Logo O POVO+
Quem é do mar não enjoa, já dizia Martinho da Vila
Foto de Clóvis Holanda
clique para exibir bio do colunista

É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.

Clóvis Holanda comportamento

Quem é do mar não enjoa, já dizia Martinho da Vila

Nathália Abreu: um ano de Wee Travel (Foto: divulgação )
Foto: divulgação Nathália Abreu: um ano de Wee Travel

Sempre que vou entrar no mar, se estiver acompanhado, brinco dizendo que vou tirar o "despacho". Aquele mergulho inicial que sempre dá aquela sensação de limpeza da alma. 

Também é muito comum a gente ver quem se benze ali rapidinho, não só pedindo proteção, mas num ritual simples e de fé.

Iemanjá mora nas águas, Iracema, para quem quer, também, tem até praia com o nome dela.

O mar batiza, casa, limpa, restaura. A água do mar é cicatrizante, descongestiona as vias nasais, tira o ceroto dos dias. 

Digo isso porque no último fim de semana, o deputado estadual André Fernandes, que até já andou brigando para entrar no mar de Recife, postou uma foto sua na praia com a seguinte legenda: "Surfando nas lágrimas da esquerda". 

Cada um surfa onde quer e faz do mar o que bem entender. Mas a declaração me remeteu diretamente a um texto que recebi de um leitor. Assinado por Flavio Quintela e publicado no jornal Gazeta do Povo, tradicional veículo de comunicação do Paraná, dizia o seguinte: 

"Politizar todos os aspectos da vida é caminho certo para a infelicidade". Pura verdade. E explicava...

"A politização de tudo é um ladrão de alegrias. Ninguém pode ser feliz politizando tudo. Primeiramente porque a política, via de regra, não é fonte de virtude, especialmente no Brasil. Para nós, brasileiros, política costuma significar sujeira, decepção e imoralidade. Nosso sistema político é um criadouro de homens públicos maus. E, por ser o meio pelo qual a política se materializa, ele torna a nossa política em algo cruelmente corrupto". 

Em outro trecho alertava: 

"Seu político favorito certamente cairá no ostracismo daqui a algum tempo, mas uma boa amizade dura a vida inteira. E, por mais que pareça algo de um passado longínquo, dê espaço ao contraditório. Ouvir gente com opiniões diferentes das nossas é um exercício de tolerância, pluralidade e inteligência. Ser amigo de alguém apesar das divergências é um exercício de amor. Afinal, amigo se guarda do lado esquerdo do peito, debaixo de sete chaves. Assim falava a canção". 

Que bom que o parlamentar em questão ainda é jovem e tem tempo para perceber que a vida não é sobre "Bolsonaro x Lula". Ele pode tomar um banho de mar no domingo sem precisar politizar seu momento. E ainda que, a depender de 2022, o futuro não seja é sobre nenhum dos dois... 

"Quem é do mar não enjoa, não enjoa, Chuva fininha é garoa, é garoa..", vai Martinho da Vila, tô contigo!

Presença 

Lavínia Vlasak em Jericoacoara(Foto: reprodução instagram)
Foto: reprodução instagram Lavínia Vlasak em Jericoacoara

Já que estamos falando de banhos e mar: Lavínia Vlasak em sua passagem por Jericoacoara, há poucos dias. Quem está circulando de férias e discretamente pela Cidade é outra atriz, Marisa Orth. A Riviera do Nordeste é um sucesso! 

Setembro amarelo

Evandro Leitão: Setembro amarelo na Assembleia (Foto: Dário Gabriel/ Divulgação )
Foto: Dário Gabriel/ Divulgação Evandro Leitão: Setembro amarelo na Assembleia

Discutir depressão e suicídio nunca fez tanto sentido. É nesse clima de alerta e prevenção que a Assembleia Legislativa organiza ampla agenda para setembro, mês que marca o debate do tema no País. Esta tem sido uma bandeira do presidente da Casa, Evandro Leitão, desde que ele instalou a Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e Combate à Depressão e ao Suicídio, ainda em 2019. Pelo menos um projeto de lei e dois projetos de indicação foram apresentados pelos integrantes da frente e aprovados em Plenário. Quem acompanha tudo de perto é a primeira-dama do Legislativo Cearense, Cristiane Leitão.

Turismo

Nathália Abreu: um ano de Wee Travel(Foto: divulgação )
Foto: divulgação Nathália Abreu: um ano de Wee Travel

Próximo dia 29, a Wee Travel completa um ano de suas operações. Com foco em fazer a ponte entre os agentes e os clientes, o novo conceito de agência de viagens surgiu com a proposta voltada tanto para a recuperação do setor de turismo, impactado pela pandemia, como para novos negócios. Deu certo! À frente, Natália Abreu.

Celebrar 

Aniversariante do último sábado, empresário Idézio Rolim, Maryana e filhos receberam lista da intimidade, em fim de tarde na Lagoa do Uruaú, para brinde pela nova idade. No registro, Ana Beatriz, Idézio Rolim, Maryana, Ana Luisa, Sophia e Arthur. Cobertura completa da festa na coluna de domingo, aqui no OP. 

Ana Beatriz, Idézio Rolim, Maryana, Ana Luisa, Sophia e Arthur(Foto: arquivo pessoal)
Foto: arquivo pessoal Ana Beatriz, Idézio Rolim, Maryana, Ana Luisa, Sophia e Arthur

Mercado 

Percebendo que a vida azedou, Leite Moça comemora 100 anos de Brasil lançando o Moça Frapê: bebida de leite condensado com morango em garrafa para beber por aí.

Guará anuncia sua nova loja, agora no Iguatemi, na primeira praça de alimentação do shopping, onde por anos funcionou parque infantil. Previsão de abertura é dezembro.

Atacadão inaugurou ontem, na Av. Francisco Sá, sua quarta loja em Fortaleza, sendo a oitava unidade no Estado.

Referência em produtos médicos, odontológicos, cirúrgicos e hospitalares, Distrimédica comemora crescimento de 18% no primeiro semestre de 2021 em relação ao mesmo período do ano passado.

Zakaria Benzaama e Bruno Freitas celebram 15 anos da FTrade Brasil, empresa cearense que uniu profissionais de peso do segmento aduaneiro e Comércio Exterior do Brasil.

SJ Imóveis criou o "vacinômetro" para a documentação e o controle de colaboradores imunizados com a primeira e segunda dose.

Recebi do amigo e leitor Gaudêncio Lucena Jr. e indico a profissionais de todas as áreas: "Nizan Guanaes entre Davi e Golias", entrevista com o publicitário facilmente encontrada na web buscando por este título. Muitas reflexões sobre nós e o agora.

Abrem novo ciclo de vida hoje: Zelma Câmara, Germano Pessoa, Jorge Albuquerque, Théo Basto, Marana Figlioulo, Thomás Figueiredo Filho, Marcela Carvalho, Érika Markan. Saúde! Até amanhã! 

 

Foto do Clóvis Holanda

Sociedade, política, tendências. Tudo junto com uma pitada de bom humor. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?