Logo O POVO+
Xuxa e uma lição para a Semana Santa
Foto de Clóvis Holanda
clique para exibir bio do colunista

É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.

Clóvis Holanda comportamento

Xuxa e uma lição para a Semana Santa

Xuxa Meneghel: declaração infeliz deixa um alerta ao pensamento humano (Foto: Divulgação CNN)
Foto: Divulgação CNN Xuxa Meneghel: declaração infeliz deixa um alerta ao pensamento humano

Sexta passada, depois que terminei a última coluna da semana, abri um vinho costumeiro e fiz uma promessa, a vocês mentalmente e ao "Coelhinho da Páscoa", de que essa semana só traria assuntos leves, doces, para combinar com o calendário católico e seu desfecho para os cristãos, a festa do Cristo Ressuscitado.

Pensei: vou dar dicas de bacalhau, de vinhos, colocar os amigos chefs que estão fazendo ovos de chocolate dignos de prêmios nacionais, livros em alta, ações online das empresas, os bacanas circulando pelas praias...

Mas daí vem a Xuxa Meneghel, que já deveria estar curtindo merecido descanso depois do tanto que trabalhou, defender que a população carcerária seja usada compulsoriamente para experimentos de remédios e vacinas. Isso, pelo contexto da manifestação, a fim de preservar a vida dos ratinhos de laboratório e outros animais usados em testes.

Gente! Haja vinho para distensionar a cabeça do brasileiro, não é?

A renomada antropóloga e pesquisadora brasileira Débora Diniz, hoje atuando em universidades no Exterior, numa análise sobre a fala da apresentadora, recordou dos anos em que trabalhou nas cadeias femininas. Uma das figuras mais recorrentes nas paredes insalubres das celas, lembra ela, era justamente a da eterna "Rainha dos Baixinhos".

Diferente dos homens, que costumam afixar mulheres sensuais ou brasões de times, as detentas tinham no simbolismo de Xuxa, talvez, uma lembrança reconfortante da infância e, ainda, um último resquício de esperança em dias melhores, como prega o hit "Lua de Cristal".

Xuxa se desculpou - ok, faz parte, erramos sempre -, mas a declaração dela traz uma lição que achei super pertinente para todos nós numa Semana Santa. Ela começou sua opinião polêmica dizendo assim: "Eu tenho um pensamento que pode parecer desumano...".

Pois bem, pensamentos desumanos devem ser guardados, trabalhados e superados internamente por todos os cidadãos, especialmente aqueles que se dizem do bem e seguidores de Cristo.

Ademais, para uma pessoa que trabalhou décadas com crianças, a sra. Meneghel demonstrou desconhecer a realidade da grande maioria dos menores de idade no Brasil, habitantes de comunidades precárias e sem acesso à educação e a oportunidades de ascender a uma vida melhor. O crime, nestes espaços, é o único meio de vida que bate à porta, insistentemente. É a lei da sobrevivência. 

Que todos cumpram as penas pelos delitos que cometeram, é o justo, mas que nunca percamos de vista os parâmetros basilares da civilidade. Seres humanos não podem ser cobaias, como em capítulos atrozes da história.

Bem lembrou, em vídeo, o advogado e professor Nestor Santiago: foram as barbaridades praticadas nesta seara durante o nazismo que motivaram a criação dos comitês internacionais de ética em pesquisa e os termos formais de compromisso daqueles que, voluntariamente, desejam participar destes processos. Qualquer tentativa fora disso é criminosa.

Dito isto, vamos às flores...

Jubileu de Jequitibá

Liliana Aufiero, diretora Presidente da Lupo e neta do fundador Henrique Lupo, no busto.
Foto: Divulgação Lupo
Liliana Aufiero, diretora Presidente da Lupo e neta do fundador Henrique Lupo, no busto.

