Logo O POVO+
Genival Lacerda já dizia: "aqui tudo pirou..."
Foto de Clóvis Holanda
clique para exibir bio do colunista

É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.

Clóvis Holanda comportamento

Genival Lacerda já dizia: "aqui tudo pirou..."

Genival Lacerda fez sucesso cantando
Foto: divulgação Genival Lacerda fez sucesso cantando "Americanizado", dentre tantas outras canções

Nas revelações que o inconsciente às vezes traz, sonhei com um lugar bem aberto e verde, todo embandeirado, umas barraquinhas de pratinhos e bolos, uma fogueira longe, crianças correndo com trajes juninos.

Quem cantava era Bob Araújo, um desses patrimônios do cancioneiro popular cearense. "Aqui tudo pirou, tudo está mudado, aqui tudo pirou, tudo mudou, tá tudo americanizado...", puxava ele entoando o forró clássico de Genival Lacerda.

Lembro que pensei: `que música para fazer sentido hoje´.

O vatapá estava delicioso, o baião, a paçoca. Aliás, tradição cultural é uma coisa tão forte. Está dentro da gente.

No Ceará se come essa combinação da cumbuca de plástico à porcelana inglesa. Harmoniza bem do champagne à cachaça barata.

Entra junho, parece que o relógio biocultural nos faz lembrar e buscar essas manifestações construídas historicamente.

Pois bem...

Ainda estava curtindo a lembrança da festa imaginária quando leio, nos jornais, que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural (Iphan) criou um grupo de trabalho para estabelecer o valor cultural das armas de fogo no Brasil. Ou, como disse o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), em post com o secretário nacional da Cultura Mário Frias: "Tiro também é cultura".

Só posso concluir que tinham razão e até previram o futuro, Genival Lacerda e Jorge de Altinho, quando compuseram "Americanizado"...

Expansão 

Miguel Figueiredo e Flávio na inauguração da nova loja da rede de supermercados Guará
Foto: divulgação capuchino press
Miguel Figueiredo e Flávio na inauguração da nova loja da rede de supermercados Guará

Fundador dos supermercados Guará, Miguel Figueiredo, com filho Flávio, diretor do grupo, na manhã desta quinta-feira, em registro de inauguração da sétima loja da rede, agora também presente no Jóquei Clube. Com área de venda de 1.150m², o prédio tem assinatura da Ary Brasil Administração de Imóveis, que atua no desenvolvimento de empreendimentos do tipo Open/Strip Mall. O foco do Grupo Guará em 2021 é expansão. Está com obras em andamento para inaugurar, até o fim do ano, supermercados no Luciano Cavalcante e bairro De Lourdes. Sucesso!  

Décor e axé

Gil Santos na Bahia
Foto: arquivo pessoal
Gil Santos na Bahia

No endereço de Salvador com Denise Bezerra e o filho Bento, Gil Santos planeja festas com clientes baianos ao mesmo tempo em que garimpa peças de decoração, visitando artistas populares que trabalham com cerâmica, palha, madeira e mobiliário rústico, pedidas da vez para os eventos menores e ao aberto.

São João

Gilberto Gil
Foto: Raul de Lima/ Divulgação
Gilberto Gil

Neste domingo, 13 de junho, dia de Santo Antônio, Gilberto Gil apresenta show, às 18h, com música junina e seus grandes sucessos a partir de palco na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.

Com transmissão pela Globoplay, espetáculo reunirá o cantor e três filhos dentre os músicos da banda. "Toda Menina Baiana", "Andar com Fé", "Esperando na Janela" e "Asa Branca" integram repertório.

Paraibana Juliette, vencedora do BBB, fará a sua estreia cantando alguns trechos com o ícone da MPB.

A live marca a chegada em todas as plataformas do trabalho de Gil, "São João em Araras ao Vivo". "Mais uma festa de São João feita do jeito que a gente pode fazer. Faça a sua também", convida o artista Gil.

Presença

Chiquinho Feitosa e Vander Costa
Foto: arquivo pessoal
Chiquinho Feitosa e Vander Costa

Presidente da Federação dos Transportes, Chiquinho Feitosa recebeu para feriado prolongado, no Fortim, o presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Vander Costa e esposa. Também na turma, Anelisa e Dimas Barreira, Claudiane e Carlos Juaçaba, Rebeca e Bruno Bastos. 

Glamour em Sampa

Gil Santos na Bahia
Foto: arquivo pessoal
Gil Santos na Bahia

Patrícia e Danilo Dias figuraram dentre os seletos convidados para o black tie pelos 70 anos do banqueiro Saul Sabba. A festa percorreu toda a madrugada desta quinta-feira, na suíte presidencial do hotel Tivoli Mofarrej. Sobre o casal, acompanha em Sampa a implantação da clínica do cirurgião nos Jardins.

Por fim... 

Vacinadas e felizes: Giana Studart, Luiziane Cavalcante, Denise Lucena Cavalcante. Também Gustavo Serpa, este último nos EUA.

Após muitos anos, Lino Villaventura decidiu não participar da próxima edição do São Paulo Fashion Week, agendada para 4 a 8 de novembro. Perde o público, que fica sem o sempre impactante espetáculo de moda.

Consultor empresarial Ernesto Antunes profere neste sábado a palestra "Tempos Difíceis, Grandes Soluções. Vai ser às 9h, no Armazém Inteligente (Rua Nogueira Acioli, 1505). Entrada: 1kg de alimento não perecível. 

Abrem novo ciclo de vida hoje: Daniel Machado, Fernanda Peixoto, Lucas Batista. Saúde!

 

Foto do Clóvis Holanda

Sociedade, política, tendências. Tudo junto com uma pitada de bom humor. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?