Logo O POVO+
Há cenas que seria melhor nem ver...
Foto de Clóvis Holanda
clique para exibir bio do colunista

É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.

Clóvis Holanda comportamento

Há cenas que seria melhor nem ver...

O jantar de Naji Nahas: imitações, risadas e algumas sensações despertadas... (Foto: reprodução)
Foto: reprodução O jantar de Naji Nahas: imitações, risadas e algumas sensações despertadas...

Há registros que marcam a cabeça da gente e viram memes internos, só você escuta, vê, sente e está tudo certo.... São os "fantasminhas" que vivem aqui do lado, na cabeceira. Pois bem...

Desde que vi o blockbuster "Titanic", depois daquelas filas enormes do cinema de outros tempos, vez por outra escuto a voz de Rose Dawson numa das primeiras cenas... Quando ela, já idosa e em busca do grande diamante em forma de coração, começa a narrar a história do "navio dos sonhos".

Gloria Stuart como Rose Dawson em Titanic
Gloria Stuart como Rose Dawson em Titanic (Foto: reprodução)

Sempre essa cena me vem à mente quando adentro ambientes com peças antigas e de antiquário, quando vejo lances atuais que remetem ao passado ou quando lembro de uma grande alegria social precedendo uma tragédia, como o último Carnaval do Brasil sem covid....

Dentro do submarino de Spielberg, a atriz Gloria Stuart começa a história do naufrágio com a icônica frase: "Foi há 84 anos, mas ainda sinto o cheiro da tinta fresca, da porcelana nunca usada...". Daí, vai descrevendo o luxo da embarcação, dividida por setores da pirâmide social.

Ao longo da produção, percebe-se que o tilintar das taças de cristal, os ótimos vinhos e o reflexo da louça fina são a marca dos pavimentos da turma do topo, enquanto a base se aperta em suas cabines.

Acho que Rose Dawson se fez presente, conceitualmente, naquele jantar que o empresário Naji Nahas anfitrionou em São Paulo. Do convescote circulou o vídeo do humorista André Marinho, imitando o presidente Bolsonaro e o ex-presidente Michel Temer, viralizou...

Todos os elementos estavam ali. Os cristais, a louça, o chiquê, as risadas e um certo desdém diante do "navio Brasil". Ah, claro! Todos temos o direito de rir, de beber, de relaxar, de usufruir do que conquistamos... Mas preferia não ter visto aquela dramaturgia - real...

.

Para estas cenas, a partir de agora, evocarei mentalmente outra performance: a chegada misteriosa de Kim Kardashian (foto) ao Baile de Gala do Met, NY. A influenciadora, que já mostrou tudo, optou por não mostrar - e nem ver - mais nada. Tudo escureceu.

Protesto por mulheres afegãs? Cansaço imagético? Apelo midiático? Ela não diz, mas o mundo interpretou em centenas de memes que dizem respeito àqueles momentos nos quais o que está diante de nossos olhos parece completamente fora do esperado ou da realidade.

.

Não podendo sair por aí com essa máscara anti-mundo de vez em quando, me conformarei jogando algum perfume sobre as minhas da Lupo. E sigo aqui no café, bolo, trabalho e na (quase) paz de uma quinta-feira, dessa vez sem caranguejo...

Só um último lembrete: o Titanic quando afundou levou todo mundo que estava dentro...

Enquanto isso...

Mano Alencar e Totonho Laprovitera, que dividem exposição coletiva aberta ontem no Ideal Clube, também compartilharam o set de filmagem. Os artistas visuais fazem participação especial no filme "O Filho Único do Meu Pai", uma comédia urbana cearense que será lançada no dia 23 de setembro nos cinemas. 

Chama-se "Ciro Games" o programete pré-campanha de Ciro Gomes no sonho de virar presidente. Divide a bancada colorida com Gisele Bezerra. Está tão, tão leve e feliz, que fica difícil processar...

.

Amigos organizando o fim de semana em Guaramiranga para assistir a show de Ricardo Bacelar dentro do 22º Festival Jazz & Blues de Guaramiranga. Pianista, advogado e cônsul apresenta seu mais recente trabalho, "O viver é de improviso", no sábado ao cair da tarde. Na foto, com Manoela, cadeira cativa da plateia. 

De olho num cálculo que prevê dez milhões de lares no Norte e Nordeste com potencial para aquisição de máquinas de lavar, marca Consul lançou campanha exclusiva para CE, PE, BA e MA.

CEO da Planet Smart City no Brasil, dinâmica Susanna Marchionni acompanha de perto a atuação dos jovens aprendizes do Programa Primeiro Passo, do Governo do Estado, em seu negócio. Quer despertar empreendedorismo e visão de futuro. 

Ciclos: hoje é dia de parabenizar Otacílio Valente, Carmem Cinira, Cássio Sales, Rocha Neto. Saúde! 

Novo hotel 

.

Ana Cristina Cysne Melo e Tarso Melo em registro durante sua imersão com as filhas pelo Pantanal Mato-grossense. De volta à Cidade, planejam a construção e abertura de mais um hotel da rede Carmel, agora em Icaraizinho de Amontada. 

Reconhecimento 

.

Indiano multiempresário Sumeet Dhillon e o marido, o cearense Natan Araújo, percorreram alguns dos melhores hotéis do Brasil em busca de novidade para o premiado Zorah Beach, no Trairi. A grande surpresa foi o Ponta dos Ganchos (SC), que Sumeet definiu para a coluna como "o melhor hotel do Brasil".  

Sobre o Zorah, celebra o feito de integrar a nova temporada do seriado "Hotéis Incríveis" e o sucesso de seus novos bangalôs premium com piscinas privativas.  

Até amanhã

 

Foto do Clóvis Holanda

Sociedade, política, tendências. Tudo junto com uma pitada de bom humor. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?