Esta é Liliana Aufiero, diretora presidente da Lupo e neta de Henrique Lupo, fundador da marca que, em 2021, completa 100 anos de mercado. Mesmo em um contexto delicado de pandemia, centenário da empresa chega num momento em que ela comprova sua capacidade de se reinventar, inovar e se manter relevante. A maior prova disso são as máscaras de proteção contra a covid-19, acessório muito procurado, especialmente pelo conforto que proporciona, chegando a gerar lista de espera em lojas da Cidade. Jubileu de Jequitibá motiva calendário de ações ao longo do ano a partir deste mês. Vida longa à Lupo!

MIDIÁTICO

Camilo Santana atingiu nesta segunda-feira a marca de 1 milhão de seguidores apenas na rede social Instagram. Juntando com Facebook e Twitter, o governador do Ceará tem cerca de 2 milhões de seguidores e segue sendo o gestor mais influente do Brasil na web.

Ajudar

Chama-se Coração Solidário a iniciativa encabeçada por Renata Cavalcante, Juliana Girão e Jana Figueiredo. Todas às quartas-feiras, distribuem lanches para a população de rua. Aos sábados distribuem quentinhas no trailer da Ame Bem, na Beira Mar, além de doações de cestas e kits de higiene em entidades. Interessados em ajudar: (85) 98883 4568 ou 996802525.

Restaurante La Bella Itália lança a campanha "Uniti si Vince" de apoio aos garçons. A tradicional casa não demitiu ninguém, mas os funcionários do salão ficaram sem as gorjetas.

Restaurante vai promover um dia em que toda a renda será revertida para estes funcionários. Será no próximo sábado, 03/04. Pedidos das 11h às 23h, no iFood e App La Bella Italia (iOS e Android) ou pelo WhatsApp: (85) 3219-2166.

Paz e luz 

Fez sua passagem nesta segunda-feira, aos 100 anos, a matriarca Maria Alice Saraiva Serpa. Recebeu em vida o carinho dos 13 filhos, 37 netos e 47 bisnetos. No domingo, alguns familiares fizeram uma serenata, que acompanhou pela varanda de seu apartamento. Netos cantores Paulo Benevides e Gustavo Serpa puxaram o coro de gratidão e amor. Dentre os filhos de Maria Alice estão três queridos colegas de profissão, os jornalistas Egídio Serpa, Paulo Ernesto e Fátima Serpa. Recebam meu abraço. 

Deixa um bonito legado, na Cardiologia do Ceará, o médico Francisco Cláudio Couto Falcão, um dos pioneiros da hemodinâmica no Estado. Comunidade médica, pacientes, familiares e amigos seguem tecendo elogios à sua conduta sempre correta e dedicada ao ofício. 

Bodas de Papel

Ravi Macêdo e Bruna: Bodas de Papel em Madrid
Foto: Arquivo pessoal
Ravi Macêdo e Bruna: Bodas de Papel em Madrid

Ravi Macêdo e Bruna, em clima de comemoração pelo primeiro ano de casados. Casal vive temporada de estudos na Espanha e escolheu um giro pelas belezas de Madrid para comemorar a data.

Imunização

Estilista Lino Villaventura: primeira dose da vacina contra o coronavírus
Foto: Arquivo pessoal
Estilista Lino Villaventura: primeira dose da vacina contra o coronavírus

Estilista Lino Villaventura exibe o comprovante de vacinação contra o coronavírus, mais um registro de esperança em dias melhores. O mestre da moda, aliás, segue mantendo o mesmo ritmo de produção, agora com muitas peças diurnas e mais leves.

Medicina

André Verçosa: cirurgia de catarata com esposa e os dois filhos médicos
Foto: Arquivo pessoal
André Verçosa: cirurgia de catarata com esposa e os dois filhos médicos

Empresário do setor de eventos, André Verçosa triplamente bem cuidado. Realizou cirurgia de catarata com esposa Islane e os dois filhos médicos do casal, Reno e Paloma Verçosa.

Abrem novo ciclo de vida hoje: Raquel Abdon Pereira, Luiz Eduardo Figueiredo, Rossana Raia. Saúde. 

Boa terça-feira, sigamos!

 

Foto do Clóvis Holanda

Sociedade, política, tendências. Tudo junto com uma pitada de bom humor. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?