Logo O POVO+
O Brasil poderia ser como o ritual da vacinação 
Foto de Clóvis Holanda
clique para exibir bio do colunista

É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.

Clóvis Holanda comportamento

O Brasil poderia ser como o ritual da vacinação 

Fila de vacinação no Centro de Eventos  (Foto: Thais Mesquita)
Foto: Thais Mesquita Fila de vacinação no Centro de Eventos

Aos quarenta e poucos, de salto, ela chegou de Mercedes azul, com filtro solar fator 90 e viseira Fendi para que nenhum raio de sol pudesse envelhecer a tez, mesmo que por segundos entre o estacionamento e o pavilhão B do Centro de Eventos.

Logo ao lado, veio ele a pé, com a farda de vigilante, chinelo, provavelmente da noite em claro no serviço. Marcas da vida deixavam as feições mais batidas do que a idade cronológica pelo visto...

Observando tudo, como jornalista que sou, estava eu, para receber a primeira dose da vacina contra o coronavírus. Para além do alívio óbvio da imunização, a experiência foi se mostrando reveladora de como a sociedade brasileira tem plenas condições de avançar em seu espírito coletivo e em consciência cidadã.

Filas organizadas. Silêncio respeitoso. Máscaras, distanciamento. Todos em igual condição, independentemente de segmento social. Uma Nação é isso.

Lembrei-me de como sempre admiro aqueles estacionamentos gigantescos dos parques de Orlando, na Flórida. Os carros são obrigados a ocupar as vagas acompanhando a ordem das fileiras, um a um, numa harmonia que dá gosto.

E tanto faz o bilionário que foi de jatinho aos EUA ou o operário americano indo comemorar o aniversário do filho com muito esforço, o que impera é o bom funcionamento para todos.

Apesar dos duros percalços políticos, dos dramas humanos, do meio milhão de mortos e de tudo o que estamos passando, o ritual da vacina e suas minúcias reafirmam que o Brasil, pode até demorar ainda, mas tem jeito sim!

Em busca da terceira via

Emília Buarque e Tasso Jereissati
Emília Buarque e Tasso Jereissati

Ainda repercute, no meio político, o debate, da noite deste domingo, promovido pelo grupo Parlatório, formado por empresários, intelectuais e expoentes de outros setores. Senador Tasso Jereissati e ex-presidente Michel Temer fizeram análise da conjuntura, reafirmando a necessidade de buscar, em suas visões, uma terceira via entre Bolsonaro e Lula para 2022.

Empresária Emília Buarque, sempre envolvida com questões macro do Estado e do País, é a única cearense a compor este colegiado da sociedade civil e foi quem convidou o tucano para o encontro. Dentre as presenças on-line, Jorge Gerdau, Sérgio Moro, Fábio Coelho (presidente do Google no Brasil), Artur Grynbaum (O Boticário), dentre outros. No registro, Emília com Tasso.

Medicina 

Médico João Evangelista
Médico João Evangelista

Oncologista clínico do Oncocentro Ceará e Clínica FujiDay, João Evangelista Bezerra Neto foi o palestrante da edição de junho do webinar realizado mensalmente pelo Emílio Ribas Medicina Diagnóstica. Evento on-line reúne médicos de vários estados. 

Legislativo 

Salmito Filho
Salmito Filho

Deputado estadual Salmito Filho realiza, dia 23, a primeira ação do programa "Pontes de Oportunidades para o Desenvolvimento". Trata-se de uma articulação entre o mandato com municípios com foco em emprego e renda. Quixadá foi a cidade escolhida.

A que ponto chegamos

Gente estudada fazendo o teste da moeda para "comprovar" que, no local onde foi aplicada a vacina contra a Covid-19, está implantado um chip de controle mundial chinês, razão pela qual o metal ficaria pregado no corpo. Sei nem comentar... Só vai rindo.  

Enquanto isso...

Na praia da Lagoinha (CE) com amigos no fim de semana, Jair Renan Bolsonaro, filho mais novo do PR, posou para fotos com populares. Dava sinal aos três seguranças que o acompanhavam, liberando acesso aos interessados em registrar momento com ele.

Logomania

Logomania, muito comum nos anos 80, é tendência em 2021-2022
Logomania, muito comum nos anos 80, é tendência em 2021-2022

Sabe aquela moda dos anos 80-90 de estampar, em letras garrafais, as marcas das roupas? Ela voltou! Coleções das grandes grifes mundiais para a próxima temporada exibem suas logos em forma de prints com monogramas, brasões, fivelas em metal, fitas gregas "gritando" ao mundo a procedência da peça.

No Brasil, dois sinais da tendência: cearense Água de Coco lançou coleção chamada "Logomania Luau" e o espumante Chandon trocou seu tradicional rótulo dourado por letras de cima abaixo com o nome da bebida. 

Na foto, modelo desfila coleção Resort 2022 da Balmain, estampada com uma aplicação da logo da maison francesa. 

Vidda 15` 

Davi Rodrigues e Patriciana reuniram pais e irmãos para brinde, em seu endereço, pelos 15 anos da filha Vidda. Jantar em família foi precedido de benção, proferida pelo padre Leandro Dutra. Seguem registros com o desejo de felicidades à aniversariante...

abrir

Ciclos

Hoje é dia de desejar feliz aniversário a Gláucia Andrade, Tatiana Luna, Érico Brasileiro, Hélio Leitão, Ailza Ventura, Ana Carolina Fontenele, Carlos Benevides. Saúde!

 

Foto do Clóvis Holanda

Sociedade, política, tendências. Tudo junto com uma pitada de bom humor. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?