Logo O POVO+
Um mix de Samantha Marques com Nelma Penteado
Foto de Clóvis Holanda
clique para exibir bio do colunista

É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.

Clóvis Holanda comportamento

Um mix de Samantha Marques com Nelma Penteado

Médica Nise Yamaguchi na CPI da Covid-19 (Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado)
Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado Médica Nise Yamaguchi na CPI da Covid-19

Quem também relembrou seus tempos de colégio com a arguição, nível ensino fundamental, que fizeram à médica Nise Yamaguchi na CPI?

A turma poderia fazer o dever de casa para não ficar gritando "protozoário ou vírus?", como fez o senador médico Otto Alencar (PSD-BA). Raso, grosseiro, machista. Não se prepara e apela para o circo.

Não defendendo a narrativa da depoente sem comprovação científica, mas custava aproveitar a oportunidade para confrontar a versão com ótimos dados? Onde está a assessoria desse pessoal?

Acho que a cloroquina subiu à cabeça geral, sabia? Está desequilibrando não só a gente, mas eles também.

Vou me fazer de alheio, portanto, para comentar o seguinte: que voz envolvente tem a oncologista.

Olha, se nada der certo, ela daria uma ótima apresentadora de podcast sobre relacionamentos e vida sexual. Lembrei demais da nossa conterrânea Samanta Marques, a grande voz do rádio cearense, que sussurra sem esforço.

Quando Nise falava "hidroxicloroquina" parecia o nome de um gel para massagem sensual. Ela tem uma entonação naturalmente acolhedora.

Nos momentos em que negava a existência do tal "Gabinete paralelo", que decidiu as políticas de (não) enfrentamento ao vírus, parecia falar de uma nova prática tântrica. Gente!

Também me recordei da Nelma Penteado, aquela figura que fez sucesso na TV nos anos 90-2000 ensinando sobre como encontrar o "Ponto G", por onde será que anda... Outros tempos... Acho que hoje, ninguém está procurando mais é nada.

O negócio anda tão flex na "real life", que surgiu uma nova filosofia alimentar, os flexitarianos. É assim: "acho legal ser vegetariano, mas não consigo, então como só um pedacinho de carne, taokey?". Com água gasosa e sumo de limão - hit.

Em Ipanema, no Rio, abriu o Allma, um restaurante com pratos focados nesta linha "quase veg". Chega já por aqui, o cearense ama novidades sudestinas.

Vamos fazer de conta que passagem ainda dá para pagar e ir direto a Londres encontrar a artista cearense Tetê de Alencar, que há anos faz sucesso na Europa.

Neste sábado, às 14h, horário do Brasil, ela participa de debate, organizado pelo curador e galerista Ricardo Fernandes, sobre sua obra e de mais três artistas brasileiros: Ana Luiza Rodrigues, Andrea Rocha, Sylvia Morgado.

Evento faz parte da Semana América Latina e Caribe 2021, organizada pelo Ministério da Europa e Relações Exteriores da França. A conversa será realizada em português.

Já o artista visual José Guedes participa, a partir do dia 23, da Bienal Nômade, em Guayaquil, Equador. Une-se a nomes da Argentina, Chile, Suécia, Espanha, França, dentre outros países.

No mais, deixar o pão adormecer para fazer o vatapá com baião e paçoca para a live junina de Bell Marques, no sábado, 20h. Já que temos quadrilhas à solta, mas sem a festa, vamos pelo menos comer...

Vitamina D e afeto

Jacaúna Aguiar entre as filhas Jôsy e Iorrana. Vitamina D e afeto em vida no Cumbuco
Foto: arquivo pessoal
Jacaúna Aguiar entre as filhas Jôsy e Iorrana. Vitamina D e afeto em vida no Cumbuco

Vivendo no Cumbuco desde o início da pandemia, de onde não pretende mais sair, Jacaúna Aguiar em registro carinhoso do último fim de semana, entre as filhas Jôsy Costa e Iorrana Aguiar. 

Arte solidária

João Candido Portinar com a obra "Jesus entre os doutores" (2006-2008). Painel de mosaicos de 4,50 x 3,55 m. Produzido a partir da obra de Portinari pela oficina de mosaicos, pela artista Isabel Ruas.
Foto: Paula Giolito/ Revista Brasileiros/ Divulgação
João Candido Portinar com a obra "Jesus entre os doutores" (2006-2008). Painel de mosaicos de 4,50 x 3,55 m. Produzido a partir da obra de Portinari pela oficina de mosaicos, pela artista Isabel Ruas.

A convite do cineasta cearense Rosemberg Cariry, João Candido Portinari (foto), filho único de Portinari, participa do Festival Gente é Pra Viver, uma ação solidária para arrecadar alimentos a serem distribuídos para a população carente de Fortaleza. No dia 13 de Junho, das 14h às 20h, no canal do evento no Youtube, o filho do célebre pintor brasileiro se une a nomes como Dira Paes, Silvia Buarque de Holanda, Chico Díaz, Wolney Oliveira, Lira Neto, Luiza Nobel, Ricardo Guilherme, Calé Alencar, Eugênio Leandro, Maria Flor, Pingo de Fortaleza, Isaac Cândido, dentre outros. Ajudar faz a diferença!

Revelação

André Guanabara e Catarina Moreno no chá revelação
Foto: Diogo Araújo / Divulgação
André Guanabara e Catarina Moreno no chá revelação

Médicos André Guanabara e Catarina encontraram uma forma irreverente para realizar o "Chá Revelação". Familiares presentes ao momento deram um banho de tinta rosa no casal, em cenário todo branco, externando que vem aí mais uma menina para a família, a aguardada irmãzinha da primogênita Alice, que completa quatro anos no dia 9. Muito requisitado em seu métier, ele atua com medicina ortomolecular e, também, com beleza e bem estar, à frente do L `Adorê Estética & SPA.

Bom saber...

Mariana e Francisco Marinho anfitrionaram, em seu endereço, elegante jantar pelo aniversário da mãe dela, Ana Lúcia Mota.

Restrito aos filhos e netos da homenageada, noite teve decoração da Sensorial Fortaleza nos tons de azul e dourado e menu do chef Rafael Sudatti.

Salada Ceasar com camarões, lagosta com manteiga de ervas e limão, mignon ao demi glace com mil folhas de batata compuseram as delícias servidas e bem harmonizadas pela recheada adega.

Daniel Arruda e Veruska fazem roteiro pelo Rio Grande Sul, a partir do Hotel Colline de France, em Gramado.

Instituto Cearense finalizou sua campanha "De Coração para Coração", tendo arrecadado e distribuído 62 toneladas de alimentos para famílias carentes.

Faz sucesso, na Cidade, a designer de sobrancelhas Nayara Sant'ana, com técnicas avançadas de micropigmentação. Possui certificação da PhiBrows, escola de microblading mais antiga e respeitada do mundo.

Supermercado Guará lançou programa semanal de receitas no Instagram. Na plataforma, a cozinheira e youtuber Tia Tatá apresenta receitas práticas em até 5 minutos.

Profissional da web, Edith Gomes e namorado Rodrigo Dantas estrelam a campanha de Dia dos Namorados do Shopping Del Paseo. Bonitos.

Abrem novo ciclo de vida hoje: Helano Nogueira Pinheiro, Milena Lima, Leônidas Cristino, André Gurjão, Paloma Fiúza. Saúde!

 

Foto do Clóvis Holanda

Sociedade, política, tendências. Tudo junto com uma pitada de bom humor. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?