
É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.
É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.
Ainda bem que eu gosto de sol, banho de mar e caranguejo, me espraiar nas barracas da Praia do Futuro, às vezes ficar até o fim da tarde, vendo as ondas, uma cerveja gelada, o peixinho frito. É o domingo.
Digo isso porque se eu fosse depender de outras vivências citadinas, nossa Capital deixa cada vez mais a desejar... Ou, como diz um amigo, Fortaleza não precisa de terremoto, os capítulos da nossa história de Cidade vão naturalmente sendo derrubados.
Lembro que uma vez recebi um casal como hóspede em casa, o professor Luiz Gonzaga Medeiros Bezerra, um intelectual do Rio Grande do Norte, de gostos eruditos, casado com Jaqueline, dona de casa, mulher branca, com sardas, olhos quase turquesa. Resumindo: eles não queriam muita praia.
No primeiro dia dei um giro pelos museus do centro da Cidade com visita guiada ao Theatro José de Alencar (o Cine São Luiz estava decadente). No segundo dia fomos ao Dragão do Mar, com uma esticada pelo Cais Bar, que ainda funcionava, e o calçadão da avenida Beira Mar. No terceiro não sabia o que propor.
Estudioso da arquitetura fúnebre, havia coordenado pesquisa neste sentido envolvendo todo o Nordeste, ele me propôs algo inusitado: visitar o Cemitério São João Batista.
Lá, por horas, tomou nota de nomes e datas registradas nas placas tumulares, fez fotos. Chamava-me atenção a termos dos epitáfios. Ele fez do roteiro funesto uma aula de história, de costumes e de imersão na transitoriedade.
Nunca mais vi um velório e enterro da mesma forma depois disto. A ritualística se revestira de mais humanidade, situando cada pessoa dentro de um contexto de passagem por aqui. Também passei a perceber Fortaleza de outra forma, sempre procurando o sui generis pelas ruas.
Os anos se passaram, desde essa visita, e lamento informar que não descobrimos ou jogamos luz, como Cidade, sobre o que restou.
Adoramos encontrar e fazer postagens em bistrôs escondidinhos, árvores centenárias sustentadas por pilastras, livrarias de rua antigas, jardins secretos, museus instalados entre ruínas milenares, mas fora daqui!
Nas nossas paragens, cada vez mais, impera o "futurismo". Queria muito que o fato de ontem, a demolição da casa azul da Praia de Iracema, de 1930, fosse isolado, mas é o modus operandi. E nem adianta apontar o dedo para A ou B, a anti-cultura e o desapreço pela memória são intrínsecos à Terra da Luz. Só nos resta ir ao shopping...
Sextou
Manu Gavassi: nova head de conteúdo digital da Tanqueray e garota-propaganda dos últimos lançamentos da marca de gim
Facilitando a vida dos quarenteners do Brasil, gim Tanqueray apresenta suas versões Sevilla e Gin & Tonic, versão engarrafada dos drinks clássicos, bastando acrescentar gelo, especiarias e algum charme. A garota-propaganda é a multiartista Manu Gavassi, nova head de conteúdo da Tanqueray. Tim tim!
Saudade
Muito sentida a partida, nesta quarta-feira, do cirurgião plástico Régis Moreira Conrado, mais uma vítima da Covid-19. Unia sua exímia veia artística e senso estético à paixão pelo ofício. Deixa a saudade aos muitos amigos e familiares. Paz e luz!
"Giorno dei Genitori"
Hoje é Dia de São José, o carpinteiro, pai de Jesus, data em que a Itália comemora o "Giorno dei Genitori", Dia dos Pais. Tradição é a mesma em outros países. Vale comemorar os pais aqui também.
Bonito de ver
Logo que permitido pelo Estado, Supermercados Pinheiro foram os primeiros a anunciar uma grade de apresentações de músicos em suas unidades. É uma atitude solidária e empática a uma categoria muito prejudicada, por parte de um setor que só faturou com a pandemia. Parabéns!
Reconhecimento
Cearense Dayana Moura em registro de posse como procuradora do Estado, na Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco.
Advogada cearense Dayana Moura Borges tomou posse, nesta quarta-feira, como procuradora do Estado na Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco. Deixa a carreira de analista do Ministério Público Federal, tendo atuado em Belém, Teresina e Recife, para assumir o novo cargo.
Doação
Prefeito de Pedra Branca Antonio Góis e o filho Matheus foram ao BS Design, dias atrás, agradecer ao empresário Beto Studart pela doação de capacetes Elmo para o socorro dos acometidos pelo coronavírus naquele município. BS recebeu na quarta outra visita, mas no Haras Chica Doce. Waldonys foi, pelos ares, levar um abraço ao amigo.
Para ouvir
Vice-governadora Izolda Cela foi a convidada da edição de lançamento do "Pod Impactar", um podcast multiplataforma desenvolvido pela Somos Um. Quinzenalmente, atração vai levantar debates e reflexões acerca do empreendedorismo social. Incansável Ticiana Rolim é a idealizadora do projeto e mediou o diálogo, disponível nas redes sociais da Somos Um.
Música para a alma
Pianista Felipe Adjafre retorna neste domingo a percorrer os hospitais da Cidade, sobre um caminhão, tocando ao vivo para médicos e enfermos. É uma nova etapa do projeto Pôr do Sol Fortaleza. Início às 16h com transmissão pelos canais da Prefeitura de Fortaleza.
Energias Renováveis
Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e deputado federal Danilo Forte
Câmara dos Deputados instalou, nesta quarta-feira, a Frente Parlamentar de Energia Renováveis. Iniciativa, de autoria do deputado federal Danilo Forte (PSDB-CE), também presidente do colegiado, motivou prestigiada cerimônia, reunindo os ministro da Agricultura, do Meio Ambiente e das Minas e Energia, além do presidente da Aneel.
Cerimônia de instalação da Frente de Energia Renovável: deputado Danilo Forte e comitiva de ministros que prestigiou a instalação da iniciativa
Com mais de 200 parlamentares, organismo vai atuar em busca do protagonismo em energia limpa e no campo ambiental no Brasil, área em que o Ceará desponta como destaque nacional.
"As iniciativas em prol das fontes ambientalmente corretas passam a partir de agora a ter uma defesa organizada e programática no Congresso. A Frente já nasce com quase metade dos deputados federais de todos os matizes ideológicos e estados da Federação e vem dar suporte às energias eólica, solar, hidrelétrica e outras destinadas a substituir os combustíveis fósseis, que emitem carbono e contribuem para as mudanças climáticas", destaca Danilo.
Celebrar
Carlos Pinheiro e Rafael Xerez
Abre novo ciclo de vida hoje Carlos José Pinheiro, na foto com Rafael Xerez. Tensionou celebrar a data, ainda em 2020, no clima de St. Patrick`s Day, quando eclodiu a pandemia. Comemoração dupla fica para 2022 na esperança de dias melhores. Também aniversariam Rebeca Ferreira Gomes, Alano Cunha, Luciano Marek. Saúde!
Entre nós...
Do escritor, filósofo, romancista, dramaturgo, jornalista e ensaísta franco-argelino Albert Camus: "Sem a cultura, e a liberdade relativa que ela pressupõe, a sociedade, por mais perfeita que seja, não passa de uma selva. É por isso que toda a criação autêntica é um dom para o futuro".
Boa sexta-feira, bom fim de semana!
Sociedade, política, tendências. Tudo junto com uma pitada de bom humor. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.