Logo O POVO+
Beatriz Philomeno Gomes: solidariedade e memória
Foto de Clóvis Holanda
clique para exibir bio do colunista

É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.

Clóvis Holanda comportamento

Beatriz Philomeno Gomes: solidariedade e memória

Beatriz Rosita Gentil Philomeno Gomes: uma vida dedicada às causas sociais e à família  (Foto: JOÃO FILHO TAVARES)
Foto: JOÃO FILHO TAVARES Beatriz Rosita Gentil Philomeno Gomes: uma vida dedicada às causas sociais e à família

Fez sua passagem ontem, aos 97 anos, a matriarca Beatriz Rosita Gentil Philomeno Gomes. Viúva do industrial Francisco Philomeno Gomes e filha de João Gentil e Sarah Campelo, teve oito filhos: Pedro, Roberto, Tida, Júlia, Philomeno Júnior, Sarah, João Vicente e Carlos Alexandre.

Matriarca com os filhos Pedro, Roberto, Tida, Júlia, Philomeno Júnior, Sarah, João Vicente e Carlos Alexandre em sua missa pelos 90 anos de idade
Foto: arquivo pessoal
Matriarca com os filhos Pedro, Roberto, Tida, Júlia, Philomeno Júnior, Sarah, João Vicente e Carlos Alexandre em sua missa pelos 90 anos de idade

Frequentadora do que se chamava no passado de alta sociedade brasileira, ficou muito conhecida pela exuberância e presença evidente nos salões. Não é para menos: foi a única nordestina a figurar na lista das "Dez Mais Elegantes do País", ranking todos os anos divulgado pelo icônico colunista Ibrahim Sued. O título conferia, à época, status como de uma Miss da sociedade.

A beleza física, o carisma e a facilidade para a convivência sempre vêm à tona nas narrativas que se escuta dos que conviveram com dona Beatriz, mas há um aspecto ainda mais forte em sua existência: o espírito da solidariedade.

Matriarca com as filhas Sara Philomeno Gomes, Tida Leal e Julinha Gurjão
Foto: arquivo pessoal
Matriarca com as filhas Sara Philomeno Gomes, Tida Leal e Julinha Gurjão

Minha colega jornalista Lêda Maria (O POVO) herdou de sua mãe, dona Águeda Feitosa, a amizade com Beatriz e família. Acompanhou desde sempre as ações de cunho social da matriarca. Lembra que Beatriz não tinha função executiva na indústria de algodão do marido, mas ocupava seu espaço como organizadora e articuladora de ações pela qualidade de vida dos funcionários.

Teresa Borges, Beatriz Philomeno Gomes e Inês Fiúza (em memória)
Foto: divulgação
Teresa Borges, Beatriz Philomeno Gomes e Inês Fiúza (em memória)

"Naquela época, anos 50, tinha uma fábrica grande na Jacarecanga, e ela com o marido foram adquirindo e doando casas no entorno para os funcionários que ainda não tinham moradia. Ela também sempre garantiu que os filhos de todos os trabalhadores da fábrica estudassem, além de outros auxílios que prestavam", conta Leda.

Outra lembrança é a de que dona Beatriz instalou a Fundação das Voluntárias de Jacarecanga no bairro, ampliando o trabalho que já fazia com os profissionais da fábrica a outras regiões da Cidade. Sempre manteve um olhar atento aos idosos e demais populações carentes.

A cearense, de projeção nacional, contribuiu ainda para a divulgação e incentivo do trabalho das rendeiras e artesãs do Estado. Não só por exibir em seus trajes a riqueza dos bordados, mas também por proporcionar a formação e aperfeiçoamento das técnicas.

Com a filha Tilinha, que por anos teve a tradicional loja de produtos feitos à mão Nuage, dona Beatriz oportunizou para centenas de mulheres cursos de pontos de labirinto e outras tramas, gerando renda e trabalho. Os produtos eram vendidos para todo o País e exportados sobretudo para os Estados Unidos.

Era uma entusiasta da família. Admirava aqueles que tinham muitos filhos e netos, como ela, e sempre que alguém casava incentivava a construir uma grande família.

Mulher de fé, exortava a todos sobre o poder e a força da oração. Sobre este aspecto de dona Beatriz, Leda Maria escreveu:

"Componho sobre a saudade da minha querida Beatriz, as revelações colhidas nos nossos encontros. Ela nos ensinava a cultivar a alegria e a proteção de Deus para todos os momentos. Seu sorriso era sua marca e sua espiritualidade a veste mais linda. Em uma das entrevistas com ela,  colhemos uma afirmação bela e consoladora: `Caminhe com o mestre da sensibilidade, Ele nos ensina a contemplar e a vivenciar as coisas simples que nos envolvem no amor e na esperança, para aceitarmos a vida sem ter medo de viver, superando com a oração e a fé os dias difíceis e as noites sem estrelas´". 

Um abraço na família. Paz e luz!

Pioneira 

Laurence Des Cars: nova diretora do Museu Louvre, em Paris
Foto: ALAIN JOCARD / AFP
Laurence Des Cars: nova diretora do Museu Louvre, em Paris

A presidente do Museu de Orsay, Laurence des Cars, substituirá Jean-Luc Martinez à frente do Louvre a partir de 1º de setembro. Será a primeira mulher a dirigir o prestigioso museu francês desde 1793. Promete tornar o Louvre um museu "totalmente contemporâneo", voltado para a "juventude" e que pretende ser uma "câmara de ressonância da sociedade". 

Comenda 

Presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante será agraciado com a Medalha Boticário Ferreira em reconhecimento dos esforços no combate à Covid-19. Iniciativa do vereador Gardel Rolim (PDT).

Mika Bottura e Daniela de Paula inauguraram, na Beira Mar, 3120, nova loja da sua Salt For Beach.

Luciano Titara: aniversariante do dia 19 de maio.
Foto: arquivo pessoal
Luciano Titara: aniversariante do dia 19 de maio.

Aniversariante do dia 19 de maio, procurador Luciano Titara precisou declinar da grande festa anual e segue na bela casa de Maranguape. 

Abrem novo ciclo de vida neste sábado: secretário do Estado Arialdo Pinho (Turismo) e também: Tales Macêdo, Gerardo Albuquerque, Rosângela Linhares Otoch, Júlia Teles, André Praxedes.

Já no domingo, ganham parabéns: secretário do Município Samuel Dias (Infraestrutura) e ainda: Alexandre Jereissati, Isabella Serpa. Saúde!

 

Foto do Clóvis Holanda

Sociedade, política, tendências. Tudo junto com uma pitada de bom humor. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?