Logo O POVO+
É proibido cochilar, bem nos lembra o forró...
Foto de Clóvis Holanda
clique para exibir bio do colunista

É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.

Clóvis Holanda comportamento

É proibido cochilar, bem nos lembra o forró...

Tipo Opinião
Capa de disco do grupo Os 3 do Nordeste, que fez sucesso com o forró
Foto: reprodução Capa de disco do grupo Os 3 do Nordeste, que fez sucesso com o forró "É proibido cochilar"

É proibido cochilar...

Tenho uma tia de coração, que repetia sempre na minha infância: "Meu filho, ande sempre na linha reta". Aquelas frases que a gente escuta a vida toda e, quando pisa na bola, relembra com ainda mais remorso, sabe?

Não deslizar nesse trapézio do cotidiano é o malabarismo na espiral da existência, mas um escorregão, até certo ponto, é inevitável, inclusive para aprendizado...

Estava vendo o presidente da Câmara de Granjeiro, vereador Paulo Anderson Brito, que foi detido, pela Delegacia Regional de Juazeiro do Norte, após se recusar a sair de um bar que funcionava fora do horário limite do decreto estadual. Não satisfeito, urinou em via pública e perante os policiais.

Impossível não lembrar da inspetora da Polícia Civil, em Jericoacoara, dando "piti", em seu sumário biquíni e alcoolizada, por se negar a usar a máscara de proteção na área comum de uma pousada.

Em tempos de uma vida filmada e controlada pelos celulares, nem precisa ir tão longe. Para o prefeito José Sarto, bastou uma circulada sem máscara num casamento, último fim de semana, para dar à oposição o que ela mais precisava.

Tenho muita vergonha, até hoje, de um "petit-barraco" que promovi na festa de casamento de um amigo irmão, chateado porque o dono do buffet mandou parar a banda em virtude do barulho e do horário. Para minha sorte, ainda não éramos uma sociedade formada por produtores de conteúdo audiovisual 24h por dia.

Se os limites éticos e morais ainda são pouco limitadores para uma parcela da população comum, poderiam ter um peso a mais para autoridades e figuras públicas, nem que seja por zelo político de suas próprias imagens e coerência com o discurso e o cargo que ocupam.

Do contrário, optam pela postura do PR, para quem as regras da coletividade, construídas historicamente, não têm peso nem importância perante seus próprios desejos e impulsos...

Como escreveu Antonio Barros, naquele forrozinho gostoso: "Se está ganhando dinheiro. É bom dinheiro ganhar. E ele leu na entrada que é proibido cochilar".

Roteiro Zen

Sarah Philomeno, Melaine Diogo, Letícia Linton e Marize Castelo Branco no retiro holístico da Joy by Letícia
Sarah Philomeno, Melaine Diogo, Letícia Linton e Marize Castelo Branco no retiro holístico da Joy by Letícia (Foto: arquivo pessoal)

Sarah Philomeno, Melaine Diogo e Marize Castelo Branco estão em Campos do Jordão, no Toriba Hotel & Spa, participando da primeira turma do programa de retiros holísticos de autoconhecimento para mulheres da "Joy by Leticia", nova área de atuação da famosa designer de joias Letícia Linton, na foto com as cearenses.

Colorido e leveza

Sakiê Brookes, Eveline Fujita, Elisa Oliveira, Roberta Nogueira e Talynie Mihaliuc
Sakiê Brookes, Eveline Fujita, Elisa Oliveira, Roberta Nogueira e Talynie Mihaliuc (Foto: arquivo pessoal)

Em clima de sextou, mais uma foto do fim de tarde pelo aniversário de Idézio Rolim, na Lagoa do Uruaú: Sakiê Brookes, Eveline Fujita, Elisa Oliveira, Roberta Nogueira e Talynie Mihaliuc

Medicina, mercado e afins...

