Logo O POVO+
George Orwell e os direitos dos pet lovers
Foto de Clóvis Holanda
clique para exibir bio do colunista

É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.

Clóvis Holanda comportamento

George Orwell e os direitos dos pet lovers

Juíza Maria das Graças Almeida de Quental é a nova desembargadora do TJ-CE (Foto: TJCE/ divulgação)
Foto: TJCE/ divulgação Juíza Maria das Graças Almeida de Quental é a nova desembargadora do TJ-CE

Quando George Orwell escreveu o clássico "A Revolução dos Bichos" (1945), ele propunha com a grande metáfora uma sátira à política stalinista. No final do romance, os animais voltam ao seu lugar na fazenda e os seres humanos retomam o comando da realidade.

Vendo ultimamente as novidades protagonizadas pelos pet lovers ou sempre que preciso desviar de fezes dos "amados" na Osvaldo Cruz e na Vicente Linhares, admito que me vem em mente o título da obra, embora estejamos em outro contexto.

Não vou nem gastar linhas falando dos aniversários, até em buffet, de bicho de estimação; das certidões de nascimento e paternidade em cartório; dos serviços de velório e sepultamento com pompa e circunstância, dos passeios no porcelanato dos shoppings; das patinhas em mesas de restaurantes e muito menos de quem se apresenta nas redes sociais como "pai" ou "mãe" de bicho.

Cada um faz o que quer da sua vida e do seu dinheiro!

Mas esta tendência contemporânea de incluir bichinhos em praticamente todas as atividades sociais está precisando de um realinhamento. 

Na Paraíba, li que 22 gatos estão sendo representados judicialmente pelo Instituto Protecionista SOS Animais e Plantas numa disputa pelo direito dos bichanos de viverem soltos em um condomínio.

Moradora incomodada com a presença dos felinos levantou a discussão baseada no regimento interno do prédio, que os proíbe nos espaços sociais. Os seus vizinhos que defendem a presença dos gatos foram impedidos pelo síndico de alimentá-los e daí que o impasse foi terminar no Tribunal.

Não se trata aqui de querer matar os bichos de fome e sede, mas encaminhá-los ao órgão responsável para doação e cuidados, estes lotados e sem estrutura.

Os condôminos pet lovers poderiam levá-los para suas casas. Mas entendem que os animais têm o direito de permanecer como moradores numa área residencial coletiva e urbana.

Francamente. A vida em sociedade exige parâmetros de civilidade e convivência. Porque se for por este aspecto, a moradora incomodada, uma vez perdendo a causa, passa a ter o direito de criar galinhas no jardim da piscina, se assim o desejar...

Indo um pouquinho mais profundo...

Esse afã do brasileiro de desrespeitar a coisa pública e a coletividade é histórico, haja vista nossa corrupção sistêmica e a relação do poder público e privado no País, mas a inclusão de patas no meio de campo é um fenômeno bem atual da nossa empatia seletiva e pouco senso de respeito aos demais... 

Ceará em Milão 

Celina Hissa levará as belezas de sua Catarina Mina para a capital mundial da moda, Milão(Foto: Igor de Melo/ Divulgação )
Foto: Igor de Melo/ Divulgação Celina Hissa levará as belezas de sua Catarina Mina para a capital mundial da moda, Milão

Celina Hissa e sua Catarina Mina voam cada vez mais longe. Depois do mercado de São Paulo e incursões pelos EUA, a marca de DNA cearense chega a Milão, a capital mundial da moda. As bolsas e acessórios feitos à mão por artesãs do Interior e Litoral integram o grupo das oito marcas nacionais em exibição no Brasil Eco Fashion. O desfile da marca levará o bilro, uma das maiores joias do artesanato cearense, às passarelas. A Olê Rendeiras, projeto da Catarina Mina em parceria com a multinacional QAIR Brasil, envolve mais de 200 artesãs no município do Trairi. O evento acontece dias 24 e 25 de setembro e o objetivo é posicionar as grifes brasileiras de moda sustentável no mercado internacional. Rodadas de negócios, desfiles presenciais e fashion films integram a programação. Sucesso!

Judiciário 

Juíza Maria das Graças Almeida de Quental é a nova desembargadora do TJ-CE(Foto: TJCE/ divulgação)
Foto: TJCE/ divulgação Juíza Maria das Graças Almeida de Quental é a nova desembargadora do TJ-CE

Juíza Maria das Graças Almeida de Quental tomou posse no cargo de desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. Titular da Vara Única de Penas e Medidas Alternativas, ela vai compor a 2ª Câmara de Direito Privado, no lugar do desembargador Francisco Gomes de Moura, aposentado em julho último. A magistrada foi eleita pelo critério de antiguidade.

Jornalismo 

Estão abertas, até dia 24, as inscrições para a próxima turma do Curso Novos Talentos para Estudantes de Jornalismo, realizado pela Fundação Demócrito Rocha (FDR) em parceria com o Grupo de Comunicação O POVO. Estudantes devem estar cursando a partir do 4º semestre de Jornalismo em qualquer faculdade de Fortaleza.  As inscrições, exclusivamente on-line, podem ser feitas pelo site: fdr.org.br/novostalentos/

Socializando...

De volta ao verão europeu, após pausa pandêmica, o tributarista Sávio Brito.

Luis Mafrense e o famoso nutricionista holístico Felipe Jatai retornaram do Paraíso Anikauai, na Paraíba, onde viveram experiências com a cultura indígena e a natureza.

Confraria Amis Et Vins agendou para dia 18, no Le Marché, seu reencontro.

Casa do Estudante do Ceará comemorou seus 87 anos com tocante solenidade reunindo ex-alunos moradores.

Odontólogo Matheus Fontenele nos conta do aumento de 50% da procura por procedimentos em harmonização orofacial em seu consultório. Pandemia deixou todo mundo literalmente de frente ao espelho.  

Celebrar 

Matriarca Marly Nogueira recebeu o carinho de filhos e netos por sua nova idade em elegante jantar no casarão da família. Seguem registros com o desejo de saúde! 

abrir

 

 

Foto do Clóvis Holanda

Sociedade, política, tendências. Tudo junto com uma pitada de bom humor. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?