
É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.
É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.
O direito ao silêncio é garantido pela Constituição. Nada pode ser feito em relação ao depoente que opta por se calar a fim de não produzir provas contra si mesmo. Mas já diz o antigo ditado: "quem cala consente".
Na quarta-feira, ex-ministro Eduardo Pazuello vai ser sabatinado na CPI da Covid-19 e na quinta será a médica cearense Mayra Pinheiro. Ambos acionaram o STF garantindo salvo-conduto para permanecerem de bico calado no caso de perguntas que venham a prejudicá-los.
Seria tudo muito mais simples se estivéssemos lidando com um caso localizado e inerente às vidas destes personagens, mas infelizmente tratamos da saúde e sobrevivência de um povo, de uma Nação.
O teatro se dará com seus requintes de politicagem, possíveis arroubos de descontrole e muitas narrativas. E mesmo que eles se saiam "bem" com as respostas e os silêncios, eticamente não é o que se espera de um quadro público, seja ele de qualquer matiz ideológica.
Eva Wilma e o Ceará
Eva Wilma: laços de amizade no Ceará
No final dos anos 90, Eva Wilma fez sucesso como a Drª. Marta Corrêa Lopes, uma médica forte, obstinada em salvar vidas na série "Mulher" (Globo).
O enredo foi um dos motes para que ela viesse a fazer sua primeira publicidade, de jaleco como a personagem, para a rede cearense Pague Menos.
Eva Wilma entre Deusmar Queirós e Auricélia numa de suas visitas ao Ceará
A escolha pela atriz deu tão certo, que ela por cerca de 20 anos foi a garota-propaganda da rede de farmácias. As ações eram gravadas no Ceará e, entre tantas idas e vindas, laços de amizade se estreitaram por aqui.
Eva e o marido Carlos Zara eram recebidos pelo fundador Deusmar Queirós e Auricélia em suas residências na Capital e litoral, sempre com muita discrição, a pedido do casal.
Auricélia Queirós com Eva Wilma, uma das homenageadas na festa de 25 anos da Pague Menos
A estrela da dramaturgia também criou vínculos com Eliziane e Evandro Colares, da Advance Comunicação, agência da Pague Menos. Costumavam sair com ela para jantar em Fortaleza e quando iam a São Paulo e também a receberam por alguns dias no Porto das Dunas.
Contam que era uma mulher de gostos simples, sempre cheia de planos e só pedia um item em seu camarim: ata. Adorava a fruta e dizia que as daqui eram incomparáveis.
Certa vez, estava gravando série de comerciais na Cidade no mesmo período em que acontecia a campanha de vacinação da gripe para idosos. Pediu para ser levada a um posto de saúde antes do trabalho e causou tumulto entre fãs no Centro de Saúde Escola Meireles.
Não era muito afeita a tietagem, é fato. Preferia se mostrar só nos palcos e nas telas, preservando seus momentos entre poucos.
Foi por conta da saúde debilitada que ela foi naturalmente deixando de vir ao Estado. Adorava a praia, os mariscos frescos e a boa conversa, sem badalação. Deixa saudades por aqui também...
Beleza
Miss Universo 2021 Andrea Meza, do México
Por pouco que o Brasil não levou a coroa de Miss Universo 2021. Mexicana Andréa Meza conquistou o título, deixando em segundo lugar a brasileira Julia Gama. Aos 26 anos e formada em Engenharia de Software é embaixadora do turismo em seu país e ativista pelos direitos das mulheres.
Foi questionada, durante a disputa, sobre como teria enfrentado a pandemia caso fosse uma governante do México. Respondeu: "Eu acredito que não existe uma forma perfeita de lidar com uma situação tão difícil quanto a covid-19, mas eu acredito que eu teria iniciado o lockdown antes mesmo da situação se espalhar tanto. Nós perdemos tantas vidas e devemos cuidar das pessoas. Eu teria cuidado delas desde o início".
Colosso em expansão
Ivan Prado e Eduardo Castelão: expansão e novos serviços no Colosso
Um dos locais mais verdes e belos da Capital anuncia expansão. O Colosso agora se apresenta como Grupo Colosso, dando vazão ao que ele se tornou ao longo dos dez anos de funcionamento, um complexo de entretenimento e gastronomia.
O espaço, que já conta com o charmoso Zoi Restaurante, inaugura em junho a Forneria São Cosme, com pizzas no estilo napolitana, com massa de fermentação natural (48h) no forno de pedra.
No segundo semestre, a Forneria ganha sede no cruzamento da Dom Luís com Leonardo Mota. Ramiro Mende assina o projeto, que promete conferir modernidade ao conceito. Lá, o famoso chef Jaqueson Dichoff, único brasileiro entre os três melhores pizzaiolos do mundo, é quem comandará a cozinha.
Além deste braço de gastronomia italiana, o Colosso vai abrir o Lio, um restaurante exclusivo para delivery, inspirado na culinária Nikkei, fusão das cozinhas japonesa e peruana, sob o comando do chef Ivan Prado.
Na foto, chef do Zoi e colunista de gastronomia do O POVO Ivan Prado com Eduardo Castelão, CEO do Grupo Colosso.
Memória e outras notas...
Nesta quarta-feira, às 18h30min, acontece a missa de um ano da passagem do professor Sérgio Armando de Sá e Benevides. Celebração acontece na Igreja São Vicente de Paulo.
Também no dia 19, às 19h, juiz Rogério Feitosa e advogado Bruno Queiroz discutem "Prática na Justiça Penal Negociada", em live promovida pela Associação Brasileira de Advogados - CE.
Na Cidade Maravilhosa, publicitário e amante dos vinhos Thiago Façanha brindou com Camila no tradicional Cipriani, no Copa. Rótulo escolhido: Tignanello.
Abrem novo ciclo de vida hoje: Bob Santos, Marina Cabral Albuquerque, Nathália Recamonde, Ravi e Omar Macêdo, Joseanne Câmara.
E ainda: Osler Machado, Thâmara Azevedo, Cristiane Araújo, Michael Dias, Liliana Fiúza, Ana Flávia Vasconcelos. Saúde!
Até amanhã!
Sociedade, política, tendências. Tudo junto com uma pitada de bom humor. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.