Logo O POVO+
Fiec e o alerta ESG para indústrias do Ceará
Foto de Clóvis Holanda
clique para exibir bio do colunista

É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.

Clóvis Holanda comportamento

Fiec e o alerta ESG para indústrias do Ceará

Ricardo Cavalcante (Foto: JOÃO FILHO TAVARES)
Foto: JOÃO FILHO TAVARES Ricardo Cavalcante

Presidente da FIEC, industrial Ricardo Cavalcante fez seu alerta, ao setor produtivo, via pertinente artigo, publicado no O POVO do último dia 14.

"Não haverá futuro para a indústria que negligenciar do respeito ao meio ambiente em todos os seus processos operacionais; que não cuidar, qualificar e valorizar as pessoas que nela convivem, orbitam em seu entorno e consomem seus produtos", trazia num trecho.

Também chamava atenção para a importância de ter uma governança sistêmica, "onde a ética prevaleça, a transparência seja uma máxima e a estrutura organizacional contemple valores como independência, diversidade e equilíbrio", escreveu.

O texto anunciou duas medidas da Federação frente à necessidade de readequação das empresas às exigências do mundo atual: a instalação de um novo setor da entidade voltado à disseminação no Ceará da cultura ESG (de Ambiental, Social e Governança Corporativa, em tradução para o português).

Também a criação do Selo Fiec ESG, que vai reconhecer as indústrias comprometidas com a redução dos impactos de toda a cadeia produtiva no meio ambiente, suas relações externas e internas e a excelência em governança corporativa.

E ainda o Prêmio Fiec ESG, que anualmente homenageará as indústrias com os melhores resultados alcançados nos três pilares da sustentabilidade citados. Boa!

Adeus ao ódio

Ada Colau
Foto: Divulgação
Ada Colau

Prefeita de Barcelona e ativista internacional de causas sociais, Ada Colau decidiu deixar o Twitter definitivamente. Vai manter contas apenas em apps "menos acelerados" e "polarizados" politicamente. Ela havia suspendido sua conta provisoriamente e relata que se sentiu uma pessoa melhor e mais esperançosa na humanidade sem as constantes brigas com adversários políticos e os "perfis falsos e anônimos que intoxicam e incitam ao ódio", escreveu a gestora em seu comunicado.

Ela também quer fugir do que chamou de "ditadura da presença permanente", ou seja, a ansiedade gerada pela necessidade de opinar a todo instante sobre tudo. Por fim, concluiu que a rede deforma a realidade, convencendo os usuários de que a "humanidade é má, desconfiada e egoísta". A medida levantou mais uma vez, no meio político europeu, o papel das redes sociais nas individualidades, na coletividade e na própria produtividade dos agentes públicos. 

Novo endereço

Ubiratan Aguiar e Andrey
Foto: divulgação
Ubiratan Aguiar e Andrey

Ubiratan Aguiar e Andrei Aguiar celebram nova sede da banca Aguiar Advogados, especializada em Direito Público. Projeto moderno e sofisticado assinado pela arquiteta Milena Holanda, agora funciona no Humberto Santana Business, na Aldeota. Sucesso!

Tchibum! 

Paula Villas Boas
Foto: Lucas Castro/ @castro_4u/ Divulgação
Paula Villas Boas

Depois de consolidar o sucesso de sua Bikiny Society no Ceará e no Brasil, cearense Paula Pinto Villas-Boas ultrapassa fronteiras e começa a conquistar os EUA com seu beachwear. Suas peças estão sendo vendidas em algumas boutiques multimarcas como Bossa Concept, no Design District, na Curio at Faena, P de Palma, do Merrick Park, e no Upper Buena Vista, dentre outras.

Na foto, ela usa o maiô Cosmopolitan, fruto de collab da sua marca com Thyane Dantas. Sucesso! 

Paraíso zen 

Gerson Barroncas Jr. e Heide Bitu no Zorah Beach Hotel
Foto: Arquivo pessoal
Gerson Barroncas Jr. e Heide Bitu no Zorah Beach Hotel

Passaram o fim de semana no zen-chic Zorah Beach Hotel, no Guajiru, a famosa especialista em harmonização facial Heide Bitu e Gerson Barroncas Jr. Também pelo hotel, odontólogo Ítalo Montenegro com esposa Flaviany Serra, e ainda o requisitado ortopedista sobralense Thyrson Guimarães de Carvalho, com Manuela. 

Academia 

Alexandrino Diogenes
Foto: Arquivo pessoal
Alexandrino Diogenes

Eleita como a terceira melhor do mundo no segmento, a London Business School tem um único brasileiro em seu quadro discente, o cearense Alexandrino Diógenes. Advogado, também atua como consultor do mercado de economia circular na Europa e integra a turma de 62 alunos do mundo na renomada instituição. 

Ecoturismo 

Ernesto Antunes em viagem a Bonito (MS)
Foto: Arquivo pessoal
Ernesto Antunes em viagem a Bonito (MS)

Consultor atuando no Sebrae e Fiec, Ernesto Antunes acaba de retornar de Bonito (MS), onde deu pausa na agenda para dias de imersão nas belezas naturais da região. Com a coluna, compartilha registro de um dos mergulhos que realizou, como incentivo e dica de roteiro para combater o estresse. 

Abrem novo ciclo de vida hoje: Helena Silveira, Daniella Cavalcante, Melissa Magalhães, Ivana Castro, Erilan Girão, Raquel Petrone, Hildo Leitão. Saúde! 

 

Foto do Clóvis Holanda

Sociedade, política, tendências. Tudo junto com uma pitada de bom humor. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?