Logo O POVO+
Faz sentido acender o pisca-pisca neste momento?
Foto de Clóvis Holanda
clique para exibir bio do colunista

É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.

Clóvis Holanda comportamento

Faz sentido acender o pisca-pisca neste momento?

Tipo Opinião
Seriado
Foto: divulgação netflix Seriado "Round 6" levanta discussão sobre os limites da ganância humana

Apaga a luz...

Nunca fui entusiasta dessas cores que motivam campanhas de saúde de acordo com o mês do ano. Sempre questionei se isso surtia efeitos de fato, especialmente no ambiente interno das empresas.

Sabemos bem que uma coisa é iluminar a fachada da sede com refletores no "tom do mês", outra é aceitar, por exemplo, que uma funcionária chegue atrasada ou falte o trabalho para fazer sua prevenção agendada há três meses na unidade pública de saúde que só conseguiu, agora, consertar o mamógrafo...

Nuances de um mundo fotográfico, em que o marketing dita as regras, mas só conhece as cartas quem está no jogo...

Falando nisso, segue repercutindo, inclusive nos meios acadêmicos e mais intelectualizados, a série sul-coreana "Round 6" (Netflix), um fenômeno de audiência. Até publiquei por estes dias o galã do cinema asiático, um dos atores da produção.

Estava pensando...

O que faz um roteiro super-violento, surreal, em um idioma "novo" aos nossos ouvidos e sem artistas hollywoodianos receber tanta atenção e aplausos do público brasileiro? As referências do filme ganharam as conversas e as redes dos mais jovens.

Não vou entregar a história, mas a grande e pesadíssima metáfora cinematográfica sobre competição, ganância e crise de valores está ancorada num panorama de profunda desesperança humana. Estaria aí a conexão de "Round 6" não só com os espectadores da Ásia, mas com os daqui também? Dias estranhos explicam...

Voltando às luzes das campanhas de saúde rosada... Em 2021 entendo que levantam uma dupla reflexão: a primeira conceitual, já posta acima, e a segunda tem a ver com a crise energética. É correto gastar o que nos falta com uma ação imagética?

Pensem aí... Já aproveito para colocar na discussão as varandas iluminadíssimas, de outros anos, com os pisca-pisca de Natal. Faz sentido neste momento?

A vontade mesmo é de imitar Ciro Gomes. Olhar o cenário, entender que não lhe cabe mais, e ir a Paris, a melhor das saídas."Bonjour mon amour, un macaron s'il vous plait, je viens du Brésil".

Não podendo, vou indo aqui tomar meu café com bolo de milho enquanto penso no que escreverei amanhã para vocês...  Vamos às flores...

Nova fusão e outras...

Sócios da R Amaral Advogados, Dráuzio Barros Leal e Ted Pontes comemoram mais uma operação realizada no Ceará com assessoria e acompanhamento da requisitada banca. Falo da compra, por parte do Kora Saúde, de 80% do Grupo cearense OTO.

Bruno Farias, CEO do Grupo FTRADE e Zakaria Benzaama, CEO da Fortal LOG Transporte (Braço logístico do grupo FTRADE Brasil), trazem novidades em comércio exterior para o Estado apresentadas na Fruit Attraction, mega evento do setor em Madri.

Conselheiro Edilberto Pontes (TCE) participa hoje e amanhã, como palestrante, do 4º Encontro Técnico de Governança e TI dos tribunais de contas do Brasil.

Livro "Ciências, Interdisciplinaridades e Utopias: lições de estudos avançados", organizado por César Barreira e Álvaro Madeiro Leite, será lançado em live hoje. Selo: Inesp.

Bárbara Freire comemora com almoço, na sexta, mais um ano de vida.

Abrem novo ciclo de vida hoje: Ricardo Ary, Cláudia Rebouças, Érica Baquit. Saúde!

Reconhecimento

Fernando Barroso: novo presidente da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea
Fernando Barroso: novo presidente da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea (Foto: arquivo pessoal)

Pela primeira vez em 25 anos de história, a Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea elegeu um nordestino como presidente. Trata-se do médico cearense Fernando Barroso Duarte, diretor-técnico dos laboratórios CAC e referência na área da saúde. Tomou posse na função em Assembleia Geral da entidade realizada no último dia 8. Merecido.

Evidência

Em alta, na Sétima Arte, a atriz Margaret Qualley. Após sua participação em "Era Uma Vez em Hollywood", retorna às telas no seriado "Maid" (Netflix). Trama discorre sobre a vida sofrida de uma mãe solo, que se mantém fazendo faxina, mas sempre no dilema entre trabalhar para sustentar a filha ou ter tempo para educá-la. Enquanto recebe os elogios da crítica, Margaret está em fase de pré-produção do filme "Fred & Ginger", no qual ela vai interpretar Ginger Rogers e sua relação com o icônico multiartista Fred Astaire.

Atriz Margaret Qualley: sucesso no streaming
Atriz Margaret Qualley: sucesso no streaming (Foto: Stewart Cook/for Sony Pictures/Shutterstock)

Solidariedade

Instituto Povo do Mar chegou aos 11 anos de atividades de impacto social no bairro Vicente Pinzon, uma das áreas mais carentes e vulneráveis da Capital. Para marcar a data, a diretora Fabrini Andrade e os embaixadores André Montenegro e Dani Gondim receberam nomes da Cidade em evento de prestação de contas na Orla Praia Club, Praia do Futuro. Evento também comemorou os dois anos do projeto "Seja Um Brother", por meio do qual pessoas físicas podem se tornar colaboradores da iniciativa. Seguem registros...

abrir

Até amanhã!

Foto do Clóvis Holanda

Sociedade, política, tendências. Tudo junto com uma pitada de bom humor. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?