Logo O POVO+
O menu desceu indigesto, para alguns...
Foto de Clóvis Holanda
clique para exibir bio do colunista

É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.

Clóvis Holanda comportamento

O menu desceu indigesto, para alguns...

Otacílio Valente e Beto Studart: parceria em novo empreendimento (Foto: divulgação)
Foto: divulgação Otacílio Valente e Beto Studart: parceria em novo empreendimento

O ceviche de camarão perfumado com pimenta estava especial. Foi assim a entrada do último almoço empresarial do Lide Ceará, sexta-feira, no hotel Gran Marquise. O convite era para ouvir o jornalista e cientista político William Waack, ex-Globo e atual CNN, falando, como pessoa física (ele frisou bastante) sobre o cenário político e econômico do Brasil. 

Sentei com executivos da Nutrinor, novos associados à entidade e responsáveis pela produção de 40 mil refeições por dia para empresas no Ceará. Estavam felizes, em ritmo de expansão pelo Interior e entusiasmados com aquele networking sempre interessante que o evento promove. 

William fez um prelúdio cuidadoso. Reforçou que estava ali para traçar panoramas a partir de sua experiência de repórter por décadas, incluindo temporadas como correspondente fora do País. Começou falando da tentativa permanente de "ruptura institucional" por parte do Executivo, contas públicas, patrimonialismo intrínseco à política nacional, o Centrão como expressão maior desse mal da Nação.

Ao passo que o Tranche de sirigado em crosta com limão siciliano era servido, a conversa avançou. "Perigoso" foi o termo que o palestrante mais repetiu ao se referir ao presidente. Sobre a carta escrita por Temer, William chamou de um "súbito choque de realidade". E relembrou o que perguntou ao sucessor de Dilma na TV: "quanto tempo vai durar o efeito desta carta?". 

Em sua análise, o espaço que o STF ocupa hoje, muitas vezes atuando fora ou além de suas competências é uma construção dos últimos anos, pré-Bolsonaro, oriunda do vácuo que a incompetência e inoperância do Legislativo deixaram surgir. Aí vale aquela máxima, não há vácuo na política. 

Respondendo à presidente do Lide Ceará e coordenadora do momento, empresária Emília Buarque, o analista apontou uma terceira via, de centro-direita, como a melhor saída para o Brasil neste momento. Eis que, por algumas feições, o vinho avinagrou... 

As perguntas vieram no tom do que se escuta há meses: o papel da mídia no processo todo e a interferência do Judiciário. Waack lembrou que a imprensa "não tem CPF e nem CNPJ", mas é formada por um conjunto de empresas que prestam o serviço de comunicação. Para ele, no País hoje há uma gama de veículos, em múltiplos meios, capazes de dar conta de todas as óticas e abrir espaço para vozes dissonantes sobre os assuntos em questão. "Uma pessoa acessando os veículos nacionais consegue ter uma panorama do que
está acontecendo e
formar sua opinião".

Em relação ao Judiciário, reafirmou sua leitura histórica já citada acima e lembrou da Operação Lava-Jato como mais um caso recente em que as instituições se "embananaram", dividindo opiniões e pondo em xeque
os processos previstos
na legislação. 

No silêncio do auditório, chegou a sobremesa, Biscuit de Chocolate, sendo metades iguais de mousse de chocolate e geleia de cupuaçu, uma invencionice maravilhosa do famoso chef patissier Felipe Cicconato - um craque! No paladar, depois do que se ouviu e refletiu, para alguns desceu mais como um brigadeiro, para outros ficou um gosto semelhante a limão... Hora do café.
Vida que segue! 

Parceria 

Presidente da Bspar, Beto Studart, e presidente da Colmeia, Otacilio Valente selaram parceria entre as duas empresas para a construção do BS Ville, condomínio de alto padrão a ser lançado no próximo ano no Porto das Dunas. Antes mesmo do lançamento, o empreendimento já pode ser considerado um sucesso, pois há mais de 300 reservas feitas. O empreendimento será erguido em área com mais de 80 mil m², pé na areia e mais de 300 metros de praia. Sucesso!

Últimas...

Arquiteto Carvalho Araújo assina o belo projeto do Centro Cultural do Cariri, obra em construção pelo Governo do Estado.

Vice-prefeito Élcio Batista, secretário do Esporte do Município, Ozires Pontes, e vereador Leo Couto visitaram o Allianz Parque em busca de novas tecnologias e ideias para projetos na Capital. 

Quase tudo pronto para a abertura
da Antoinette Boutique de Doces, de
Renata Valentim. 

Renato Thomaz e Marco Abreu anfitrionaram jantar apresentando a mulheres da cidade o estilista Eduardo Amarante. 

Passaram os últimos dias no Zorah Beach Hotel, no Trairi, Edson Queiroz Neto e Ticiana, Fernando Gurgel e Cristiane. 

Grupo Guará amplia portfólio de produtos nas lojas da Aldeota e Eusébio, com foco em linhas saudáveis, artesanais e gourmet. 

Diretoras da agência de comunicação Capuchino Press, Renata Benevides e Karla Rodrigues estão em nova sede da empresa, agora no Dionísio Torres. 

Abrem novo ciclo de vida hoje: Sarah Pontes, Maria Alice Fujita Ferraz, Christianni Albuquerque. Boa semana! 

Foto do Clóvis Holanda

Sociedade, política, tendências. Tudo junto com uma pitada de bom humor. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?