar pela performance de vendas da rede cearense em 2020. Planos para a abertura da Tânia Joias no RioMar Recife também em pauta.

O viés é confirmado pelo mundo paralelo e em alta do mercado deluxe. Alexandre e Tânia Leitão, da tradicional Tânia Joias, estão em Sampa, para reuniões com a Cartier e me mandam notícias do porvir no universo do consumo.

Marcas revisitam modelos icônicos de joias e relógios, que mixados a peças de design contemporâneo conferem a quem a usa o condão da personalidade, atemporalidade e firmeza nas escolhas.

Já que falei em cofre, uma devida correção de nota publicada ontem: o especial da CNN sobre o assalto ao Banco Central de Fortaleza vai ao ar nos dias 14 e 21 de março, às 19h15min.

Participa da produção, como entrevistado, o jornalista Luís Henrique Campos, que à época cobriu o episódio para O POVO, inclusive ganhando prêmios nacionais. Hoje o colega Lucam integra equipe de comunicação do Grupo BSPar.

Mudando os ares...

Seguem curtindo as belezas de Fernando de Noronha, há mais de uma semana, Did Machado Neto e Marília Queiroz com os filhos. Casal parece mesmo ter se encantado com a ilha.

No mesmo destino, chegaram ontem para o fim de semana, Eduardo Diogo e Melaine. Hospedagem na famosa Pousada Zé Maria.

Vivendo uma fase fit, bem focada nos treinos de musculação, a bela Marcela Dias Branco. Emílio Viana é o personal trainer escolhido.

Muito sentidas as partidas do ex-vereador e médico Iraguassu Teixeira e do empresário Glauco Holanda, fundador da Rede ProHospital. A eles, paz e luz!

Oceani Beach Park Hotel recebeu o prêmio Loved by Guests da plataforma Hoteis.com, com nota geral 8,4 e a classificação "Muito bom" na categoria família. Merecido.

Chef Felipe Rodrigues, responsável pela cozinha do restaurante Tangará Jean-Georges, assinou em parceria com o renomado francês Jean-Georges Vongerichten, o novo menu da casa, point de bacanas cearenses nos fins de semana.
Foto: Ricardo Dangelo/ Divulgação
Chef Felipe Rodrigues, responsável pela cozinha do restaurante Tangará Jean-Georges, assinou em parceria com o renomado francês Jean-Georges Vongerichten, o novo menu da casa, point de bacanas cearenses nos fins de semana.

Ainda na hotelaria, o chic Palácio Tangará, onde cearenses têm escolhido passar finais de semana, lançou esta semana o novo cardápio do restaurante Tangará Jean-Georges. O destaque são as opções plant-based, vegetarianas e veganas.

Falando nisso...

Com todo respeito ao estilo de vida das pessoas, mas não vou perder a piada. A mulher sentou no restaurante e disse: "Garçom, não como carne, não bebo, não ingiro carboidratos à noite e não suporto salada crua, o que peço?"

- O Uber para voltar para casa.

Com essa vou indo, mas antes parabenizo pelo novo ciclo de vida hoje: Francisco Philomeno, Freitas Jr., Diana Cavalcante, Danielly Portela. Saúde!

Boa sexta-feira! Cuidem-se!

 

Foto do Clóvis Holanda

Sociedade, política, tendências. Tudo junto com uma pitada de bom humor. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?