É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.
É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.
Ia até dar uma desopilada este fim de semana, mas a vida de jornalista não está fácil. Para entender os caminhos da quadrilha de propineiros e vendedores ambulantes de vacinas fantasmas, enquanto os brasileiros morriam e morrem, cabe até apelar ao power point, para não molhar o papel com lágrimas.
Os dias andam difíceis, mas parecem estar fáceis para alguns segmentos, dentre os quais, uma parte dos parlamentares regionais, Câmara e Assembleia. É tanta agenda de almoço em gabinete, em churrascaria das caras...
Fico até procurando na legenda das fotos, que eles mesmos postam em suas redes sociais, alguma linhazinha sinalizando que ali estavam discutindo, nem que fosse uma homenagem a alguém. Mas a turma não está se dando mais ao trabalho nem de inventar. É um brinde despretensioso, como mostro tantos por aqui, mas estes sem ser pago com dinheiro público.
Vamos viajar, que é melhor, nem que seja na imaginação...
Depois do turismo da seringa, o setor aponta mais duas tendências fortes na temporada. O ecoturismo, este já consolidado, nunca vi tanta gente indo a chapadas, caminhadas, praias distantes. O outro é o turismo de propósito. Isso mesmo.
Esqueça aquela cerveja mexicana no bar molhado do resort all inclusive de Cancun - super over ou, como dizem os moderninhos, é "last season". Tem que procurar razões para temperar o roteiro.
Hotéis sustentáveis, sem televisão no quarto, com aulas de yoga, meditação, com horta própria, permitindo aos hóspedes colherem os vegetais de logo mais no almoço. Desconexão total, menos do celular, que vai captar cada momento dessa aura natural-verde-chic.
Em Gramado, o Hotel Valle D'incanto convida a uma experiência com a produção das abelhas mandaçaias, sem ferrão. São 25 casas dispostas sob árvores, em que o visitante pode aprender a extrair o mel e comer ali mesmo, conhecendo todo o ciclo da espécie.
Trazendo para nossa realidade, seria como acordar cedinho e tirar leite das vacas num hotel fazenda, o tão apreciado mugido.
Aqui, contudo, somos ruins em criar possibilidades. Talvez pela exuberância contundente das praias e dos hotéis, os turismólogos não se esforçam muito em construir algo "sui generis" a partir do que já existe.
Imaginemos que o Mara Hope tivesse encalhado no mar da Flórida (EUA). Alguém duvida que não haveria, na Beira Mar, um mini-museu contando a história da embarcação, com maquetes, réplicas da cabine para fotos, uma sala dedicada às lendas que circundam a embarcação?
De lá sairiam botes para passeios contornando a estrutura com um mergulho em alto mar. No final, aquela lojinha cheia de chaveiros, caps de marinheiros, xícaras do capitão e por aí vai...
Voltando ao propósito no turismo, quando é genuíno fica bonito de ver! E é assim que Dimas Barreira e Anelisa passam o fim de semana entre São Paulo e Minas Gerais.
Casal foi conhecer e agradecer aos ciclistas que socorreram o presidente do Sindiônibus no grave acidente que sofreu em 2020, quando acompanhava um rally de motos. Que bacana. Gratidão é um ótimo e necessário propósito sempre, com ou sem viagem...
Clima de férias
Beach Park vai funcionar todos os dias do mês de julho das 11h às 17h. Parque aquático continuará recebendo 20% de sua capacidade de público, mediante agendamento de ingresso.
Em Águas Belas, faz sucesso o hotel Varandas Beach, charmoso "pé na areia" com um jardim entrecortado por piscinas, gazebos, espreguiçadeiras, área kids, restaurante, jacuzzi, spa e opções de experiências como picnic.
No mês de outubro, Walt Disney World Resort completa 50 anos lançando a "A Celebração Mais Mágica do Mundo". Durante 18 meses, complexo promete novas experiências nos quatro parques temáticos. Um novo espetáculo noturno, chamado "Disney Enchantment", vai inaugurar as comemorações.
Gramado Parks inaugurou mais um resort na Serra Gaúcha, o Buona Vitta, com arquitetura e gastronomia inspirados na região da Toscana, na Itália.
Também por lá, outra novidade: Acquamotion, primeiro parque aquático indoor com águas termais da América do Sul, recém-aberto em Gramado.
Embaixadora nos ares da alta gastronomia francesa, a Air France passa a contar a bordo com menus assinados pelos chefs de três estrelas Michelin Arnaud Donckele e Anne-Sophie Pic. O cardápio especial está disponível até o fim de outubro para passageiros da primeira classe e executiva.
Ciclos
Feliz aniversário hoje para Chiquinho Feitosa, João Jorge Vieira, Totonho Laprovitera, Wilson Aragão, Geórgia Cunha. Saúde!
Paraíso
Alto Astral em Fernando de Noronha, destino em alta com os cearenses desde o início das pandemia. No registro: Mariana Mesquita, Lygia Villar, Alexandra Pinto, Manuela Macedo, Katarine Queirós e Bru Cardoso.
Presença
BS Design sediou, meio da semana, mais um encontro do grupo "As Especialistas", mulheres com expertise em áreas distintas, que se reúnem para trocar experiências, aprendizados e fazer conexões corporativas e profissionais.
Presidente da BSPar, Beto Studart cumprimentou comitiva e apresentou um pouco do empreendimento. Na foto, o empresário com Karime Loureiro, Aletéia Lopes, Rafaelle Sobreira, Monika Vieira e Luiza Trocoli.
Entre nós...
Da jornalista Regina Ribeiro, em artigo no O POVO, refletindo sobre os números bilionários da Amazon e a situação dos funcionários:
"Não tenho motivos para comprar na Amazon. Não depois de saber de tudo isso. Consumo consciente passa por essas nuances. Eu sei que em pouco tempo as máquinas vão dominar boa parte das operações mundiais. Mas, vou deixar isso para os habitantes do futuro. Eu posso ainda escolher. Então, vou ficar com os humanos".
Bom sábado!
Sociedade, política, tendências. Tudo junto com uma pitada de bom humor. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.