Médico José Aurillo Rocha, diretor do Centro de Oncologia e Hematologia e do Núcleo de Oncologia e Hematologia do Ceará, conduz, de ontem até amanhã, o 4º Simpósio Multidisciplinar em Oncohematologia e Imunoterapia. Inscrições no link https://doity.com.br/4simposio-oncohematologia.

Vice-presidente do TCE e de Auditoria no Instituto Rui Barbosa (IRB), Edilberto Pontes é um dos palestrantes do 16º Congresso de Inovação no Poder Judiciário - Conip Judiciário & Controle. O Conselheiro vai explanar sobre Inovação no Controle, no dia 1º de setembro, às 16h30min.

Marcello Dubeux, diretor financeiro e de relações com investidores da Moura Dubeux, comemora os bons números da construtora, que anuncia o crescimento da capacidade operacional anual de R$ 1,5 bilhão para R$ 2,2 bilhões no médio prazo.

Mardonio Barros e Paulo Feitosa expandem as ações do Projeto Escolas Criativas com cursos de Fotografia e Audiovisual em escolas municipais de Jericoacoara e Niterói (RJ).

Circe Jane, presidente da Sindieventos-CE, conduz em setembro o Unieventos, encontro presencial e on-line como o tema "Empatia e Sustentabilidade do Mercados de Eventos". Realização pretende juntar e reforçar os 52 segmentos que formam esta cadeia produtiva.

Jeovana Mourão e Tercio Pessoa conduzem a Dip Clinic, no BS Design
Jeovana Mourão e Tercio Pessoa conduzem a Dip Clinic, no BS Design (Foto: divulgação)

Sinergia entre medicina e odontologia é a principal característica da DipClinic, idealizada por Jeovana Mourão e Tercio Pessoa. Fica no BS Design. Com tanta "desarmonização facial" por aí, devem estar tendo bastante trabalho...

Angra

Cearenses em Angra: Bernardo Maia e Andrea, Cristiano Peixoto e Daniele, Felipe Albuquerque e Mariana Dafonte, Branca e Racine Mourão, Rodrigo Maia.
Cearenses em Angra: Bernardo Maia e Andrea, Cristiano Peixoto e Daniele, Felipe Albuquerque e Mariana Dafonte, Branca e Racine Mourão, Rodrigo Maia. (Foto: arquivo pessoal)

Turma cearense escolheu o badalado Fasano, em Angra dos Reis, para o fim de semana. No brinde: Bernardo Maia e Andrea, Cristiano Peixoto e Daniele, Felipe Albuquerque e Mariana Dafonte, Branca e Racine Mourão, Rodrigo Maia.

Em Fernando de Noronha estão Clovis Rolim Neto e Monique com os filhos, foram comemorar o aniversário dela, nesta quarta-feira. No mesmo grupo, Marina Ary, Caio Asfor e Tatiana, dentre outros amigos.

Abrem novo ciclo de vida hoje: Mirela Tomás, Melina Dias, Viviane Benevides, Ana Cecília Serpa. Já ontem, 26, foi dia de: Ana Virgínia Martins, Elisa Oliveira, Liliana Diniz, David Moura do Carmo. Saúde!

Gourmet

Chef Aurélio Carvalho retorna ao Ceará para cuidar da gastronomia no Varandas Beach Hotel, em Águas Belas
Chef Aurélio Carvalho retorna ao Ceará para cuidar da gastronomia no Varandas Beach Hotel, em Águas Belas (Foto: divulgação )

Já que hoje é dia de Comes&Bebes aqui no O POVO, abro brecha para desejar boas-vindas ao chef Aurélio Carvalho, que retorna ao Ceará para comandar a cozinha do Varandas Beach, roteiro de charme em Águas Belas. Com mais de 20 anos de experiência, chega no concorrido hotel de Sheyla e Armando Abreu com a promessa de fundir cozinha regional a elementos da alta gastronomia.

Boa sexta, bom fim de semana!

Foto do Clóvis Holanda

Sociedade, política, tendências. Tudo junto com uma pitada de bom humor. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?