Logo O POVO+
Por trás da "mãozada", a ignorância anticiência
Foto de Clóvis Holanda
clique para exibir bio do colunista

É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.

Clóvis Holanda comportamento

Por trás da "mãozada", a ignorância anticiência

Diego Garcia (Podemos-PR): agressão em reunião na Câmara dos Deputados (Foto: LUIS MACEDO/ Divulgação )
Foto: LUIS MACEDO/ Divulgação Diego Garcia (Podemos-PR): agressão em reunião na Câmara dos Deputados

"Mãozada" é a forma mais cearense de definir o que o deputado federal Diego Garcia (Podemos-PR) quis desferir no colega Paulo Teixeira (PT-SP), nesta terça-feira em reunião na Câmara dos Deputados.

Por trás da quebra deliberada do decoro parlamentar, existe a intenção, encoberta por narrativas desfocadas do objeto em análise, de manter o Brasil no atraso em relação aos avanços científicos mundiais no uso das propriedades da maconha para o uso medicinal.

O grande neurocientista brasileiro Sidarta Ribeiro, pós-doutor pela Duke University, vem alertando o poder público e a Academia sobre a necessidade do uso clínico das mais de 400 propriedades medicinais de cannabis, que possam ser pesquisadas e regulamentadas no País.

A preço de hoje, pessoas com Parkinson, Alzheimer, dores neuropáticas e crônicas, epilepsia, câncer, dentre outras doenças, precisam ingressar na Justiça para ter acesso aos fármacos. Trata-se de se beneficiar de uma propriedade terapêutica do vegetal, como usamos tão costumeiramente o própolis.

Infelizmente, grupos insistem em limitar o debate ao uso recreativo, que nem está em questão neste momento no Congresso, impedindo que brasileiros possam contar com mais esta alternativa, até de cura, para seus males.

Uma das máximas do professor Sidarta é a seguinte: "A maconha está para o séc. XXI como os antibióticos estiveram para a medicina do séc. XX". Há divergências, é fato, mas só a permissão da pesquisa nos laboratórios e centros de estudo poderão iluminar o assunto.

Até lá, a sociedade brasileira ficará refém de uma visão deturpada e preconceituosa, que conduz o tema por um ângulo equivocado e ignorante, inclusive, vinda de pessoas coniventes com o uso de remédios sem comprovação científica e até sugerindo a mudança de bulas.

Ademais, o Brasil e seus causos não são o centro do universo. Independentemente do que se resolva por aqui, o uso medicinal da erva já é realidade fora e não será interrompido pela discussão política chula que vem marcando nossos dias. Só lamento pelos enfermos, já que para os adictos recreativos nunca faltou...

Viva a coxinha!

Lia Quinderé: "banhada de coxinhas" para comemorar o dia do petisco
Foto: Igor de Melo/Divulgação
Lia Quinderé: "banhada de coxinhas" para comemorar o dia do petisco

Chef Lia Quinderé surgiu assim, mergulhada no salgadinho mais popular do Brasil, para celebrar o Dia Nacional da Coxinha. O petisco, aliás, é hoje o carro-chefe de seu negócio na Sucré Patisserie. A versão congelada para supermercados conquistou o Ceará e já está disponível também nas capitais do Nordeste, além de São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória e Chapecó. Em breve, a família, hoje com quatro sabores, ganha mais uma possibilidade. Sucesso!

Mãe aos 50

Naomi Campbell
Foto: Divulgação
Naomi Campbell

A supermodelo britânica Naomi Campbell fez um anúncio, inesperado, esta semana: ela se tornou mãe de uma menina. "Uma linda pequena bênção me escolheu para ser sua mãe", escreveu Campbell, de 50, em sua conta no Instagram.

Campbell não deu detalhes, mas a novidade movimentou o mundo do show business, curioso em conhecer a herdeira da beldade.

Celebrar

Assis Cavalcante, com a família, em parabéns surpresa na CDL
Foto: divulgação
Assis Cavalcante, com a família, em parabéns surpresa na CDL

Presidente da CDL de Fortaleza, Assis Cavalcante teve seu aniversário comemorado, nesta terça-feira, em momento surpresa na sede da entidade. Além da esposa Edna e dos filhos Eduardo e Francisco de Assis, corpo diretor da Câmara foi levar seu cumprimento ao líder empresarial. Deusmar Queirós, Honório Pinheiro, Freitas Cordeiro, Gilberto Costa, dentre as presenças. No registro, aniversariante com família.

Tempo de ajudar

Movimento Macarrão Fortaleza, que há um ano distribui refeições, mil unidades todas as quartas-feiras em áreas carentes da Capital, precisa de apoio para continuar. Doações de arroz, feijão, massa de milho, carne, macarrão, legumes e frutas são bem vindos, assim como doações em dinheiro para demais insumos. Para colaborar: PIX: 229.637.233-34.

Tecnologia

Hóspedes do futuro Hard Rock Hotel Fortaleza, em Lagoinha, contarão com novidade. A piscina principal do resort contará com sistema de som subaquático, uma extensão da música ambiente embaixo d'água. Assim, o visitante continua ouvindo a música durante os mergulhos.

Ainda no clima aquático...

Cristiane Cavalcante comemorou aniversário nesta terça-feira, com algumas amigas, fazendo o badalado passeio de canoa havaiana na Beira Mar. Champs para o brinde no final.

Também vistos remando pela orla, Alexandre Leitão e Letícia. Aceitaram o convite de Luiz Gentil Neto e Luciana, adeptos da prática.

Desejo da vez

Da viajante Rosângela Teles Souza em seu Instagram, a caminho de mais um destino por aí: "Este ano eu vou viajar tanto, que as pessoas vão falar: `Nossa você só viaja?´. E eu não terei sinal para responder de dentro do avião".

Nova etiqueta

Antes de ir se vacinar, homens que desejam postar a foto do momento, especialmente figuras públicas, convém escolher uma camisa que permita levantar a manga. Independentemente do porte físico.

Governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB) posou com o peito e a barriga de fora. Na outra ponta, a turma "fitness" aproveita a deixa para exibir a boa forma. Em nenhum dos casos convém. Até amanhã! 

 

Foto do Clóvis Holanda

Sociedade, política, tendências. Tudo junto com uma pitada de bom humor. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?