Logo O POVO+
Mindfulness: a prática para quem busca atenção plena
Foto de Clóvis Holanda
clique para exibir bio do colunista

É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.

Clóvis Holanda comportamento

Mindfulness: a prática para quem busca atenção plena

Tipo Opinião
Alexandre Birman deu entrevista à Exame em que fala sobre a prática do Mindfulness para atingir seus objetivos (Foto: reprodução instagram )
Foto: reprodução instagram Alexandre Birman deu entrevista à Exame em que fala sobre a prática do Mindfulness para atingir seus objetivos

Nova modinha no mundo corporativo é o "Mindfulness", conjunto de técnicas que remete à milenar filosofia budista, muito usada hoje por quem busca alta performance.

Nos anos 90-2000 era muito comum ver entrevistas de gente em evidência explicando como usava a mente para várias atividades ao mesmo tempo. Já era... O caminho agora é inverso.

Na neo-etiqueta corporativa, estar 100% presente e conectado ao momento é demonstração de maturidade, preparo, foco, propósito, visão e, acrescento aí, elegância. Aquela postura agitada, ofegante e apressada, muito retratada nos filmes, não convém.

Comentei aqui por esses dias sobre a admirável capacidade do CEO da Arezzo&Co., Alexandre Birman, de ser um businessman e triatleta. Em entrevista à Exame, revelou aplicar princípios do mindfulness.

Fiquei pensando...

Talvez se o ministro Marcelo Queiroga (Saúde) se conectasse com o agora, com a função pública que exerce e o propósito republicano que pesa sobre suas ações, não teria dado aquela demonstração de desequilíbrio ao oferecer o "dedo do meio" a manifestantes que protestavam contra o Governo na passagem da comitiva brasileira por NY.

Sobre o discurso do PR na ONU, está perfeitamente conectado e num profundo "mindfulness", não com o mundo real e os desafios e as oportunidades do Brasil, mas com sua base radical, esta feliz e satisfeita.

Ocorre que a Assembleia Geral da ONU é reunião de "gente grande", que entende bem do que se passa em cada país, sob os olhares atentos de investidores. Para nosso representante, porém, a cúpula foi mais uma conversinha de WhatsApp...

Vamos às flores...

Dia Mundial sem Carro

Secretário do Meio Ambiente: de bike para o trabalho no Dia Mundial Sem Carro
Secretário do Meio Ambiente: de bike para o trabalho no Dia Mundial Sem Carro (Foto: Divulgação Sema)

Secretário do Meio Ambiente do Estado, Artur Bruno em registro de incentivo aos servidores da Sema a irem ao trabalho usando meios de transporte alternativos. "É preciso dar o exemplo do nosso compromisso com a natureza. Assim como foi feito ano passado, irei para o trabalho de bike", declarou ele, que deve estar por aí sobre duas rodas, ilustrando a efeméride simpática e necessária, embora ainda limitada do ponto de vista das políticas públicas. Como já escrevi por aqui, nosso trânsito parece mais com uma cidade da Índia...

Mercado, presenças e afins...

Sinduscon-CE realizará o I Fórum Sinduscon. Tema: "Como ter melhores resultados no Mercado Imobiliário". Evento virtual acontece dia 28, das 18h30min às 20h30min, através da plataforma Zoom.

Engenheiro civil André Quinderé vai proferir palestra sobre o tema "Planejamento de Obra". Consultor empresarial, Ênio Arêa Leão fará análise econômica e de mercado. No comando e mediação, o presidente da entidade, Patriolino Dias de Sousa, acompanhado de seus vice-presidentes.

PecNordeste encerrou sua 24ª edição com o seguinte saldo: dois mil participantes nas salas virtuais do Zoom e mais de três mil visualizações no YouTube acompanhando as mais de 50 palestras. Rodrigo Diógenes Pinheiro, presidente da Faec e coordenador do evento, comemora o sucesso.

Startup na área financeira, a Mittu realiza dia 1º, no auditório mezanino do BS Design, o lançamento de seu novo produto, uma conta digital individual do Ceará.

Retorna da praia de Tibau a arquiteta Sandra Mourão, foi para o aniversário do amigo e promoter Chrystian de Saboya, uma referência nos agitos do Rio Grande do Norte.

Lara Matos degustando as delícias da Dolce Divino. Foi com a mamãe Mayra Aderaldo fazer escolhas para casamento com Caio Freire.

Também saiu do requisitado forno de Débora e Gabriela Portugal o bolo pink do aniversário de Niedja Bezerra, o branco rústico de Natália Recamonde e Fernando Diógenes, e preparam a mesa de bolo, doces e chocolates do casamento de Manuela Rolim e Raphael Nogueira.

Ciclos: feliz aniversário para Nathália da Escóssia, Ivan Bezerra Filho, Mariana Lobo, Fernanda Franco, Roberta Vasques, Padre Eugênio, Adriana Cals Silva. Saúde!

Emmy

Josh O'Connor levou estatueta do Emmy por "The Crown"
Josh O'Connor levou estatueta do Emmy por "The Crown" (Foto: RICH FURY / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP)

Intérprete do príncipe Charles em "The Crown", Josh O`Connor levou a estatueta de Melhor Ator em Drama no Emmy 2021 por sua atuação da 4ª temporada da produção. "The Crown" também faturou os prêmios de melhor atriz e ator coadjuvantes para Gillian Anderson no papel de Margaret Thatcher e Tobias Menzies no papel do príncipe Philip de Edimburgo, bem como de roteiro e direção. Incluindo os prêmios técnicos entregues antes da cerimônia, série somou 11 - empatando com "O Gambito da Rainha", e um atrás do recorde para uma série dramática, mantido por "Game of Thrones". Sucesso!

Brinde

Jório da Escóssia reuniu corpo clínico e alunos dentistas do "BC Residency Experience", curso promovido pela Clínica Jório Conceito, para brindar, no BS Design, o encerramento de mais uma turma. Seguem presenças...

abrir

Foto do Clóvis Holanda

Sociedade, política, tendências. Tudo junto com uma pitada de bom humor. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?