Logo O POVO+
Um bilhete à mão e o desfecho de uma vida
Foto de Clóvis Holanda
clique para exibir bio do colunista

É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.

Clóvis Holanda comportamento

Um bilhete à mão e o desfecho de uma vida

Ângelo Ravel Nunes de Sousa e o defensor público Jefferson Leite Dias, titular do núcleo da Defensoria em Quixeramobim. (Foto: divulgação)
Foto: divulgação Ângelo Ravel Nunes de Sousa e o defensor público Jefferson Leite Dias, titular do núcleo da Defensoria em Quixeramobim.

Tocante reportagem, noite de domingo, no Fantástico, mostrou a saga do garoto Angelo Ravel Nunes de Souza, da zona rural de Quixeramobim, que escreveu uma carta, à juíza da região, pedindo que fosse incluído o sobrenome de seu padrasto no seu registro de nascimento.

José Adilton de Moraes, padrasto, Teresa Cristina Nunes, a mãe de Ângelo Ravel Nunes de Sousa.
Foto: divulgação
José Adilton de Moraes, padrasto, Teresa Cristina Nunes, a mãe de Ângelo Ravel Nunes de Sousa.

O menino, de 8 anos, queria reconhecer, com a formalidade, o amor que recebeu desde pequeno do marido da mãe. A magistrada recebeu o apelo e, no mesmo dia, encaminhou à Defensoria Pública do Estado, que acolheu a demanda e ingressou com ação para o Judiciário deliberar a respeito.

A pureza da narrativa, a simplicidade da carta, dos dizeres, dos sentimentos remeteu-me ao drama "Central do Brasil" (1998), sucesso estrondoso do cinema nacional.

Fui até rever o longa que passou a constar de uma lista especial, da Globoplay, percorrendo a história do cinema nacional por meio de 50 títulos.

Sobre o que é escrito à mão, já disse e repito: tem outro valor. Quem sabe bem disso é meu colega de O POVO Lúcio Brasileiro, adepto das comunicações via bilhetes, sempre em envelopes amarelos, uma de suas "mandingas" de gentileza e sorte.

LB, a propósito, ministrou verdadeira aula, sobre Beatriz Gentil Philomeno para seus companheiros de viagem Vânia e Aristófanes Canamary. O trio rezou, de mãos dadas, pela querida partinte, em Santa Cruz Cabrália (BA), numa das primeiras igrejas do Brasil.

Também teve prece coletiva, em Fernando de Noronha, mas de ação de graças pelas belezas da existência.

Durante passeio de barco pelas águas paradisíacas da ilha, Francisco Marinho e Mariana, Célio Thomaz e Liana, Joacir Potiguar e Cyndra sentiram-se motivados a fazer um momento de oração, de mãos dadas e olhos fechados, boiando no azul turquesa.

Ainda no campo da fé, mas enveredando para a seara holística, tem gente do mundo inteiro vindo até Mulungu para os cursos do centro de formação de terapeutas Pirâmide de Thoth.

São 180 toneladas de quartzo rosa e branco alojadas na estrutura, uma réplica das pirâmides do Egito e as promessas de expansão da consciência e elevação de frequência.

Estava pensando...

A abertura da Copa América poderia ser lá, porque daí as delegações, somando mais de mil pessoas, já fazem a confraternização das variantes do coronavírus e, de quebra, alinham os "chacras" e o juízo, né não? Aliás, não cabe o Brasil todo dentro dessa pirâmide?

Porque, como li por aí, o lance é o seguinte: "Se a vida fosse um videogame, este seria o momento de dar o controle para alguém e falar: `passa essa fase para mim?´. Eu pediria, na verdade, para voltar ao jogo só no nível "2.7", depois das eleições de 2026. Preguiça de ver gente brigando por deuses políticos por tanto tempo ainda...

Bom mesmo é se fazer de alheio igual ao João Dória (PSDB), colocar o calção e ir pegar sol num hotel de luxo com turistas e sem máscara. Depois reclama quando parte do tucanato não leva a sério a pré-candidatura dele a presidente. Para bom senso, infelizmente, ainda não tem vacina...

Vou indo com a intenção de, no fim da tarde, pedir os fondues doce e salgado que voltaram ao menu de delivery do Outback. A terça sempre é chata, vamos melhorar...

Experiências

Cláudio Dias Branco e Kaká Queirós
Foto: divulgação
Cláudio Dias Branco e Kaká Queirós

Cláudio Dias Branco recebeu, em seu escritório, o amigo Kaká Queirós para visita de cortesia e trocas de experiências. O herdeiro de Deusmar Queirós tem investido na produção de biocosméticos e processos industriais com a planta moringa e outros substratos da natureza. O papo enveredou por essas e outras áreas.

Evidência

Antonio Banderas e Mario Casas apresentam The Icon, nova fragrância de Banderas
Foto: divulgação
Antonio Banderas e Mario Casas apresentam The Icon, nova fragrância de Banderas

A convite da espanhola Puig, participei de um momento on-line e ao vivo com o astro do cinema Antonio Banderas. Para lançar o novo perfume masculino com sua assinatura, The Icon, ele se uniu ao colega de Sétima Arte Mario Casas num bate-papo descontraído.

Perfume The Icon, lançamento de Antonio Banderas
Foto: divulgação
Perfume The Icon, lançamento de Antonio Banderas

Jornalistas da América Latina conheceram mais sobre o processo de construção da fragrância e as características que as notas prometem despertar no olfato. A ideia é reforçar uma personalidade intrépida, criativa, original e natural.

Sobre Banderas, o eterno Zorro dos cinemas, foi indicado ao Oscar de 2020 por "Dor e Glória", de Pedro Almodóvar, produção pela qual ele já havia vencido o prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes de 2019, além de estatuetas em eventos do gênero por interpretar Picasso na série "Genius". 

POSSE NO TRE

Desembargadores Inácio de Alencar Cortez Neto e Raimundo Nonato Silva Santos tomaram posse, na última sexta-feira, como presidente e vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, respectivamente, para o biênio 2021-2023. Dentre as autoridades, que prestigiaram a solenidade de forma remota, estavam governador Camilo Santana, presidente da AL Evandro Leitão, presidente do TJ Nailde Pinheiro Nogueira, prefeito José Sarto Nogueira, coronel Marcos Gomes Paulinho, reitor Cândido Albuquerque (UFC), procurador-chefe do Ministério Público Federal no Ceará, Rômulo Moreira Conrado. Seguem registros...

 

Foto do Clóvis Holanda

Sociedade, política, tendências. Tudo junto com uma pitada de bom humor. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?