Logo O POVO+
Meia frango catupiry e meia calabresa: pizza sabor CPI?
Foto de Clóvis Holanda
clique para exibir bio do colunista

É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.

Clóvis Holanda comportamento

Meia frango catupiry e meia calabresa: pizza sabor CPI?

Kiera Allen interpreta Chloé em
Foto: Divulgação Kiera Allen interpreta Chloé em "Fuja". Na foto, em uma das premiéres do filme

Vendo as primeiras manifestações dos membros da CPI da Covid-19 fica ainda mais claro que não há um objeto a ser investigado, mas dois lados de uma trágica realidade.

Governistas tentam atrasar os trabalhos e focar a investigação nos estados e municípios, enquanto oposição mira em Bolsonaro e seus ministros.

Podemos esperar um show de manobras, pedidos de vistas, recursos, choros, bate-bocas, vida privada sendo exposta, muitas notícias falsas, um novo BBB.

Um exemplo dessa dissonância de focos, só para ilustrar, foi o senador Eduardo Girão (Podemos-CE), propositor da CPI em versão ampliada. Durante live de uma hora, nesta segunda-feira com a jornalista Leda Nagle, não tratou em nenhum momento sobre o calendário de vacinação, das quase 400 mil mortes, da relação Planalto x pandemia.

A questão, na entrevista, ficou restrita ao também justo e necessário rastreio dos milhões enviados pela União aos estados e municípios e aos possíveis desmandos com o dinheiro público, alguns até já descobertos pela PF.

Ou seja, teremos um cabo de guerra político, enquanto a maior parte da população ainda aguarda a vacina, agora assistindo a países que começam a dispensar inclusive o uso da máscara, como foi o caso de Israel esta semana.

CPI é como uma pesquisa científica, quando o tema proposto é muito amplo, fica difícil organizar a metodologia, o levantamento, a ordem e o processamento de dados, a logística de aferições e oitivas e isso se torna uma bola de neve - ou de dinheiro. Ainda mais quando há forças oponentes brigando para dificultar o "dever de casa" do colega.

Enquanto isso, quem não pega Covid-19 vai sendo infectado por outro mal, o "vírus Brasil", este tão desolador quanto ou até mais...

Vamos continuar acreditando que o esforço dos parlamentares vai trazer à tona boas revelações, que passem a limpo este capítulo que vivemos hoje em nossa Pátria fúnebre, punindo os culpados e acelerando a imunização de todos. Só isto faz sentido hoje. 

Do contrário, sairá uma pizza, dividida ao meio, entre os dois sabores prediletos no País, mas sem nenhuma fatia para o cidadão...

O POVO: 1º do Brasil no Instagram

André Filipe Dummar: O POVO encabeça ranking dos jornais no Instagram
Foto: JOÃO FILHO TAVARES
André Filipe Dummar: O POVO encabeça ranking dos jornais no Instagram

Diretor de Estratégia Digital do Grupo de Comunicação O POVO, Filipe Dummar comemora mais uma conquista. O POVO acaba de ser anunciado como o jornal brasileiro de maior performance no Instagram em 2021. O levantamento foi feito pelo Berkeley Institute, organização sem fins lucrativos que compartilha, no País, o estilo de gestão do Vale do Silício no Brasil.

Com 1,4 milhão de seguidores no perfil @opovoonline no Instagram, o jornal mais longevo do Ceará alcançou o índice 154 no ranking. Em segundo lugar está o Correio Braziliense (DF), que teve 371 mil seguidores a mais no Instagram. A Folha de São Paulo (SP) aparece na terceira posição, com o índice de 7,3.

O estudo foi produzido a partir dos dados do Instituto Verificador de Circulação (IVC) e por consulta às contas públicas dos jornais na rede social. A base foi a listagem dos dez jornais brasileiros impressos com maior circulação verificada. Sucesso!

Abaixo os tabus

Kiera Allen interpreta Chloé em "Fuja". Na foto, em uma das premiéres do filme
Foto: Divulgação
Kiera Allen interpreta Chloé em "Fuja". Na foto, em uma das premiéres do filme

Faz sucesso no Netflix o recém-lançado suspense "Fuja", estrelado pela veterana Sarah Paulson e a estreante Kiera Allen.

Aos 24 anos, a atriz quebra um tabu na indústria cinematográfica, já que interpreta uma personagem em cadeira de rodas, assim como ela na vida real.

Poucas vezes na história da Sétima Arte foram escaladas atores e atrizes com deficiência para papéis que envolvem limitações físicas. Regra geral, a característica também é retratada via encenação.

No thriller, a estudante Chloé começa a desconfiar que, por trás do excessivo cuidado que a mãe Diane tem com ela, existe uma mente manipuladora e psicopata. Daí, se desenrola uma sequência de tirar o fôlego até o final. Fica a dica para o feriado!

Expansão

Custódio Gomes, Francisco Marinho e Pedro Ivo Frota: 40ª loja da Ibyte
Foto: Divulgação
Custódio Gomes, Francisco Marinho e Pedro Ivo Frota: 40ª loja da Ibyte

Sócios Custódio Gomes, Francisco Marinho e Pedro Ivo Frota inauguraram, na última sexta-feira, sua 40ª loja da Ibyte. Nova unidade fica no Solares Shopping, no bairro Novo Mondubim, e disponibiliza todos os serviços e produtos da marca, referência no Ceará em em tecnologia, eletrônicos e assistência técnica.

Nordeste no céu...

Primeiro foi no sábado o imenso professor e pesquisador Gilmar de Carvalho. Na segunda-feira, partiu o músico Dedim Gouveia, um mantenedor da arte da sanfona e do forró tradicional. Ambos vítimas da Covid-19. Dois personagens de universos de atuação bem diferentes, mas unidos pelo amor e respeito à cultura popular nordestina. Paz e luz!

Presidente do Náutico e advogado Jardson Cruz comemora a aprovação do filho Caio Cruz na Faculdade de Direito do Recife (UFPE), uma das instituições mais antigas (1827) e respeitadas faculdades de Direito do Brasil. Passaram por lá grandes nomes como Ruy Barbosa, Clóvis Beviláqua, Tobias Barreto, Teixeira de Freitas, Pontes de Miranda e muitos outros.

Mesmo vivendo período de estudos em São Paulo, ex-prefeito Roberto Cláudio deixou claro seu ímpeto de seguir na vida pública e na militância política. Foi em conversa online com as jornalistas Lívia Baral e Bianca Saraiva, que estão lançando curso para quem deseja se comunicar melhor.

Artista visual Túlio Paracampos refletindo sobre o mundo pelo pensamento de Richard Sennett em "A Corrosão do Caráter: consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo".

Arquiteta Brenda Rolim tropicaliza os ambientes da Loja La Vinci, que já está com as coleções de papel de parede simulando matagais e florestas, tendência na decoração.

Ainda por conta do Malbec Wold Day, O Boticário e Evino seguem, até dia 24, com uma promoção entre seus e-commerces para quem quer adquirir perfumes e vinhos.

Abrem novo ciclo de vida hoje: coronel Andrade Mendonça, secretário chefe da Casa Civil Militar; jornalista Karla Rodrigues, da Capuchino Press; estilista e empresária da moda Ana Cristina Pinto; chef Fernando Barroso; DJ Pedro Garcia, empresário Luigi Almeida. Saúde! 

 

 

Foto do Clóvis Holanda

Sociedade, política, tendências. Tudo junto com uma pitada de bom humor. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?