Logo O POVO+
A tendência é exaltar o seu eu
Foto de Clóvis Holanda
clique para exibir bio do colunista

É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.

Clóvis Holanda comportamento

A tendência é exaltar o seu eu

Tipo Opinião
Ney Filho recebeu O POVO nas obras da Casa Cor. Uma árvore vai garantir a sombra da Comedoria, seu ambiente na mostra (Foto: BARBARA MOIRA)
Foto: BARBARA MOIRA Ney Filho recebeu O POVO nas obras da Casa Cor. Uma árvore vai garantir a sombra da Comedoria, seu ambiente na mostra

Comedoria é o nome do ambiente que Ney Filho vai apresentar na Casa Cor Ceará 2021. Poderia ser cozinha, sala de jantar, restaurante, mas não. O arquiteto, urbanista e designer pretende evocar os sentimentos mais nobres que envolvem o ato de se alimentar. "O nome comedoria remete a essa coisa simples e gostosa do nosso hábito de ir à mesa, do ritual importante, bonito, necessário", explica.

Leia também | Confira mais opiniões, informações e crônicas exclusivas dos colunistas do O POVO+

Ao desenhar um espaço para o que ele define como "o momento mais simples da coletividade", o profissional também pretende traçar reflexões sobre a fome que assola milhões de brasileiros. "O ato mais normal da vida não é uma realidade para milhares de brasileiros", lembra.

A ideia é exaltar a gastronomia cearense, seus insumos e produtores. "Farei algo com menos colorido e detalhes, quem vai brilhar é a comida e as pessoas, nós que estamos juntos até aqui".

Se a identidade da Terra da Luz vai aos pratos - todos da Bone Cerâmica -, ela vai estar presente em cada peça escolhida. A curadoria foi toda em cima do trabalho de designers locais. Por lá, móveis de Camila Fiúza, Valter Costa Lima, Érico Gondim, Rodrigo Rônega, Delano Eloy e do próprio Ney, que apresenta nova cadeira com sua assinatura. Eletrodomésticos serão Esmaltec. "A luz do Ceará brilha com nossos designers", diz ele, um entusiasta dos produtos e profissionais locais, adiantando planos de, em 2022, com a Associação dos Designers do Ceará, levar as peças para mostras fora do País.

Ney Filho recebeu O POVO nas obras da Casa Cor. Uma árvore vai garantir a sombra da Comedoria, seu ambiente na mostra
Ney Filho recebeu O POVO nas obras da Casa Cor. Uma árvore vai garantir a sombra da Comedoria, seu ambiente na mostra (Foto: BARBARA MOIRA)

Ter algo em casa, feito por alguém que você conhece, sabe a trajetória, é uma das apostas de Ney como tendência para a Casa Cor e ambientação como um todo. "Uma peça que você pode apresentar não apenas como um objeto, mas algo que conta uma história faz toda a diferença e sentido", destaca. "Antes da pandemia as pessoas buscavam casa com aquele aspeto quase de loja. Era parecer, hoje é mais o ser. Tudo o que não for isso acho cafona. A tendência é exaltar o seu eu. Se seu eu é o brilho, brilhe. Se é rústico, seja rústico, seja você", enfatiza.

Filho de artesã, que até hoje produz flores desidratadas com cascas de laranja, ele também chama atenção para a importância de produtos com matéria-prima reciclada, que gerem menos impacto ao meio ambiente.

Saindo do campo mais conceitual da arquitetura, Ney aponta como tendências da temporada o uso de pedras com acabamento rústico e em locais inesperados da ambientação; um paisagismo natural, valorizando espécies nativas; iluminação discreta e intimista; peças autorais de criadores locais como destaque dos projetos e o "high low", a mistura de elementos neutros, como um cimento queimado compondo com estruturas e texturas de evidência. Promete!

A Casa Cor Ceará acontece de 26 de outubro a 5 de dezembro.

Design

Designer cearense Érico Gondim expôs seu talento, mais uma vez, na mostra máxima do design mundial, o Salão do Móvel de Milão. Os Espelhos Corrupio Chakra são os novos produtos da Linha Corrupio, fruto da parceria entre o criador e a Rato Roi. Peças são feitas por meio da transformação de embalagens de sacolas plásticas recicladas em um novo material batizado de byeplastic.

Espelhos Corrupio Chakra são produtos novos da LINHA CORRUPIO da parceria @ericogondim.design  /@ratoroi
Espelhos Corrupio Chakra são produtos novos da LINHA CORRUPIO da parceria @ericogondim.design /@ratoroi (Foto: erico gondim/divulgação)

Gourmet

Chef uruguaio Bruno Verri acaba de chegar ao Ceará para comandar a cozinha do Carmel Taíba Exclusive Resort. Traz consigo a experiência de restaurantes de alta gastronomia, com destaque para a cozinha do Hotel Copacabana Palace.

Chef uruguaio Bruno Verri, novidade no Carmel Taíba
Chef uruguaio Bruno Verri, novidade no Carmel Taíba (Foto: DIVULGAÇÃO)

Show

Ícone da MPB, Toquinho retorna ao Ceará, no dia 16 de outubro, para show no Porto das Dunas Praia Hotel, roteiro de charme recém-inaugurado no Porto das Dunas. Divide o palco com a cantora Camilla Faustino, sua companheira de vida, que faz participação especial. A abertura da noite fica a cargo de Felipe Dantas. Informações: (85) 98187-2021 e (85) 4042-1177.

Toquinho
Toquinho (Foto: Marcos Hermes)

André & Dani

Modelo, atriz, empresária e ativista de causas coletivas, Dani Gondim selou sua união com o empresário, atleta amador e filantropo André Montenegro. A cerimônia, de caráter afetivo, foi celebrada por Luciana Barroso, da Elos de Afeto, em romântico fim de tarde, frente ao mar, na pousada Café Zapata, em Icaraizinho de Amontada. Noiva trajou Kallil Nepomuceno,  joias da J. Regás e grinalda de Jomara Cid. Seguem registros com o desejo de felicidades ao casal...

abrir

Foto do Clóvis Holanda

Sociedade, política, tendências. Tudo junto com uma pitada de bom humor. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?